Olá, beleza?
Então, a questão é a seguinte: Eu baixei a ISO do Silverblue, tentei instalar ao lado do Debian, porém ocorreu um erro na hora da instalação.
A mensagem de erro que apareceu:
Ocorreu o seguinte erro durante a instalação.
Este é um erro fatal e a instalação será abortada.
mount ['--bind', 'mnt/sysimage/boot/efi', 'mnt/sysroot/boot/efi']
exited with code 32
Obs: Na hora de selecionar o particionamento, selecionei “personalizado” e selecionei para criar as partições automaticamente.
Um erro parecido também aconteceu com a ISO do Fedora Silverblue 31
Obrigado pela antenção
Eu vi um cara com o mesmo problema no forum do fedora, aparentemente precisa de um /boot com sistema de arquivos ext4, porém, eu acho melhor que você selecione o particionamento automático.
Aqui normalmente (Fedora Workstation) quando eu crio a partição de boot eu seleciono o ponto de montagem (/boot/efi) e escolho o sistema de arquivos como ESP (EFI System Partition), até hoje sempre funcionou no meu notebook EFI e no gnome-boxes com suporte a EFI, últimas imagens do Fedora e do Ubuntu podem ser instaladas no Boxes com UEFI desde que tenha o firmware “tianocore¹” edk2-ovmf instalado, para outras imagens ISO tem que fazer configuração manual.
O Silverblue não aceita qualquer particionamento, o instalador Anaconda foi pensado para o Workstation, logo tu pode até conseguir criar um esquema de particionamento diferente, mas vai dar erro ao tentar instalar…como aconteceu…
@fastos2016 mesmo utilizando LVM o /boot/efi não seria necessário? É curiosidade mesmo (eu instalei o silverblue 1 vez, mas faz bastante tempo) o grub feralmente procura essa partição, a não ser que o silverblue utilize o systemd-boot.
Eu não sei te responder isso, pois eu sempre conseguir fazer uma instalação particionada do fedora e nunca usei o particionamento automático, sugiro fazer um teste na vm para ver como funciona.