Por conta de uma perda de dados, recentemente tive de formatar meu Desktop, com isso acabei que nem instalei novamente o Docker. Eu quero voltar a utiliza-lo, mas estou com um problema:
Uma dica é utilizar o podman que faz a mesma coisa. Eu particularmente prefiro ele… o que muda por ex… é apenas o comando de docker pra podman no modo de uso… obviamente que por trás é um pouco diferente.
se o teu objetivo não é produção (servidor), evite instalar o docker nativamente, e não adicione o docker ao user group, use docker desktop ou podman como disse o @leoberbert, é menos inseguro.
O podman é similar ao docker, mas foi desenvolvido para não ter a necessidade de uso de permissão administrativa para funcionar, na prática, ambos são gestores de contêineres.
O problema de usar o docker nativamente adicionando o docker ao seu user group, é que na prática você está dando permissões de root para o seu usuário, basta usar a flag –privileged e sem usar senha a pessoa vai ter a cesso a todos os seus dispositivos, diretórios do sistema, etc.
Outra solução é o docker desktop, que roda o docker numa VM, onde você precisa especificar algumas permissões de acesso de diretórios.
Não sei se ficou claro, mas os argumentos e parâmetros do podman são quase todos iguais ao docker, algumas coisas que mudam é que não tem o swarm e para fazer build de imagens se usa o buildah.