Erro na instalação do Fedora Silverblue

Olá, beleza?
Então, a questão é a seguinte: Eu baixei a ISO do Silverblue, tentei instalar ao lado do Debian, porém ocorreu um erro na hora da instalação.
A mensagem de erro que apareceu:

Ocorreu o seguinte erro durante a instalação.
Este é um erro fatal e a instalação será abortada.
mount ['--bind', 'mnt/sysimage/boot/efi', 'mnt/sysroot/boot/efi'] 
exited with code 32

Obs: Na hora de selecionar o particionamento, selecionei “personalizado” e selecionei para criar as partições automaticamente.
Um erro parecido também aconteceu com a ISO do Fedora Silverblue 31 :thinking:
Obrigado pela antenção :slight_smile: :v:

Eu vi um cara com o mesmo problema no forum do fedora, aparentemente precisa de um /boot com sistema de arquivos ext4, porém, eu acho melhor que você selecione o particionamento automático.

1 Curtida

Aqui normalmente (Fedora Workstation) quando eu crio a partição de boot eu seleciono o ponto de montagem (/boot/efi) e escolho o sistema de arquivos como ESP (EFI System Partition), até hoje sempre funcionou no meu notebook EFI e no gnome-boxes com suporte a EFI, últimas imagens do Fedora e do Ubuntu podem ser instaladas no Boxes com UEFI desde que tenha o firmware “tianocore¹” edk2-ovmf instalado, para outras imagens ISO tem que fazer configuração manual.

¹ - https://www.tianocore.org/

1 Curtida

O Silverblue não aceita qualquer particionamento, o instalador Anaconda foi pensado para o Workstation, logo tu pode até conseguir criar um esquema de particionamento diferente, mas vai dar erro ao tentar instalar…como aconteceu…

Para instalação com particionamento manual no Silverblue, consulte a documentação Installing Silverblue :: Fedora Docs Site

2 Curtidas

@fastos2016 mesmo utilizando LVM o /boot/efi não seria necessário? É curiosidade mesmo (eu instalei o silverblue 1 vez, mas faz bastante tempo) o grub feralmente procura essa partição, a não ser que o silverblue utilize o systemd-boot.

1 Curtida

Vou bolar um artigo sobre…

1 Curtida

Mas sim precisa

1 Curtida

Quando eu tiver no notebook, dou uma olhada :v:

A partição /boot/efi tem que ser do tipo EFI System Partition, certo?

O particionamento automático não apaga o disco inteiro? Ou cria partições nos espaços vazios? :thinking:

Segundo a documentação do Silverblue, é melhor utilizá-lo sozinho, sem dualboot e tals. Deixar pra testar em uma máquina virtual mesmo :confused:

Eu não sei te responder isso, pois eu sempre conseguir fazer uma instalação particionada do fedora e nunca usei o particionamento automático, sugiro fazer um teste na vm para ver como funciona.

1 Curtida