Escala 125% na resolução 1920x1080

Meu notebook é Dell inspirion 15-3520.

Estou num dilema: no kde plasma wayland 100% parece tudo muito miudo e pequeno, então escalono para 125%, mas acho que tudo fica muito espremido, baixei para 115%.

Mas parece que quando aumento as fonts e deixo a escala no 100% tudo fica mais fluido, porem muitos aplivativos/programas não acompanham a fonte, como é o caso do google chrome.

Qual seria o ideal: deixar na escala global 115% ou deixar 100% e aumentar somente as fontes e ir aumentando as fontes de cada programa individualmente?

Salve, tudo bem contigo?

Aqui eu costumo deixar o sistema em 100%, aumento as fontes e no Chrome deixo o zoom padrão como 120%. Não é o melhor dos mundos, mas pelo menos o trabalho flui.

:vulcan_salute:

Tudo jóia!

Então… no 100% parece que a interface fica menos borrada e tudo fica mais fluído mesmo. Vou manter nos 100% e aumentar as fontes. alguns app GTK os botões ainda se mantém pequenos.

Misturar apps GTK e QT sempre dá algum tipo de divergência visual, na medida que for possível procure por soluções dentro do mesmo padrão.

:vulcan_salute:

Isso é o que eu chamo de “olho de águia”…

Tem muitos fatores a considerar. – Por exemplo, mesmo que um Notebook tenha 1920 x 1080, a situação “física” é diferente de um Desktop 1920 x 1080:

Meu monitor fica a 40 cm da borda da escrivanha – e a “prateleira” do teclado costuma sair 20 a 30 cm mais para fora.

Sempre que vou no oftalmologista, eu digo que fico a 40 cm da tela do monitor, mas acabo de verificar que na verdade meus olhos ficam a 60 ~ 80 cm de distância!

Acho que isso dificilmente acontece com quem usa Notebook.

Mas… e quem tem aqueles telão enorme? – Meu filho queria me convencer a comprar uma TV do tamanho do mural das Nações Unidas!

Fiquei num modesto 1920 x 1080, mesmo.

Nunca mexi na “Escala global” do KDE Plasma: – Vejo que sempre esteve em 100%:

Também nunca mexi nas Fontes-padrão do KDE Plasma – são as mesmas em todas as minhas distros (exceto PCLinuxOS) – Noto Sans 10pt, Hack 10pt:

(Não sei quem foi que mexeu nesse “Sub-pixel rendering”! – Deve ter entrado algum ladrão aqui em casa, quando fui na Padaria!)

Ao rodar um Live PCLinuxOS e instalar, vi uma coisa que eu nunca tinha visto antes: – Escala alterada em “Font DPI” – além de fontes diferentes, em tamanho 12pt:

Parecia, até, que eu estava de volta aos velhos monitores VGA de tubo catódico, 800 x 600…! – Não cabia quase nada, na área de trabalho. – O Conky que eu configuro com 270 px (+10 px à esquerda), apareceu com 310 px de largura!

(Apenas o glorioso KRuler não se deixou enganar! – Apareceu com números maiores, mas manteve a medida correta).

A diferença de “escala” estava lá na seção das Fontes: – “Force Font DPI 110”. – Isso é 15% maior do que o padrão de 96:

Reduzi ao tamanho normal, e tudo ficou mais razoável. – Mesmo assim, aproveitei para reduzir as fontes.

Agora… internet, é terra de doido. – Tem site feito para monitor VGA de tubo catódico 800 x 600 – e tem site feito pra tela de smartphone.

Para não perder tempo, deixo logo o Chrome em 125% e Fontes “Large” – que é um “meio-termo” para as maluquices dos inúmeros sites:

Mas, para cada site, eu aumento ou diminuo, conforme necessário – e felizmente o Chrome “lembra” a escala que defini para cada site.

Por exemplo: – Quem pode com uma coisa dessas? – Só com binóculos!

Com 125%, já dá pra olhar o que interessa: – As cotações – sem ter de levantar da cadeira e caminhar até o monitor:

Mas para colocar numa rede – que pode ser vista num telão, ou num smartphone – apelo logo para Zoom 3.00x:

Esse Zoom 3.00x tem muitas utilidades – e prefiro chegar nele de uma vez, do que ficar praticando inúmeros aumentos graduais de 1,20x:

Não é pra “olhar um detalhe”. – É para fazer capturas úteis, sem perder tempo:

O blog do Edivaldo é mais razoável – mas em 100% ainda tem um desperdício de espaço nas margens:

Em 125%, fica de bom tamanho:

O Fórum do Hardware parece que foi feito para smartphone: – No Desktop, fica esquisito, com botões e ícones enormes – e títulos em letrinhas minúsculas… que mesmo assim ocupam mais de 1 linha, por desperdício de espaço nas laterais:

No meu padrão pessoal de 125%, mal cabe 1,½ tópico na tela de 1080 px de altura – e ainda é meio difícil de ler:

Aqui, as letras são maiores – e 125% é exagero:

Reduzo para 110% – continua plenamente legível – e já dá pra ver as Respostas e a Hora:

Isso é só uma pequena amostra. – Todo dia, acabo visitando 20 ou 30 sites diferentes – cada um, com letrinhas miúdas, ou letrões descomunais.

