Erro no archcraft fez meu ssd sumir - Ajuda

Ola estou tentando instalar o archcraft no meu ssd que antes tinha um mint que estava dando problemas, dai entao decidi que iria me desfazer dele e partir pra outro sistema mais lightweight e avancado pois ja estava a quase 2 anos usando o mint.
Entao e o seguinte que aconteceu (disclaimer.: esta tudo sem acentuacao pois estou dentro do pendrive do instalador do archcraft) eu tentei varias vezes instalar a primeira deu o erro e eu simplesmente ignorei e reiniciei o pc e tentei denovo desta vez usando a wiki do archcraft fazendo as particoes manualmente que nao deu certo, na primeira vez ele travou o loading final em 20 porcento e agora que refiz o pendrive e tentei denovo ele deu erro dizendo que nao conseguiu instalar o arch e um log gerado automatico, que fica nesse site: https://termbin.com/jihp. Agora o ssd nao aparece mais de jeito nenhum nem no lsblk, nao sei mais oq fazer. to ate querendo desistir desse archcraft, tambem n sei se pode ser algo do ultimo update, outra coisa a se mencionar e que quando entro no boot do pendrive o hello esta vazio somente a janela sem nada.

1 curtida

Pode acontecer da placa mãe bugar a detecção do hardware, reinicia.

Ve se o sdd é detectado na bios?

Tente

cfdisk /dev/sdx

X é a letra do ssd

E crie uma partição

1 curtida

N voltou reiniciando e esse comando n foi tbm: no such file or directory, pois ele n detectou o ssd

1 curtida

testa no live cd de outra distro

1 curtida

É dectado na bios?

Comando blkid volta alguma coisa?

Comando fdisk volta alguma coisa?

1 curtida

Foi o que eu escrevi antes, se reiniciar n deu certo e for a UEFI terá que remover a pilha.

Viu vou marcar como resolvido, tentei instalar o arch normal e ele deu vários erros escrito tipo “error read sector 4354432(um numero que n lembro)”, dai considero que pode ser que o ssd foi de F. Obrigado a todos

1 curtida

Error read sector significa que o setor especificado está com problema, sector é uma região física do SSD, badblock, e isso não tem conserto.
Bad blocks: O que são e como identificá-los em seu HD? - HD Doctor.
O link fala de HD, mas SSD também sofre badblock, mas a causa para o surgimento de badblock em SSD é diferente da causa do HD.

Da para isolar o badblock por meio de software, mas o defeito não tem reparo, ele vai continuar presente, moral da historia, mesmo que vc recupere por software ele vai voltar a dar problema em breve, vc vai ficar em uma luta frenética contra badblock, ou seja o SSD deixou de ser confiável, viro lixo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.