Erro: Você precisa carregar o Kernel primeiro

Olá, comprei um notebook da Positivo com o Debian 10 já instalado e há alguns dias tentei atualizar a versão do meu sistema operacional de Debian 10 para o Debian 11, como sou leigo fui seguindo todos os passos de um tutorial no Youtube, a atualização demorou bastante mas ao final apareceu a mensagem para reiniciar o computador e depois disso só fica em uma tela escrito que ocorreu:
“erro: /boot/vmlinuz-5.10.0-13-amd64 has invalid signature”
“erro: você precisa carregar o kernel primeiro.”
“Falha ao inicializar ambas as entradas, padrão e alternativa.”

Por bobeira minha, não fiz um backup de dados importantes, não posso formatar o notebook. Também não estou conseguindo restaurar o sistema ao apertar a tecla f7, ele não reconhece minha senha de administrador (não estou confundindo com a senha de usuário), tenho certeza que digitei certo pois selecionei a opção mostrar senha, apenas recebo a mensagem “Senha inválida. O sistema será reiniciado”.
Já pesquisei na internet e encontrei outros casos parecidos mas nenhuma solução funcionou para mim. Ao desativar o boot seguro na bios, a tela trava em “Loading Linux”. Seguindo a solução de outra pessoa, coloquei na linha de comando do GRUB os parâmetros iniciais:
set prefix=(hd0,gpt2)/boot/grub
set root=(hd0,gpt2)
ismod normal
normal
e também:
insmod linux
linux /vmlinuz root=/dev/sda2
initrd /initrd.img
boot

Ao digitar ls (hd0,gpt2) aparece que o rótulo é “polilinux_root” então acredito que essa parte está certa mas não tenho certeza sobre sda2.
Tinha decidido fazer essa atualização porque queria instalar o WINE mas sempre dava erro de pacotes quebrados, mesmo tentando arrumar pelo terminal ou pelo Synaptic não era encontrado nada de errado e apagar todos os dados do wine e reinstalar ele não adiantava. Então ouvi que nesses casos era melhor mudar a versão do SO.
Será que ainda consigo recuperar meus dados?

Seja bem vindo ao fórum @fernandomay!

Conseguiu resolver ou ainda precisa de ajuda?

Boa tarde, muito obrigado.
Ainda não consegui resolver.

Certo. Primeiro passo, verifique se o Secure Boot está habilitado, caso sim, desabilite.

Segue um vídeo de exemplo do erro e correção:

2 curtidas

Olá, desativei o Secure Boot novamente, a tela fica travada:

mesmo apertando f5 ou f7 não acontece nada.

Estou passando exatamente pelo mesmo problema. Conseguiu algum progresso?

1 curtida

Oi, Willian.
Já faz bastante tempo então não lembro de tudo. O que eu consegui fazer foi criar um pendrive bootável com o Ubuntu e acessar meus dados. Não sei porque mas foi negado o acesso de algumas pastas e arquivos completamente aleatórios, como por exemplo algumas fotos minhas e alguns pdfs que baixei, meu disco rígido não era criptográfado. Felizmente consegui recuperar todos os meus arquivos mais importantes. Depois criei outro pendrive bootável com o Debian 11 e formatei meu pc. Só que pelo que me lembro tive que formatar umas duas ou três vezes porque estava dando alguns bugs. Mesmo após formatar o HD continuava recebendo mensagens de erro sobre faltar algum arquivo da polilinux. Só lá pela na terceira tentativa consegui instalar o sistema.
Espero que isso possa te ajudar.