Olá, pessoal!
Do nada deu Linux deu esse bug e não tenho ideia do que seja. Parece que é a segunda vez que aconteceu.
Podem me ajudar!!!
Olá, pessoal!
Do nada deu Linux deu esse bug e não tenho ideia do que seja. Parece que é a segunda vez que aconteceu.
Podem me ajudar!!!
Um Kernel Panic, provavelmente já presenciou isso! No Windows seria o equivalente a famosa “Tela Azul da Morte”, saber mais…
Então tem que formatar?! Caracas, coloquei o POP OS LTS tem 15 dias.
E essa mensagem diz onde é o erro?
Uai se é kernel panic então o erro é no Linux né menino.
Mas não significa que seja erro de programação no kernel Linux, mas existe possibilidade.
Meu ultimo kernel panic faz mais de 5 anos, eu não faço nada que pode danificar o sistema aqui.
E eu uso OS LTS e somente o kernel que a canonical disponibiliza.
Olá @BRUNOFORUM, tudo bem contigo?
Dê um pouco mais de contexto sobre o que você estava fazendo quando ocorreu o problema:
Somente tendo acesso a mais informações a comunidade pode ser objetiva nas respostas e te ajudar a encontrar uma solução para o problema.
Opa, tudo bem comigo e com você?
Então, eu estava na minha sala assistindo TV e o computador estava ligado, tinha várias tomadas ligadas numa fonte de 10 A. Aí uns minutos antes parece que minha irmã tinha tropeçado em um dos fios( ventilador) que estava conectado à fonte, mas quando vi não havia desligado o computador.
Fui até o computador para digitar a senha, e deu um erro, erro de alguma coisa que não lembro. Aí não conseguia digitar a senha e nem ter acesso a tela inicial.
E ainda na tela de bloqueio eu coloquei para reiniciar e aí apareceu nestas imagens que compartilhei aqui.
PS: O SO estava pedindo alguma atualização, não lá na shop, mas lá naquela aba de atualizações do sistema. Aí por lá coloquei para atualizar automaticamente. Foi o que fiz de diferente esses dias.
Opa, eae mano!
Eu nem sei onde que baixa outro Kernel. Eu só mexo no que sei. Instalação, adicionar aplicativos do próprio Linux sem utilizar “emuladores”, navegar na Internet e jogar.
Mas assim, eu baixei o POP OS LTS do site original do POP OS, não sei o que aconteceu.
O que você quis dizer com Kernel da canonical? Kernel católico ? Hahahaha
Esse desligamento de forma abrupta, pode ter corrompido algum setor do sistema, se for somente o sistema existe algumas soluções, mas no seu caso acredito que a forma mais rápida seria formatar mesmo, agora espero que isso não seja em nível de hardware…
LOL
Tentando te ajudar a entender, @BRUNOFORUM
Se o sistema fosse um carro, o kernel seria o motor, enquanto a parte gráfica e os programas seriam algo como a carroceria e os acessórios. Isso bem grosso modo…
Bom, o que provavelmente aconteceu é que como faltou luz e é possível que teu PC estivesse atualizando. Isso corrompeu o kernel - usando a analogia, o “motor bateu pino”.
Existem duas formas de consertar isso - a fácil e a difícil. A fácil, como quase tudo na vida, não é lá muito legal. Implica em fazer cópia dos teus arquivos pessoais e reinstalar tudo de novo, sistema e programas. A difícil, pq exige algum conhecimento, é fazer uma operação chamada chroot, onde se usa um sistema rodando do pendrive para consertar o que está instalado. O problema é descobrir se foi só o kernel que quebrou…
Ah, sim: kernel da Canonical se refere ao Ubuntu, base de vários sistemas - como o Pop -, sendo que a Canonical é a empresa que desenvolve o Ubuntu. Ela pega o kernel desenvolvido pela equipe do Linus Torvalds (o criador do kernel Linux) e faz algumas mudanças para ajustá-lo ao seu sistema. Desta forma, não, não há nada de católico nele…
Normalmente kernel panic, só ocorre com a quebra do kernel.
Alguma coisa danificou o arquivo img da pasta boot.
Como falaram pode reinstalar com chroot.
Se for ubuntu ou mint
Obrigado pela explicação! =)
Acho que vou instalar O POP OS LTS na repetição do SO e deixar o meu HD sem formatar para manter os arquivos, né?
Aliás, tem como fazer um teste para saber como está o Kernel? Tipo, quando tudo tiver instalado de novo?
Acha que talvez o adaptador que tenho da CPU para o monitor tenha algo a ver?
Porque assim, tenho uma placa de vídeo, mas meu monitor não tem entrada HDMI. Aí tive que comprar um adaptador.
O que acha?
Para isso vc precisa pesquisar como se faz o particionamento manual no Pop, pq a ideia é instalar a raiz sobre a partição onde está atualmente e manter a /home intocada.
Se tudo estiver funcionando, não há necessidade. O que deve ter ocorrido foi um desligamento acidental durante uma atualização de kernel ou de algum módulo dele (leia-se drivers - não é a mesma coisa, mas para efeitos didáticos serve). Não sendo um laptop com bateria, sugiro desativar a atualização automática, de forma a que quando vc atualize, fique de olho no que está acontecendo.
Absolutamente não. Uma coisa não afeta a outra (e digo isso pq tenho um desses, liga meu lap a um segundo monitor com entrada VGA).
Canonical é uma empresa
Ela é a empresa que desenvolve o sistema operacional Ubuntu.
No caso do PopOS a empresa que desenvolve é a System76.
No seu caso assim como uso o kernel disponibilizado pela canonical no Lubuntu você é recomendado você usar o kernel da System76.
É como os meninos disseram, reinstala o OS inteiro ou reinstala somente o kernel Linux o que não é garantido.
Para reinstalar somente o kernel tera que usar o CD/USB de instalação live e montar com chroot, precisa pesquisar como fazer.
E a leitura sera longa.
Obrigado galera, reinstalei o SO do POP OS e tá tudo normal! VALEEEEEEEEEEEU! =)
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.