Erro VirtualBox

Olá pessoal.

Eu sempre uso máquinas virtuais no Virtual Box e de vez em quando surgem problemas.Numa máquina aqui consegui instalar apenas o virtualbox-dkms. Estava tudo certo, mas acho que depois de uma atualização deu o seguinte erro:

Captura de tela de 2021-01-15 11-55-41

Já removi “sudo apt-ger remove virtualbox-dkms” e instalei “sudo apt-get install virtualbox-dkms” mas não resolveu o problema.

Alguém sabe o porquê desse erro e como resolver?

Obrigado.

Olá @anon76266952 tudo bem contigo? O fato dos comandos terem sido executados não quer dizer necessáriamente que o DKMS foi instalado com sucesso. Por exemplo, em algumas distros o DKMS do VirtualBox não instala no kernel das séries 5.9 e 5.10.

Se possível, envie a saída do comando de instalação para termos alguma idéia do que está rolando.

:vulcan_salute:

Já tive esse problema no Ubuntu 18.04 e 20.04 e resolve seguindo esse link:
https://sempreupdate.com.br/como-corrigir-o-erro-virtualbox-error-kernel-driver-not-installed-rc-1908/
Segui os passos e reiniciei o computador.

Olá, obrigado pelas respostas.

Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
virtualbox-dkms is already the newest version (6.1.10-dfsg-1~ubuntu1.20.04.1).
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
libfprint-2-tod1 libpython2-stdlib libpython2.7-minimal libpython2.7-stdlib
python-is-python2 python2 python2-minimal python2.7 python2.7-minimal
Utilize ‘sudo apt autoremove’ para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 48 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] s
Configurando virtualbox-dkms (6.1.10-dfsg-1~ubuntu1.20.04.1) …
Removing old virtualbox-6.1.10 DKMS files…


Deleting module version: 6.1.10
completely from the DKMS tree.

Done.
Loading new virtualbox-6.1.10 DKMS files…
Building for 5.8.0-36-generic
Building initial module for 5.8.0-36-generic
ERROR: Cannot create report: [Errno 17] File exists: ‘/var/crash/virtualbox-dkms.0.crash’
Error! Bad return status for module build on kernel: 5.8.0-36-generic (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/virtualbox/6.1.10/build/make.log for more information.
dpkg: erro ao processar o pacote virtualbox-dkms (–configure):
o subprocesso instalado, do pacote virtualbox-dkms, o script post-installation retornou erro do status de saída 10
Erros foram encontrados durante o processamento de:
virtualbox-dkms
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Remova esse arquivo (sudo rm /var/crash/virtualbox-dkms.0.crash). É uma sobra de um erro de instalação, não deve afetar em nada

Valeu. Removi, mas ainda não adiantou.

Eu instalei o virtualbox-dkms pois o virtualbox normal não funcionava, não entendi porque, mas parece que esse é sensível à atualização…

Virtualbox é o programa em si, a interface que será usada no gerenciamento de VM’s.
Virtualbox-DKMS é um módulo do kernel e fornece acesso aos recursos de hardware das máquinas.

Você precisa ter os dois intalados para que tudo funcione.

Os dois pacotes são complementares, mas nem de longe são a mesma coisa.

1 curtida

Entendi.

Até agora não consegui reativar. Parece que é um bug: Bug #1891916 “virtualbox-dkms 6.1.10-dfsg-1~ubuntu1.20.04.1 fail...” : Bugs : virtualbox package : Ubuntu

Os erros reportados no link acima são os que acontecem aqui.

Não é de hoje que tenho problemas com máquinas virtuais no Virtual Box. Usando outra solução, conseguirei me livrar desses problemas?

Obrigado.

Pelo link, fica claro que o downstream (distribuidor) empacotou uma versão do kernel Linux incompatível com o módulo dessa versão do VirtualBox. Uma mensagem informa que a correção está em andamento, mas realmente foi um bola fora meio indigesto numa distribuição vendida como estável/LTS.

Uma alternativa é migrar para o subsistema de virtualização do kernel (KVM). Você pode usar o Virt-Manager ou o GNOME Boxes para gerenciar graficamente as máquinas virtuais. Veja um vídeo do Diolinux sobre o Virt-Manager:

Essas alternativas funcionam com pastas compartilhadas? Posso importar a .ova que já tinha no VirtualBox?

