Eu estou em busca de uma distribuição Linux para substituir meu Windows, já que ele resolveu fazer uma “palhaçada” comigo,
Já “hoppei” em muitas distros, e agora estou em busca de algo definitivo,
Estou em dúvida entre o Arco Linux (Arch-based) e o Fedora Kinoite (Silverblue KDE) e não sei qual distro seria a melhor,
Minha experiência com Linux é média, já usei algumas distros, porém voltei pro Windows e agora quero voltar para o Linux,
O meu uso de computador é relativamente casual, uso para anotar coisas, assistir vídeos no youtube, uso Office 365, faço edições no photoshop, as vezes edito alguns vídeos e outras tarefas mais casuais,
Também de vez em quando, costumo jogar um Roblox ou Minecraft,
Você prefere um sistema “normal” ou um ostree? Acho que aqui está a maior diferença entre os dois. Pessoalmente não achei vantajoso o fedora silverblue sobre o workstation (ao menos pelo momento).
Vai ser difícil usar o Office 365, photoshop e roblox no Linux.
Roblox eu sei que conseguiram fazer rodar no Linux decentemente, o próprio Diolinux fez um vídeo sobre, creio que o photoshop dê para rodar via wine e o office 365 dá para usar via web,
No demais, eu me interessei pelo sistema imutável do Fedora Kinoite, que dá uma confiabilidade a mais,
Já o Arco Linux por ser algo mais tradicional, e consequentemente, ter mais informações a respeito.
para jogar roblox vc pode testar o GrapeJuice, coloquei para jogar com minha filha e funcionou bem, mas era no ubuntu ( derivado do Debian ) não sei se tem alguma versão dele para essas distros já que tem pacotes diferentes.
o minecraft tem nativo para linux e o photoshop é facilmente substituído pelo GIMP ou se preferir o Photopea que é um “Photoshop de navegador”
Escolha um deles, instale e senão gostar mude para o outro.
A “melhor” distro é muito subjetiva, vai do gosto de cada um. Uso o Arch ou Manjaro a muito tempo, mas ja tive o Fedora Workstation no pc, todos são excelentes distros.
Para você ver como é subjetivo, dentre as opções que você deu, eu não usaria nenhum das duas. Acho o Arco Linux muito bloatware e sobre o Fedora OStree, testei uma vez e não tive muito sucesso, prefiro o tradicional.
Minha ordem de distros hoje para recomendar seria esta:
Archlinux
Archcraft (tem apenas opções Tiling Windows Manager)
Quem vai lhe dizer qual é a melhor distribuição para você é você mesmo. A escolha é muito subjetiva, assim como o melhor ambiente desktop. Você só vai saber testando as distros e os diferentes ambientes desktop. O que é bom para uma pessoa pode não ser para você.