Erro no meu Ubuntu: Desligamento forçado

Ubuntu 20.04 LTS Acer Aspire 5

Cerca de 2 dias atrás, apareceu uma atualização do sistema para fazer. Naturalmente permiti que realizasse e não houve nenhuma casualidade.
Porém, a partir de ontem começou a desligar(como se fosse manual) com as opções “Cancelar,desligar,reiniciar” mas depois de alguns segundos ele desliga sozinho.
Hoje começou se tornar mais frequente ao ponto de não conseguir ficar alguns minutos sem querer desligar

Algumas vezes ao desligar aparece um erro do loading X.509 certificate -65
Segui as instruções de alguns fóruns, enquanto uns falavam que era problema do kernel ou falavam que era do HDD
Tentei mudar o boot para o Legacy mas não funcionou.
A outra solução que achei era analisar os badblocks das partições mas como ele desliga aleatoriamente não consigo fazer isso

Alguém tem alguma solução?

Para isso você precisa dar boot em outro disco.

Você tem um pendrive com Linux ?

Se tiver, é só dar boot pelo pen (não é para escolher instalar, e sim, “testar linux” ou coisa parecida).

Depois de dar boot, fazer a checagem no disco rígido.

Vou tentar isso então para ver.

Estou tendo o mesmo problema após essa atualização. Você conseguiu resolver ?

Não, acabou que no final não consigo nem mais passar da BIOS. Vou ter que levar em alguma assistência pois acho que é um problema na placa mãe

Que saco isso. Me avisa aí caso consiga.
Valeu!

Lucas, meu problema foi aparentemente resolvido com uma edição no arquivo
/etc/default/etc
Na linha
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“ivrs_ioapic[32]=00:14.0 quiet splash”

Mudar para:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=" "

Daí você salva e reinicia a máquina.

Ah, quanto ao desligamento, fiquei uns dias sem ligar ele. Pois percebi também que quanto mais tentava ligar ele desligava, então dei um tempo e tentei fazer isso que lhe disse acima.

2 curtidas