oi, sou novo na comunidade linux e migrei para o linux recentemente, eu estou usando o endeavour os baseado no arch linux, e como dito no titulo desse post eu estou com um problema, toda vez que tento baixar apps, dependencias, essas coisas no flatpak ou no proprio pacman do arch linux ele da o seguinte erro:pacman: error while loading shared libraries: libgpgme.so.11: cannot open shared object file: No such file or directory.
gostaria de saber se um de vcs sabe como resolver esse problema, pq eu procurei em todo canto e n achei como resolver isso!
obg quem puder ajudar!!!
Sinto lhe informar, mas você já quebrou seu sistema. De alguma forma, o gerenciador de pacotes está mais atualizado que as dependências dele, gerando um descompasso.
Duas coisas podem ter acontecido aqui:
- O sistema já veio quebrado do instalador do EndeavourOS. Se você nunca conseguiu usar o
pacman
depois da instalação, nem uma vez, esse é o caso.
- Você realizou alguma atualização parcial. Pode acontecer caso siga tutoriais na internet que mandam instalar programas com
pacman -Sy programa
, que é um erro grave no Arch, mas infelizmente bastante reproduzido, ou rodando um pacman -S
depois de ter rodado pacman -Sy
ou pacman -Syu
antes.
Quando um programa quebrar com esse tipo de erro cannot open shared object file
, especialmente em programas instalados pelos repositórios oficiais, a causa, 99% das vezes, é uma atualização parcial. Nesse caso, você deve rodar pacman -Syu
para deixar o sistema todo uniformemente em dia de novo.
Porém, como o programa que quebrou aqui foi o próprio pacman
, você vai ter que baixar o “pacman
estático” (o pacman inteiro num único binário independente do sistema, conceitualmente parecido com uma AppImage) e botá-lo para atualizar o sistema.
curl -L -o pacman-static https://pkgbuild.com/~morganamilo/pacman-static/x86_64/bin/pacman-static
chmod +x pacman-static
sudo ./pacman-static -Syu pacman
Mais detalhes aqui.
Derivados do Arch podem ser mais fáceis de instalar, mas continuam valendo todos os cuidados de manutenção. Esse artigo é uma ótima introdução à manutenção de um sistema Arch.
2 curtidas
Rode isso, pode ser que o gpgme que está quebrado ainda esteja no cache do pacman.
sudo pacman -Sy gpgme --overwrite '*'
Podes passa a saída do terminal aqui também.
ls /usr/lib/libgpgme.so*
Se tiver sorte vai dar certo, caso não dê certo você pode usar o pacman estático que vem em pacman-static
do AUR.
Tenta ai qualquer coisa nos avisa.
O EndevourOS tem uma ferramenta dele próprio muito útil para atualizar o sisteam chamada EOS Update e é por ele que você faz o Update do sistema por completo.
Quanto ao seu erro, você quebrou o sistema. Se o sudo pacman -Sy gpgme --overwrite '*'
passado pelo Mauricio não resolver, você vai ter que reinstalar.
Recomendaria partir direto para o upgrade total, com -Syu
, e usar --overwrite
apenas se necessário, ou mesmo reinstalar o sistema todo de uma vez.
Atualizar o gpgme
individualmente no pacman -Sy
pode quebrar outros pacotes no fogo cruzado. Por exemplo, tenho outros 4 pacotes que dependem diretamente do gpgme
no meu sistema, e 302 indiretamente, que podem deixar de funcionar caso eu puxe a versão mais nova que o pacman
quer. Isso se o gpgme não tiver sido atualizado mais de uma vez nesse meio tempo e/ou na verdade o pacman
ser o pacote que está atrasado e acabar com esse comando quebrando todos esses pacotes.
Acredito que, com a mensagem de erro que ele passou, vai ser necessário de toda forma instalar o pacman-static
, seja do AUR, seja baixado na home do usuário.
obrigado pela ajuda gente, vcs poderiam me passar alguns cuidados para isso ou algo parecio n acontecer denovo. obg pela ajuda.
Recomendo dar uma lida aqui https://discovery.endeavouros.com/ para se ambientar com o que a distro tem a te oferecer.
E o principal de qualquer sistema operacional: se vai remover/apagar alguma coisa que você não tem a mínima ideia do que seja, pesquise (não pergunte ao chatgptéco).
gente, usei o metodo do capezzote na primeira resposta e deu esse erro
error: failed to commit transaction (conflicting files)
linux-firmware-nvidia: /usr/lib/firmware/nvidia/ad103 exists in filesystem
linux-firmware-nvidia: /usr/lib/firmware/nvidia/ad104 exists in filesystem
linux-firmware-nvidia: /usr/lib/firmware/nvidia/ad106 exists in filesystem
linux-firmware-nvidia: /usr/lib/firmware/nvidia/ad107 exists in filesystem
Errors occurred, no packages were upgraded.
so que eu n tenho nenhuma placa da nvidia pois meu video e integrado, sera que eles e o problema?
se esse for o problema tudo bem, mas, vou reinstalar meu linux.
ATUALIZA~AO: estou com problema para reinstalar o linux, meu notebook ta com a tela quebrada, ent uso um monitor externo, so que para acessar o bootloader ele manda o video direto para o monitor interno pois ele so carrega os driver de video apos iniciar o sistema. o que eu faço?
O arch linux de vez enquanto precisa de uma intervenção manual
É necessário sempre acompanhar a site deles se a atualizaçao tiver erro.
Faça
pacman -Rdd linux-firmware
pacman -Syu linux-firmware
1 curtida
mas meu pacman esta quebrado
eu iria reinstalar o linux mas olha o 8 comentario
Faz o que passei.
pacman -Syu linux-firmware
N DA, o pacman ta totalmente quebrado, ele n faz nada
O que aparece ao atualizar?
Tenta só
Depois instala.
pacman: error while loading shared libraries: libgpgme.so.11: cannot open shared object file: No such file or directory
satisfeito agora, sempre a esse erro ai, o pacman ta totalmente quebrado e n vejo saida par consertar
Tenta
sudo pacman -Rdd gpgme
sudo pacman -Syu gpgme
Outra opção é ver qual arquivo existe no sistema libgpgme.so.11
E crie : exemplo
cp /usr/lib/libgpgme.so.45 /usr/lib/libgpgme.so.11
Você pode rodar qualquer comando do pacman
usando o ./pacman-static
baixado no lugar até ele se consertar.