Erro no boot do linux mint

Olá, recentemente meu sistema começou a apresentar um erro ao iniciar

ata1: COMRESET failed (errno= -16)

esse erro não impede que o sistema inicie, já que ele aprecer algumas vezes, o boot começa novamente e inicia normalmente, porém, deixa o boot mais demorado. O que eu posso fazer pra solucionar esse erro? Pesquisei em alguns lugares mas não cheguei em nada muito satisfatório e esclarecedor.

image

(Obs: No sata 1 está plugado meu ssd, que é onde o sistema está instalado)

Aqui estão algumas specs caso necessário :slight_smile:

Experimente verificar a integridade do seu disco, poderá utilizar o Gnome Disk ou caso prefira a linha de comando, o utilitário smartctl. - ArchWiki, outra opção à nível hardware seria buscar por uma possível atualização de firmware do mesmo…

1 curtida

Olá, bom dia, desculpe a demora, tive tempo de verificar somente hoje. Bom, eu chequei entrando pelo bootável do próprio mint, chequei todos os discos e todos estavam undamaged, portanto não há nada de errado com os discos. Hoje quando fui ligar o pc depois dessa verificação, o erro não foi apresentado no boot novamente, meio que “Sumiu” sózinho, acredito que ele possa voltar novamente, mas por enquanto tudo voltou a normalidade de maneira randomica. Obrigado pela sugestão :slight_smile: