Escolha complicada, Arco Linux ou Fedora Kinoite

Olá,

Eu estou em busca de uma distribuição Linux para substituir meu Windows, já que ele resolveu fazer uma “palhaçada” comigo,

Já “hoppei” em muitas distros, e agora estou em busca de algo definitivo,

Estou em dúvida entre o Arco Linux (Arch-based) e o Fedora Kinoite (Silverblue KDE) e não sei qual distro seria a melhor,

Minha experiência com Linux é média, já usei algumas distros, porém voltei pro Windows e agora quero voltar para o Linux,

O meu uso de computador é relativamente casual, uso para anotar coisas, assistir vídeos no youtube, uso Office 365, faço edições no photoshop, as vezes edito alguns vídeos e outras tarefas mais casuais,

Também de vez em quando, costumo jogar um Roblox ou Minecraft,

Aguardo resposta.

1 curtida

Você prefere um sistema “normal” ou um ostree? Acho que aqui está a maior diferença entre os dois. Pessoalmente não achei vantajoso o fedora silverblue sobre o workstation (ao menos pelo momento).

Vai ser difícil usar o Office 365, photoshop e roblox no Linux.

Obrigado pela resposta,

Roblox eu sei que conseguiram fazer rodar no Linux decentemente, o próprio Diolinux fez um vídeo sobre, creio que o photoshop dê para rodar via wine e o office 365 dá para usar via web,

No demais, eu me interessei pelo sistema imutável do Fedora Kinoite, que dá uma confiabilidade a mais,

Já o Arco Linux por ser algo mais tradicional, e consequentemente, ter mais informações a respeito.

Não se preocupe em achar “a melhor distro” já na primeira tentativa. Instale um deles, se não te agradar, instale a segunda opção.

Esse é o melhor, senão o único jeito, de você encontrar algo que te agrade.

:vulcan_salute:

para jogar roblox vc pode testar o GrapeJuice, coloquei para jogar com minha filha e funcionou bem, mas era no ubuntu ( derivado do Debian ) não sei se tem alguma versão dele para essas distros já que tem pacotes diferentes.

o minecraft tem nativo para linux e o photoshop é facilmente substituído pelo GIMP ou se preferir o Photopea que é um “Photoshop de navegador”

:bomb: :boom:

Escolha um deles, instale e senão gostar mude para o outro. :joy:

A “melhor” distro é muito subjetiva, vai do gosto de cada um. Uso o Arch ou Manjaro a muito tempo, mas ja tive o Fedora Workstation no pc, todos são excelentes distros.

Para você ver como é subjetivo, dentre as opções que você deu, eu não usaria nenhum das duas. Acho o Arco Linux muito bloatware e sobre o Fedora OStree, testei uma vez e não tive muito sucesso, prefiro o tradicional.

Minha ordem de distros hoje para recomendar seria esta:

1. Archlinux
  2. Archcraft (tem apenas opções Tiling Windows Manager)
  3. Manjaro
  4. Fedora Workstation
  5. Ubuntu

Quem vai lhe dizer qual é a melhor distribuição para você é você mesmo. A escolha é muito subjetiva, assim como o melhor ambiente desktop. Você só vai saber testando as distros e os diferentes ambientes desktop. O que é bom para uma pessoa pode não ser para você.

Obrigado a todos vocês pelas respostas,

Então, para decidir vou testar as duas distros por 1 semana, para decidir qual é a melhor.

2 curtidas

não iria em nenhuma dessas duas opções.
escolheria entre Debian testing, opensuse tw e Fedora Workstation, pra mim são as melhores distros, de longe.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.