É uma bênção dos céus, que o Chrome lembre o ajuste de zoom que fiz em cada um desses vários sites.

é… a gente tem que se virar e ir ajustando de acordo com a nossa visão. Padronizar é impossível, cada site é um tamanho diferente.

Então vc nem mexe nas fonts do kde e nem na escala? Enxerga tudo tranquilo?

O windows por padrão deixa tudo em 125% escalado no meu dual boot, mas quando vou pro kde percebo que 125% fica tudo expremido, volto pro 100% fica tudo fluído, mas miúdo.

Antigamente eu usava um notebook com resolução máxima 1368x768, quando mudei pro 1920x1080 foi um baque no linux kde, tudo ficou pequeno.

em 1920x1080 uso o a escala em 175% para nao ficar muito pequeno as letras, assim nao estraga muito os programas que uso.

Naquele tempo eu também sentia isso:

Era o Win XP – e na época eu nem sabia que existia “escala”, e nem que podia escolher as letras.

Eu usava o Kurumin num PC velho com monitor de tubo, 800 x 600 – depois montei um PC mais moderninho, com monitor 1280 x 1024 – e continuei achando “alguma coisa esquisita” ao passar do Windows XP pro Kubuntu.

Eu via a galera discutir anti-aliasing e outros bichos, mas nunca mexi com aquelas tentativas de “melhorar o Linux” – leia-se: – ficar igual ao Windows.

O problema se resolveu, quando deletei o Windows XP. – Nunca mais achei a tela do Linux esquisita! :laughing:

Pior, que não. – Tou precisando atualizar a receita dos óculos! – É por isso que botei o Chrome em 125% + Fonts: Large, e fico usando CTRL+Mais / CTRL+Menos pra ajustar cada site.

Mas eu uso isso, mais, no Kate / KWrite.

Hack 10 pt:

Hack 10 pt com CTRL+Mais (3x):

Hack 10 pt com CTRL+Mais (5x):

Noto Sans 10 pt com CTRL+Mais (5x) – fica um pouquinho mais legível, mas o espaçamento vertical diminui o número de linhas que cabem na tela:

Hack 10 com CTRL+Mais “n” vezes, para publicação:

(O parâmetro “-p” era pra botar “/” no final, mas é claro que editei tudo pra visualização ficar mais fácil).

Da pra ver que fica mais legível mesmo, parece que a interface do programa integra melhor, ganha espaço horizontal e perde na vertical

Verdade!

Resolvi deixar o KWrite com Noto Sans Mono – e o Kate com Hack (padrão), por enquanto:

Isso porque no Kate eu tenho sempre os mesmos arquivos, durante anos – e já sei mais ou menos o que está escrito neles – ou uso CTRL+F quando preciso encontrar alguma coisa entre milhares de linhas.

No KWrite, abro dezenas de arquivos diferentes, ao longo do dia – e muitas vezes faço prints para publicar com a formatação (tabelas) sem perder tempo.

Fiz uma comparação com várias fontes:

Adawita Mono
Andale Mono
Arial
Courier
Liberation Mono
Lucida Console semi Condensed
Lucida Sans Unicode
Nimbus Mono FS
Noto Sans Mono
Verdana

e realmente Noto Sans (mono ou não) é mais legível – em parte, devido ao entrelinhamento maior:

Só em texto corrido, é que Verdana consegue competir – apesar do entrelinhamento mais apertado:

O entrelinhamento apertado é essencial, para exibir o máximo de informações no Conky – além do fato de ser “semi-mono” – e ter algumas serifas essenciais (para diferenciar o “L” minúsculo do número “1”, por exemplo):

Parece que o noto sans foi feito pro kde mesmo, pq ele se integra perfeitamente com a interface e dos programas feitos pelo kde.

infelismente o kde plasma 6.4 na versão wayland removeu essa função de forçar a dpi das fontes, não acho de jeito nenhum

E removeram também o zoom na acessibilidade no wayland.

olha como está na versão 6.4 via wayland:


Achei a solução: Comprei um monitor de 24 polegadas full hd 1080p e pluguei o notebook nele, a fonte na escala 100% fica supimpa por causa da densidade de pixels, medida em PPI (pixels por polegada).

Monitor de 24" (Full HD) - Cerca de 92 PPI (Pixels maiores)
Notebook de 15,6" (Full HD) - Cerca de 141 PPI (Pixels menores)