Galera, estou com o seguinte problema. Comprei um notebook novo semana passada e estou tentando instalar o Linux Mint em dual boot com o Windows 10, mas quando faço o boot pelo pendrive não consigo nem iniciar o S.O. (nem chego a tentar instalar). Ele fica na tela inicial do Mint carregando e depois de uns 10 minutos ele apresenta o seguinte erro: problem loading uefi db x.509 certificate (-65).
Já li em alguns fóruns que é uma bronca com o Secure Boot, mas já desabilitei o secure boot.
Meu notebook é um Acer - Aspire 3, modelo A315-53-34Y4
Pois é, o meu também começou a dar esse erro mas não afetou muito o tempo de boot (já está instalado e funcionando bem). Ainda não tive tempo de ir muito a fundo nisso, mas se encontrar alguma coisa eu posto aqui.
Vc terá que apagar o SO original…logo perderá a garandia…mas se quiser fazer de uma maneira mais simples…baixe uma imagem Mint…cinnamon ou mate…19.2…abra o gparted…crie uma partiçao no final do seu disco rigido de pelo menos 20 GB como ext4…nomeie como primaria…reiinicie com a mesma imagem e faça a instalação raiz (/) neste espaço.ou seja formatando para dualboot…ao final escolha o lugar do boot (GRUBINSTALL) como sendo o HD principal…SDA ou SDB…como está descrito na sua configuraçao…abraço
Isso não funciona. Nessa última semana eu instalei várias distros em uma partição menor que eu tenho no HD, resultando em um triple-boot, e eu notei que nelas o erro também aparecia. Isso provavelmente é alguma incompatibilidade dos novos pacotes com o UEFI.
tem que ser zerado tudo no seu note…perdâo pela falta de conhecimento…mas pelo tempo que vc irá perder compensa mais zerar…e tentar restauração depois que ficar quebrando a cabeça…já passei por isso…às vezes a nossa teimosia em querer restaurar ou tentar entrar em uma area muito desconhecida e vasta…nos demanda mais tempo do que simplesmente ir ao prático…boa sorte…estarei aqui se precisar…
Então, no meu caso era realmente uma bronca no pendrive. Os dois que eu tenho (e um é relativamente bem novo) estão ruins pelo jeito. Peguei um outro pendrive emprestado e conseguir rodar o Mint perfeitamente e já instalei. Está rodando sem problemas no dual boot com o Windows 10.
no meu notebook acer aspire ES1-572-33SJ to com o mesmo problema no mint 20. no mint 19.3 nao acontecia isso. aqui ta funcionando certinho windows 10 e linux mint 20 mas sempre aparece esse erro ao iniciar o sistema
Sugiro criar um tópico novo com informação mais detalhada sobre o problema que ocorre com vc, pois aqui nesse tópico parece que o primeiro caso é instalação do sistema e o ultimo caso é no sistema já instalado. Adicione fotos, se está instalando, já instalado, tipo de boot (BIOS ou UEFI), etc…
To com esse mesmo problema, aconteceu com o Linux Mint 20, instalei o Ubuntu Mate mas o problema permaneceu, já desativei o Secure Boot e não resolveu, reinstalei os MOK e nada, já tentei de tudo, sem resultado.
Eu tenho uma partição /home com meus arquivos e uma / com o sistema, mais uma de 100GB ext4 para colocar os backups com Timeshift, quando monto a /home em outra particão o sistema da boot, eu tenho um HDD e um SSD, já fiz teste no HD e deu zero erros. Alguém descobriu como resolver ?