Olá, queria ajuda para mudar a fonte de boot do windos boot manager, no meu computador havia 2 HDS, com 2 windows boot manager em cada um deles, quando baixei o meu ubuntu e coloquei pra bootar pela uefi dele, ele registrou o windows boot manager que foi retirado(o outro) como o a ser bootado, eu queria atualizar essa condição, tentei seguir alguns passo a passo pela internet porém eu sempre fico preso no mesmo lugar, com o grub atualizando infinitamente
Boas-vindas ao fórum! Como o GRUB está travando no loop de atualização, o caminho mais rápido e seguro é corrigir a entrada UEFI usando o efibootmgr diretamente no terminal, sem depender da reconfiguração pesada do GRUB no momento.
Aqui está o passo a passo para resolver isso:
1. Abra o terminal no Ubuntu.
2. Liste as entradas UEFI atuais:
sudo efibootmgr
Isso vai mostrar uma lista de opções de boot (ex: `Boot0001` Windows Boot Manager`, `Boot0002` Ubuntu`, etc.).
3. Identifique a ordem e os números:
Observe qual é o número correspondente ao `Windows Boot Manager` correto (do HD que permaneceu no PC).
4. Altere a ordem de boot padrão:
Defina a ordem desejada alterando os números no comando abaixo (exemplo: se o Ubuntu for `0002` e o Windows correto for `0001`):
sudo efibootmgr -o 0002,0001
5. Remova a entrada do Windows antigo (se ainda aparecer):
Se o Windows Boot Manager do HD antigo ainda estiver listado (ex: `Boot0003`), apague essa entrada inválida:
sudo efibootmgr -b 0003 -B
6. Atualize o GRUB com segurança:
Com a tabela UEFI limpa, rode o comando abaixo para o Ubuntu reconhecer o sistema correto:
sudo update-grub
Reinicie o computador e teste o boot.
Não esquecer, só um dos discos é que pode ter MBR (Master Boot Record) para mostrar o menu de boot do grub