Erro no Sistema Operacional?!

Olá, pessoal!

Do nada deu Linux deu esse bug e não tenho ideia do que seja. Parece que é a segunda vez que aconteceu.

Podem me ajudar!!! :scream::fearful:

Um Kernel Panic, provavelmente já presenciou isso! No Windows seria o equivalente a famosa “Tela Azul da Morte”, saber mais

2 curtidas

Então tem que formatar?! Caracas, coloquei o POP OS LTS tem 15 dias.

E essa mensagem diz onde é o erro?

Também aparece essa mensagem quando reinício.

Uai se é kernel panic então o erro é no Linux né menino.
Mas não significa que seja erro de programação no kernel Linux, mas existe possibilidade.
Meu ultimo kernel panic faz mais de 5 anos, eu não faço nada que pode danificar o sistema aqui.
E eu uso OS LTS e somente o kernel que a canonical disponibiliza.

1 curtida

Olá @BRUNOFORUM, tudo bem contigo?

Dê um pouco mais de contexto sobre o que você estava fazendo quando ocorreu o problema:

• Instalou alguma atualização?
  • Mexeu em alguma partição?
  • Trocou algum componente de hardware?

Somente tendo acesso a mais informações a comunidade pode ser objetiva nas respostas e te ajudar a encontrar uma solução para o problema.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Opa, tudo bem comigo e com você?

Então, eu estava na minha sala assistindo TV e o computador estava ligado, tinha várias tomadas ligadas numa fonte de 10 A. Aí uns minutos antes parece que minha irmã tinha tropeçado em um dos fios( ventilador) que estava conectado à fonte, mas quando vi não havia desligado o computador.

Fui até o computador para digitar a senha, e deu um erro, erro de alguma coisa que não lembro. Aí não conseguia digitar a senha e nem ter acesso a tela inicial.

E ainda na tela de bloqueio eu coloquei para reiniciar e aí apareceu nestas imagens que compartilhei aqui.

PS: O SO estava pedindo alguma atualização, não lá na shop, mas lá naquela aba de atualizações do sistema. Aí por lá coloquei para atualizar automaticamente. Foi o que fiz de diferente esses dias. :thinking::fearful:

Opa, eae mano!

Eu nem sei onde que baixa outro Kernel. Eu só mexo no que sei. Instalação, adicionar aplicativos do próprio Linux sem utilizar “emuladores”, navegar na Internet e jogar.

Mas assim, eu baixei o POP OS LTS do site original do POP OS, não sei o que aconteceu. :thinking:

O que você quis dizer com Kernel da canonical? Kernel católico ? Hahahaha

Canonical Ltd. – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esse desligamento de forma abrupta, pode ter corrompido algum setor do sistema, se for somente o sistema existe algumas soluções, mas no seu caso acredito que a forma mais rápida seria formatar mesmo, agora espero que isso não seja em nível de hardware…

LOL :smile:

2 curtidas

Tentando te ajudar a entender, @BRUNOFORUM

Se o sistema fosse um carro, o kernel seria o motor, enquanto a parte gráfica e os programas seriam algo como a carroceria e os acessórios. Isso bem grosso modo

Bom, o que provavelmente aconteceu é que como faltou luz e é possível que teu PC estivesse atualizando. Isso corrompeu o kernel - usando a analogia, o “motor bateu pino”.

Existem duas formas de consertar isso - a fácil e a difícil. A fácil, como quase tudo na vida, não é lá muito legal. Implica em fazer cópia dos teus arquivos pessoais e reinstalar tudo de novo, sistema e programas. A difícil, pq exige algum conhecimento, é fazer uma operação chamada chroot, onde se usa um sistema rodando do pendrive para consertar o que está instalado. O problema é descobrir se foi só o kernel que quebrou…

Ah, sim: kernel da Canonical se refere ao Ubuntu, base de vários sistemas - como o Pop -, sendo que a Canonical é a empresa que desenvolve o Ubuntu. Ela pega o kernel desenvolvido pela equipe do Linus Torvalds (o criador do kernel Linux) e faz algumas mudanças para ajustá-lo ao seu sistema. Desta forma, não, não há nada de católico nele…

2 curtidas

Normalmente kernel panic, só ocorre com a quebra do kernel.
Alguma coisa danificou o arquivo img da pasta boot.

Como falaram pode reinstalar com chroot.

Se for ubuntu ou mint

1 curtida

Obrigado pela explicação! =)

Acho que vou instalar O POP OS LTS na repetição do SO e deixar o meu HD sem formatar para manter os arquivos, né?

Aliás, tem como fazer um teste para saber como está o Kernel? Tipo, quando tudo tiver instalado de novo?

1 curtida

Acha que talvez o adaptador que tenho da CPU para o monitor tenha algo a ver?

Porque assim, tenho uma placa de vídeo, mas meu monitor não tem entrada HDMI. Aí tive que comprar um adaptador.

O que acha? :thinking:

Para isso vc precisa pesquisar como se faz o particionamento manual no Pop, pq a ideia é instalar a raiz sobre a partição onde está atualmente e manter a /home intocada.

Se tudo estiver funcionando, não há necessidade. O que deve ter ocorrido foi um desligamento acidental durante uma atualização de kernel ou de algum módulo dele (leia-se drivers - não é a mesma coisa, mas para efeitos didáticos serve). Não sendo um laptop com bateria, sugiro desativar a atualização automática, de forma a que quando vc atualize, fique de olho no que está acontecendo.

Absolutamente não. Uma coisa não afeta a outra (e digo isso pq tenho um desses, liga meu lap a um segundo monitor com entrada VGA).

1 curtida
2 curtidas

Canonical é uma empresa
Ela é a empresa que desenvolve o sistema operacional Ubuntu.
No caso do PopOS a empresa que desenvolve é a System76.
No seu caso assim como uso o kernel disponibilizado pela canonical no Lubuntu você é recomendado você usar o kernel da System76.

2 curtidas

É como os meninos disseram, reinstala o OS inteiro ou reinstala somente o kernel Linux o que não é garantido.
Para reinstalar somente o kernel tera que usar o CD/USB de instalação live e montar com chroot, precisa pesquisar como fazer.
E a leitura sera longa.

2 curtidas

Obrigado galera, reinstalei o SO do POP OS e tá tudo normal! VALEEEEEEEEEEEU! =)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.