Escolha de distro

Olá, eu uso windows 11 no meu desktop principal, que uso para trabalhar, jogar e estudar, vou comprar um notebook para uso geral, faculdade, quando estou fora de casa e etc. Não é viavel eu migrar do Windows no meu desktop, pois trabalho com produção visual e dependo do pacote adobe, principalmente o after effects, que não possui um substituto no linux.

Então, pensei em me aventurar no linux nesse meu notebook, estudei um pouco sobre e gostei muito das opções de customização do KDE, então é provável que eu escolha ele como DE, porém não sei a distro que devo escolher, fiquei em dúvida se vou em alguma baseada em ubuntu, fedora, e principalmente o arch e derivadas, pois gostei dessa ideia de fazer voce mesmo, porem nao sei o quanto o “risco” de quebrar o sistema com rolling release pode ser um fator importante para o meu uso.

Sou programador também, formado mas n segui na area kk, hoje estou na parte criativa e visual, então o uso vai ser justamente pra estudar, usar navegador, talvez jogar alguma coisa leve, e usar apps populares mesmo, vscode, steam, discord, etc.

Desculpa o textão mas queria saber de pessoas mais experientes qual distro seria interessante para o meu uso e com tendência de escolher o KDE (Obs: Gostei muito da proposta do Pop!_Os e do novo cosmic, mas talvez no futuro quando estiver mais evoluida a DE eu vejo sobre).

Sugiro testar algumas em virtual box, tipo Kubuntu., particularmente não sou fã do KDE. Abaixo um link com algumas sugestões:

Valeu pela sugestão, eu gostei do gnome tambem, mas o fato de tu poder imitar qualquer interface com o kde me atraiu bastante kk

1 curtida

Dá uma chance ao Big Linux. É uma distro brasileira, já vem completa, baseada no manjaro que é baseado no arch. Se por acaso quebrar (estou usando há 4 meses e tudo não tive problema) ele possui sistema de restauração.
Penso que depois que você aprender a usar a distro, se for do seu interesse algo mais puro, pude usar um endeavour ou cachy, ou mesmo o arch diretamente

3 curtidas
1 curtida

Se você não liga de se aventurar e investigar o Arch seria uma ótima opção. Se quer algo mais pronto pra começar sem fuçar muito acho que pra você seria o Fedora KDE. Ambos possuem pacotes bastantes atualizados. Vejo como se fosse um sistema secundário então a estabilidade não é “tão importante” assim. Não que o Arch e o Fedora sejam instáveis, mas são mais fáceis de quebrar do que outras distros LTS como Debian e Ubuntu.

Se quiser algo mais estável poderia ir num Debian, mas tenha em mente que muita coisa é desatualizada, não vejo como um bom sistema para “experimentar novidades”.

Eu amo o Debian então sou suspeito pra falar, você poderia usar o debian testing pra ter uma experiência “rolling release”. O quão importante pra você é a estabilidade? O quão disposto você está pra fuçar nas coisas?

Se não quer ter praticamente nenhuma dor de cabeça você pode ir no Linux Mint. Recentemente instalei ele na minha workstation e venho usando ele a mais ou menos um mês como daily driver de trabalho, é bem estável e pronto out of the box. Ele tem bastante customização, mas pessoalmente prefiro Gnome do que o Cinnamon, pelo costume mesmo (hoje em dia personalizo muito pouco o sistema, só instalo e troco o papel de parede e atalhos do teclado hehe). Única coisa que no Mint não funcionou para mim foi meu controle da 8bitdo, mas como jogo muito pouco não me fez tanta diferença. A mesma coisa acontece no Debian 12 e preciso fuçar com os drivers xpad. No ubuntu, fedora, arch etc sempre funcionou sem problemas.

Pra mim não faltou nada no arch maninho, essa fama de ser difícil é toda por que a instalação era manual, na verdade ele é o mais simples, totalmente de ponta, e sem meter o dedo nos pacotes assim como as outras distros fazem, digite archinstall, siga os passos, escolha sua DE e seja feliz

1 curtida