Erro no Docker- Não consigo rodar comandos sem ROOT

Por conta de uma perda de dados, recentemente tive de formatar meu Desktop, com isso acabei que nem instalei novamente o Docker. Eu quero voltar a utiliza-lo, mas estou com um problema:

Como descrito na imagem, não consigo executar comandos avançados do docker sem o ROOT.

Nesta outra imagem, mostra que outros comandos simples funcionam.

Att. André Luis

OBS: Se estiver com muitos erros ortograficos me perdoe, mas meu teclado está muito ruim.

Você precisa adicionar permissão ao docker. Para isso adicione ele ao grupo do Docker

sudo usermod -aG docker $USER

Em seguida teste com:

docker --version

Caso não funcione, você precisará encerrar a sessão atual ou reiniciar o Linux.

s leoberbert

2 curtidas

Uma dica é utilizar o podman que faz a mesma coisa. Eu particularmente prefiro ele… o que muda por ex… é apenas o comando de docker pra podman no modo de uso… obviamente que por trás é um pouco diferente.

Cara de encerrar a sessão nem tentei, mas por agora não vou pois estou baixando um container. Mas vou tentar.

se o teu objetivo não é produção (servidor), evite instalar o docker nativamente, e não adicione o docker ao user group, use docker desktop ou podman como disse o @leoberbert, é menos inseguro.

Então meu amigo, o que seria o Podman?

O podman é similar ao docker, mas foi desenvolvido para não ter a necessidade de uso de permissão administrativa para funcionar, na prática, ambos são gestores de contêineres.

O problema de usar o docker nativamente adicionando o docker ao seu user group, é que na prática você está dando permissões de root para o seu usuário, basta usar a flag –privileged e sem usar senha a pessoa vai ter a cesso a todos os seus dispositivos, diretórios do sistema, etc.

Outra solução é o docker desktop, que roda o docker numa VM, onde você precisa especificar algumas permissões de acesso de diretórios.

Hmmmmmmmmmmmmm

Vou tentar instalar. Mas vou perder todos os meu containers perdidos?

Instalei o Podman pela Pop_Shop. E agora o que faço para que ele puxe os containers?

Olá @Leon1

Basta executar o comando abaixo por exemplo.

podman pull busybox

Lembrando que busybox é o nome da imagem que pode ser encontrada no https://hub.docker.com/

Basta alterar de docker para podman que irá resolver :slight_smile:

VC tb pode especificar de onde baixar tambem, por exemplo:

podman pull nome_do_repositorio/nome_da_imagem

ou

podman pull quay.io/nome_da_imagem

Att,

Não sei se ficou claro, mas os argumentos e parâmetros do podman são quase todos iguais ao docker, algumas coisas que mudam é que não tem o swarm e para fazer build de imagens se usa o buildah.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.