Estou num dilema: no kde plasma wayland 100% parece tudo muito miudo e pequeno, então escalono para 125%, mas acho que tudo fica muito espremido, baixei para 115%.
Mas parece que quando aumento as fonts e deixo a escala no 100% tudo fica mais fluido, porem muitos aplivativos/programas não acompanham a fonte, como é o caso do google chrome.
Qual seria o ideal: deixar na escala global 115% ou deixar 100% e aumentar somente as fontes e ir aumentando as fontes de cada programa individualmente?
Aqui eu costumo deixar o sistema em 100%, aumento as fontes e no Chrome deixo o zoom padrão como 120%. Não é o melhor dos mundos, mas pelo menos o trabalho flui.
Então… no 100% parece que a interface fica menos borrada e tudo fica mais fluído mesmo. Vou manter nos 100% e aumentar as fontes. alguns app GTK os botões ainda se mantém pequenos.
Tem muitos fatores a considerar. – Por exemplo, mesmo que um Notebook tenha 1920 x 1080, a situação “física” é diferente de um Desktop 1920 x 1080:
Meu monitor fica a 40 cm da borda da escrivanha – e a “prateleira” do teclado costuma sair 20 a 30 cm mais para fora.
Sempre que vou no oftalmologista, eu digo que fico a 40 cm da tela do monitor, mas acabo de verificar que na verdade meus olhos ficam a 60 ~ 80 cm de distância!
Acho que isso dificilmente acontece com quem usa Notebook.
Mas… e quem tem aqueles telão enorme? – Meu filho queria me convencer a comprar uma TV do tamanho do mural das Nações Unidas!
Fiquei num modesto 1920 x 1080, mesmo.
Nunca mexi na “Escala global” do KDE Plasma: – Vejo que sempre esteve em 100%:
(Não sei quem foi que mexeu nesse “Sub-pixel rendering”! – Deve ter entrado algum ladrão aqui em casa, quando fui na Padaria!)
Ao rodar um Live PCLinuxOS e instalar, vi uma coisa que eu nunca tinha visto antes: – Escala alterada em “Font DPI” – além de fontes diferentes, em tamanho 12pt:
Parecia, até, que eu estava de volta aos velhos monitores VGA de tubo catódico, 800 x 600…! – Não cabia quase nada, na área de trabalho. – O Conky que eu configuro com 270 px (+10 px à esquerda), apareceu com 310 px de largura!
(Apenas o glorioso KRuler não se deixou enganar! – Apareceu com números maiores, mas manteve a medida correta).
A diferença de “escala” estava lá na seção das Fontes: – “Force Font DPI 110”. – Isso é 15% maior do que o padrão de 96:
O Fórum do Hardware parece que foi feito para smartphone: – No Desktop, fica esquisito, com botões e ícones enormes – e títulos em letrinhas minúsculas… que mesmo assim ocupam mais de 1 linha, por desperdício de espaço nas laterais:
é… a gente tem que se virar e ir ajustando de acordo com a nossa visão. Padronizar é impossível, cada site é um tamanho diferente.
Então vc nem mexe nas fonts do kde e nem na escala? Enxerga tudo tranquilo?
O windows por padrão deixa tudo em 125% escalado no meu dual boot, mas quando vou pro kde percebo que 125% fica tudo expremido, volto pro 100% fica tudo fluído, mas miúdo.
Antigamente eu usava um notebook com resolução máxima 1368x768, quando mudei pro 1920x1080 foi um baque no linux kde, tudo ficou pequeno.
Era o Win XP – e na época eu nem sabia que existia “escala”, e nem que podia escolher as letras.
Eu usava o Kurumin num PC velho com monitor de tubo, 800 x 600 – depois montei um PC mais moderninho, com monitor 1280 x 1024 – e continuei achando “alguma coisa esquisita” ao passar do Windows XP pro Kubuntu.
Eu via a galera discutir anti-aliasing e outros bichos, mas nunca mexi com aquelas tentativas de “melhorar o Linux” – leia-se: – ficar igual ao Windows.
O problema se resolveu, quando deletei o Windows XP. – Nunca mais achei a tela do Linux esquisita!
Pior, que não. – Tou precisando atualizar a receita dos óculos! – É por isso que botei o Chrome em 125% + Fonts: Large, e fico usando CTRL+Mais / CTRL+Menos pra ajustar cada site.
Isso porque no Kate eu tenho sempre os mesmos arquivos, durante anos – e já sei mais ou menos o que está escrito neles – ou uso CTRL+F quando preciso encontrar alguma coisa entre milhares de linhas.
No KWrite, abro dezenas de arquivos diferentes, ao longo do dia – e muitas vezes faço prints para publicar com a formatação (tabelas) sem perder tempo.
Fiz uma comparação com várias fontes:
Adawita Mono
Andale Mono
Arial
Courier
Liberation Mono
Lucida Console semi Condensed
Lucida Sans Unicode
Nimbus Mono FS
Noto Sans Mono
Verdana
e realmente Noto Sans (mono ou não) é mais legível – em parte, devido ao entrelinhamento maior:
O entrelinhamento apertado é essencial, para exibir o máximo de informações no Conky – além do fato de ser “semi-mono” – e ter algumas serifas essenciais (para diferenciar o “L” minúsculo do número “1”, por exemplo):
Achei a solução: Comprei um monitor de 24 polegadas full hd 1080p e pluguei o notebook nele, a fonte na escala 100% fica supimpa por causa da densidade de pixels, medida em PPI (pixels por polegada).
Monitor de 24" (Full HD) - Cerca de 92 PPI (Pixels maiores)
Notebook de 15,6" (Full HD) - Cerca de 141 PPI (Pixels menores)