Escolha uma distro Linux compatível com sua placa de vídeo

Um dos componentes mais críticos na hora de escolher uma distro Linux é a placa de vídeo. Confira nossas dicas para ter uma distro compatível com a sua de forma facilitada.

3 curtidas

Fala galera.

Estou abandonado minha boa e velha gt610… já tinha um tempo que ela apresenta dificuldades no linux e Windows 10. Migrar para o Kubuntu LTS 26.04 ficou impossível.

Não curto jogos, então só quero uma experiência fluida. Escolhi a solução mais barata. A minha placa mãe é PCIe 3.0 x16. Fiquei em dúvida quanto rx 550 (que apresenta compatibilidade com PCIe 3.0 x16), ou rx 6400 (que é PCIe 4.0 x4).

O preço da rx 6400 é o dobro, e creio que minha placa mãe irá barrar desempenho.

O que vcs recomendariam?

Apenas uso o desktop com programas básicos de texto e e aplicações em C++ que não envolvem o uso de gráficos pesados. Acabei escolhendo a rx 550, mas ainda estou em dúvida.

Para o uso que você descreveu, me parece uma escolha adequada

1 curtida

desde que comecei a usar NoBos e abandonei os pc’s de mesa, nunca me separei das placas intel. nunca me deram dores de cabeça. atualmente uso gnome 50 com o driver “Xe” desenvolvido pela própria intel, no lugar do i915. pra mim tá muito bom. para navegar na www. ver vídeos no ytb e jogar mahjongg e paciência. dá de sobra.

1 curtida

Eu até considerei vender meu pc de mesa mesmo… a gt 610 parou hoje a noite kkkkk. Até comprei a rx 550, mas estou ficando afim de vender… o NoBo vai ser muito mais útil daqui pra frente, fora que ocupa menos de 1/10 do espaço.

1 curtida