Escolha de distro

Olá, eu uso windows 11 no meu desktop principal, que uso para trabalhar, jogar e estudar, vou comprar um notebook para uso geral, faculdade, quando estou fora de casa e etc. Não é viavel eu migrar do Windows no meu desktop, pois trabalho com produção visual e dependo do pacote adobe, principalmente o after effects, que não possui um substituto no linux.

Então, pensei em me aventurar no linux nesse meu notebook, estudei um pouco sobre e gostei muito das opções de customização do KDE, então é provável que eu escolha ele como DE, porém não sei a distro que devo escolher, fiquei em dúvida se vou em alguma baseada em ubuntu, fedora, e principalmente o arch e derivadas, pois gostei dessa ideia de fazer voce mesmo, porem nao sei o quanto o “risco” de quebrar o sistema com rolling release pode ser um fator importante para o meu uso.

Sou programador também, formado mas n segui na area kk, hoje estou na parte criativa e visual, então o uso vai ser justamente pra estudar, usar navegador, talvez jogar alguma coisa leve, e usar apps populares mesmo, vscode, steam, discord, etc.

Desculpa o textão mas queria saber de pessoas mais experientes qual distro seria interessante para o meu uso e com tendência de escolher o KDE (Obs: Gostei muito da proposta do Pop!_Os e do novo cosmic, mas talvez no futuro quando estiver mais evoluida a DE eu vejo sobre).

Sugiro testar algumas em virtual box, tipo Kubuntu., particularmente não sou fã do KDE. Abaixo um link com algumas sugestões:

Valeu pela sugestão, eu gostei do gnome tambem, mas o fato de tu poder imitar qualquer interface com o kde me atraiu bastante kk

1 curtida

Dá uma chance ao Big Linux. É uma distro brasileira, já vem completa, baseada no manjaro que é baseado no arch. Se por acaso quebrar (estou usando há 4 meses e tudo não tive problema) ele possui sistema de restauração.