Erro no linux mint

Gente, o meu mint eu não consigo fazer nada, downloads, usar o terminal, baixar nada do navegador e nem atualizar ele… O que eu faço?

1 curtida

Qual versão do Mint?

1 curtida

Linux Mint 20

1 curtida

Você instalou algum tema nele ou algo fora do vanilla?

1 curtida

Tem um tema nele e o plank

1 curtida

teria que remover esse tema?

1 curtida

Você baixou quais programas nele?
Quando ele começou a dar erro?

1 curtida

Não consegui baixar nada

1 curtida

tudo dá erro
Até mesmo comandos no terminal

1 curtida

Então é provavel de ser algum conflito com o plank. Se você quiser usar uma distro *buntu based com cara do OSX, dá uma olhada no Ubuntu Mate, só tira os snaps e instale o synaptic para evitar eventuais dores de cabeça.

Dá de deixar assim de boa:

2 curtidas

Ok, só que eu preciso fazer algumas atividades da faculdade e não dá pra formatar agora porem eu nao consigo baixar nada, nem desinstalar nada

1 curtida

Tu não consegue abrir o terminal nem pelo atalho Ctrl + Alt + t?

1 curtida

abrir mais não roda os comandos de atualização

1 curtida

Tenta fazer nele: flatpak update
(sem sudo)

1 curtida

apareceu isso: Procurando por atualizações…
Nada para fazer.

1 curtida

Então os pacotes em flatpak estão tranquilos ao menos.
Que erro acontece se tu rodar o sudo apt update e depois sudo apt full-upgrade?

1 curtida

Ign:1 http://packages.linuxmint.com ulyana InRelease
Ign:2 Index of /ubuntu focal InRelease
Ign:3 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable InRelease
Ign:4 Index of /ubuntu focal-security InRelease
Err:5 http://packages.linuxmint.com ulyana Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/packages.linuxmint.com_dists_ulyana_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 68.235.39.11 80]
Atingido:6 Index of /ubuntu focal InRelease
Err:7 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 216.58.202.206 80]
Err:6 Index of /ubuntu focal InRelease
Couldn’t create temporary file /tmp/apt.conf.Fht0Mt for passing config to apt-key
Err:8 Index of /ubuntu focal-security Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/security.ubuntu.com_ubuntu_dists_focal-security_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 91.189.91.38 80]
Ign:9 Index of /ubuntu focal-updates InRelease
Err:10 Index of /ubuntu focal Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/archive.canonical.com_ubuntu_dists_focal_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 91.189.92.150 80]
Ign:11 Index of /ubuntu focal-backports InRelease
Err:12 Index of /ubuntu focal-updates Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_focal-updates_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 91.189.88.142 80]
Err:13 Index of /ubuntu focal-backports Release
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/partial/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_focal-backports_Release - open (30: Sistema de arquivos somente para leitura) [IP: 91.189.88.152 80]

Além de ficar carregando a barrinha e nao abrir

1 curtida

Tenta rodar sudo apt autoremove e depois sudo apt autoclean
Se aparecer alguma mensagem falando que pode remover pacotes com o primeiro comando, autoriza

1 curtida

es… 0%
fica assim

1 curtida

Sistema de arquivos somente leitura indica que alguma verificação de consistência do disco falhou e tem que ser rodada manualmente.

Se eu não me engano, na tela inicial do GRUB – a que dá a opção iniciar Linux (ou Windows em dualboot) – dá escolher opções avançadas. Daí é escolher um dos itens que terminam em (recovery mode)/(modo de recuperação) e escolher fsck para verificar a consistência:

Se a tela do GRUB não aparecer, deve aparecer segurando Shift na inicialização. (Imagens – são do Ubuntu, mas deve ser o mesmo para o Mint):

(Escolha FSCK na tela abaixo)↓

4 curtidas