Comprei um Acer Nitro V15, veio com AcerOS, eu não queria me desfazer do sistema original (pois quero aprender mais sobre linux), mas preciso do Windows para os programas de arquitetura e acredito que o dualboot seja a melhor opção. Tentei seguir o próprio tutorial de ajuda, mas da erro. Necessitaria desmontar a partição para o redimensionamento?
O notebook está cru, isso é a primeira coisa que estou tentando fazer com ele, não instalei ou configurei algo.
Assisti o vídeo sobre dualboot, mas ele inicia com o Windows sendo o primeiro SO (vi que em outros tópicos também é recomendado, mas não quero perder o padrão de fábrica), também recomenda fazer a partição antes da instalação
Sou muito cabaço no Linux ainda, usei por pouco tempo o Zorin OS no meu velhinho, mas ele deu pau, to a meses sem PC
Olá vinichan!
Deve estar ocorrendo esse erro porque deve ser a partição /home, e ela deve que está em uso. Procura uma distro levinha tipo LIVECD, tipo essas de dar manutenção. instala ela no pen drive, e usa ela para redimensionar a partição.
Não vai adiantar todo esse trabalho, quando for instalar o Windows ele vai sumir com o seu boot do Linux.
Da boot pelo Windows e defina os tamanhos para o Windows e Linux e Instala o Windows, depois instala o Linux.
Deu certo tijolaum, obrigado. Só não deu certo botar o Windows kkkkk. Não aparece a partição para instalar o Windows, seria alguma configuração da partição?
Fiz uma primeira vez através do LIVECD, não deu e ai tentei fazer outras partições pra testar, uma partição NTFS Basic Data, NFTS MBR e deixei sem alocar também, mas nenhuma das três aparece. As configurações estão padrão de como foram criadas.
Pse Cassiano, pelo o que eu vi dos outros posts é provavel que isso aconteça, mas gostaria de tentar não perder as configurações de fábrica, até pra ver de qual é essa proposta da Acer depois.
Cara, não sei se é o seu caso, mas passei por algo parecido quando fui trocar o SSD por um NVMe no computador da minha filha. Baixei a ISO do Windows 10 direto do site da Microsoft, mas durante a instalação o Windows não reconhecia o NVMe de jeito nenhum.
Então voltei o SSD antigo e gerei o pendrive de instalação usando a própria ferramenta do Windows. Aí sim funcionou direitinho.
Depende.
Se você colocar o Windows na partição esp do linux, não some com o gerenciador de boot
O mais doido é que não aparece nenhuma informação sobre esse AcerOS é a primeira vez que vejo e nada no google achei gutta linux e pcs sendo vendido com outras distros comuns e nada dessa, no site ele aparece linux AGP/OS e não achei o download dele em lugar nenhum o que é estranho ja que deveria ter um recovery em algum lugar.
entendo que vc não deve querer perder a garantia dele, porem vcteria um melhor suportre se instalar o windows particionar o hd pelo windows e depois instalar uma distro comum duvido que a acer vai te ajudar com isso, pelo print essa distro parece ser um ubuntu ou debian com uma capa e outro nome.
Vou fazer um teste, eu estou utilizando o ventoy, vou tentar a ferramenta do windows e o rufus também. (o meu é nvme mesmo)
Pse, eu fiquei curioso nessa também, foi uma surpresa esse AcerOS, posso tentar derar uma imagem pra distribuir ai quem quiser
Boa tarde, passando aqui só pra avisar que consegui resolver (não tive tempo de explorar mais antes aí aproveitei o feriado).
Descobri que na BIOS o comando “VMD Controller” estava oculto; para desocultá-lo entrei na BIOS, na aba Main (Informações), pressionei Ctrl+S.
Consegui achar o SSD com as partições, já instalei o Windows 11 e ta funcionando de boa o dual bool.