Obrigado.

Eu consultei uma pessoa que utiliza o KVM e ela me disse que você vai precisar subir um servidor Samba no Linux para compartilhar arquivos com uma VM do Windows. Para máquinas virtuais Linux, você pode usar o 9p (fonte: How to set up shared folders in virt-manager).

Para cada máquina do VirtualBox, você pode usar o qemu-img convert e converter o arquivo “.vmdk” do disco para uma imagem em formato QCOW2, que pode ser importada. Você vai precisar configurar os parâmetros de sistema operacional, memória RAM etc, de novo. No caso de um arquivo OVA, você descompacta ele (um OVA é tarball) e usa o mesmo qemu-img convert (fonte: KVM Import an OVA Template).

Existe outra maneira de virtualização sem usar o KVM?

Pelo que entendi, KVM é um suporte do kernel à virtualizações. É isso?

O QUEMU e o DKMS seriam o que?

O Virt-manager é apenas uma interface gráfica para o QUEMU, correto?

Obrigado.

Além do KVM e do VirtualBox, há também as soluções de código fechado da VMware.

Correto.

QEMU era originalmente um emulador, mas também pode ser usado em conjunto com o KVM, no entanto, o QEMU não tem um frontend para as configurações, dai a recomendação de utilização do GNOME Boxes ou Virt-Manager.

DKMS é uma estratégia para construção de módulos do kernel. Pacotes com “dkms” no nome são pacotes que vão resultar na compilação de um módulo para o kernel em uso (logo, é um módulo que está fora da árvore daquele kernel).

Sendo mais rigoroso, ele usa a libvirt. Para fins práticos, é uma forma mais fácil de configurar uma VM para uso com o KVM.

@anon76266952 Oie eu já passei por isso ai quando montei minha maquina a solução esta escrita na print que você mando.
Em baixo de “as root” esta escrito:
If your system has EFI Secure Boot enabled
Quer dizer desabilita o EFI Secure Boot na sua UEFI e apos iniciar o sistema novamente roda o comando “modprobe vboxdrv” e se esse comando não for usa o antigo.

Tente instalar o VirtualBox do site oficial, parece não ter problemas :

https://www.virtualbox.org/

O computador em questão, ainda não tem UEFI.

Já tentei também e dá erro.

Tem UEFI sim o systema pode ate ter sido instalado no modo legacy mais é UEFI se não o VirtualBox não acusaria o Secury boot(Pelo menos se não for bug).
Se realmente seu PC não for UEFI então entre no canal de reporte de bug e reporte para a Oracle o bug que foi encontrado.
Seu PC não vai funcionar o VirtualBox enquanto o bug não for corrigido.

Até onde saiba, não tem UEFI, mas posso tentar ver. O computador é de 2012. Quanto ao bug, creio que já foi reportado.

Deixei um link aqui: Bug #1891916 “virtualbox-dkms 6.1.10-dfsg-1~ubuntu1.20.04.1 fail...” : Bugs : virtualbox package : Ubuntu

Tentei de tudo, mas nada dá certo. Acho que agora é esperar. Mas é lastimável, parece que foi um erro de empacotamento.

Por sinal, VirtualBox é sempre chato. Estava configurando ontem o Virt-manager. Sendo que me deparei com u problema de resolução de tela da VM…

O Virt-Manager é mais estável que o VirtualBox?

Obrigado pela ajuda.

Bug pode acontecer em qualquer software infelizmente quem programa são humanos e os humanos estão sempre cometendo erros em códigos é por isso que existe canais de reporte de bugs.
E tem muitas pessoas pelo mundo em que o passatempo é ficar procurando bug e vulnerabilidade em software.
Para você ver existe ate bug em chip de processador.
2 exemplos de bug de vulnerabilidade nos chip de CPU da intel: Meltdown e Spectre: mais do que falhas de segurança da Intel | Avast

@anon76266952 o link que você passo o bug já foi corrigido e ele não é o mesmo que o seu.
Reporta o seu bug lá.
Sim eu lê o log que o cara envio para o reporte e não é o mesmo que o seu.
Qual a versão do seu kernel?