Escolha um bom adaptador RJ45 - USB para o seu Notebook

Uso um Notebook Positivo C15 que não tem conector RJ 45. A internet só é possível via wifi ou adaptadores RJ45-USB:

image

Como não tinha wifi no meu trabalho, a única solução foi o adaptador. Comprei um RJ 45 - USB tipo A, usb 1.1/12Mbps:

image

Naveguei tranquilamente na internet mas notei que não podia imprimir em rede pois as impressoras simplesmente não apareciam. Meu avahi-daemon.conf estava com as configurações corretas e os computadores com windows não tinham problema.

Depois de muito pesquisar, descobri o problema. Adquiri um adaptador:

Bus 001 Device 011: ID 0fe6:9700 ICS Advent DM9601 Fast Ethernet Adapter

Que é um clássico “barato que sai caro”. O DM9601 (da Davicom/ICS Advent) é um dos chipsets USB-Ethernet mais básicos do mercado, encontrado em adaptadores genéricos sem marca.

É um hardware limitado a USB 1.1 (mesmo que o conector seja azul, a velocidade interna é de apenas 12 Mbps). Ele é notório por causar “poluição” de pacotes e falhas em redes locais modernas.

O fato de não se conseguir ver as impressoras, geralmente aponta para problemas de Multicast ou limitações de processamento do driver.

Por que não vejo as impressoras?

A descoberta de impressoras de rede (via protocolos como mDNS/Avahi, Bonjour ou WSD) depende de pacotes Multicast. Se esses pacotes não chegam, a impressora “não existe” para o seu sistema.

O driver desse chipset, no Linux, é conhecido por ser instável sob carga, descartando pacotes Multicast ou apresenta erros de CRC (verificação de integridade). Como a descoberta de rede depende justamente desses pacotes, o sistema falha em “enxergar” os dispositivos vizinhos.

Nosso querido isfenicídio usa o Avahi para descobrir dispositivos. Se o seu adaptador USB está sendo identificado como uma interface instável, o daemon do Avahi pode não estar vinculando a descoberta a essa interface específica.

Para solucionar o problema sem maiores dores de cabeça, compre um adaptador com chipset Realtek RTL8153 ou ASIX AX88179. Eu adquiri um do primeiro. Bastou ir numa loja de venda online e digitar “RTL8153 RJ-45-USB”.

image

Quem vê cara, não vê coração. Como saber se é o certo?

Basta conectar o dito cujo na porta usb, esperar 30 segundo e digitar o comando abaixo no terminal:

lsusb
Bus 001 Device 007: ID 0bda:8153 Realtek Semiconductor Corp. RTL8153 Gigabit Ethernet Adapter

Veja que ele mostra o chipset RTL8153. Mas segurança de 100% na compra só se o vendedor deixar você conectá-lo antes. E nas compras online você tem a possibilidade de devolvê-lo se não vier o que você pediu.

É como meu pai dizia: “A economia é a base da porcaria”.

Obrigado por compartilhar sua experiência. :wink:

Com o Mesmo Problema de não ter uma RJ45 aqui, num Asus VivoBook, até pensei em comprar um adaptador gigabit, mas não queria gastar muito, e como já tinha testado esses Hubs genericos e funcionado bem, comprei um.

Cumpre oq promete e dá pra achar por R$50 ai na internet, oq me agradou foi ele carregar via usb C o dispositivo, achei que não iria funcionar. Só não testei o HDMI por que meus dispositivos não possuem suporte

muito boa sua experiencia. :stuck_out_tongue_winking_eye: