Erro Minimal bash-like line editing is supported

Eu fui fazer a instalação da mesma forma do dio porém quando fui fazer reboot apareceu isso

Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere ele TAB lists possible device or file completions.

Para a linda de comando tá assim: grub>
Pfvrr me ajudem

Alguém por favor pode me ajudar só tenho essa ido vou acabar ficando sem pc

é só seguir

Primeiro lugar, confirme se o Grub está instalado corretamente.

Segundo, mesmo apenas com o Grub, é possível tentar forçar o boot do Linux:

  1. Buscar a partição com o kernel Linux:
search --file /boot/vmlinuz-linux --set root
  1. Informar ao Grub os arquivos do Linux:
linux /boot/vmlinuz-linux
initrd /boot/initramfs-linux.img
boot

Você vai cair em outro erro, “mount: /new_root…”

Daí faça o mount de sua partição raiz (/dev/sda2 no exemplo):

  • mount /dev/sda2 /new_root

Depois dê exit e o sistema deve carregar suas partições.

Não deu certo pra mim
O primeiro comando deu no suco device: /boot/vmlinuz-linux.

Galera descobrir algo e queria compartilhar com vcs que sempre me ajudam
Tentei 3 vezes instalar o arch mas sempre dava problema no boptloader
Então resolvi procurar um script mas não conseguia baixar até que encontrei esse site que explica tudo bem direitinho

Obrigado a todos que tentaram me ajudar, ou meu PC e diferente dos outros ou eu que Sou muito burro mesmo mas muito obrigado

Amigo, pra ser bem sincero, eu uso o guia de um vídeo que o cara faz. É praticamente similar ao guide do Arch wiki, mas só com algumas diferenças. Resumindo:

1 - timedatectl set-ntp true
2 - particione seus discos (fdisk…) (não esquece de definir a partição de boot como EFI System Partition e depois fazer o mkfs.fat -F32 /dev/nome-do-device
3 - mkfs.ext4 pra root e pro /home
4 - monte a root e crie os diretórios /home e /boot
5 - monte as partições em /home e /boot (a EFI vc monta no boot, e a sua outra ext4 vc monta no home)
6 - pacstrap /mnt base linux linux-firmware nano sudo
7 - genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
8 - arch-chroot /mnt
9 - ln -sf /usr/share/zoneinfo/Region/City /etc/localtime (troque pela sua region e city aqui)
10 - hwclock --systohc
11 - nano /etc/locale.gen (vai no seu locale e tira o # da frente da linha. No caso, eu uso o en_US.UTF-8)
12 - locale-gen
13 - echo "LANG=locale >> /etc/locale.conf
14 - echo “myhostname” >> /etc/hostname
15 - faz o nano /etc/hosts com o seu hostname
16 - passwd (n precisa o mkinicpio -P) pra botar a senha do root
17 - criar novo usuário com admin powers e com pasta root useradd -mG wheel nome-de-usuário
18 - passwd nome-de-usuário pra por senha do usuário novo
19 - (usando systemd-boot, do contrário veja o tutorial do grub): dá uma olhada nos comandos que esse cara faz e faz a risca How to install Arch Linux with the systemd-boot bootloader - YouTube
20 - rebootou tá funcionando! boa sorte (ps, grub é mais fácil, mas prefiro o systemd-boot)

1 curtida

Muito obrigado, eu acho que meu erro era tá usando meio que o efi oque eu fiz foi usar estilo Dos pq o meu notbook e meio antigo aí deu certo porém fiz com o script anotando tudo int se fosse fazer novamente sem o script faria de bouas o seu foi idêntico oque eu fiz porém diferenciando o estilo do particionamento

1 curtida

Fico feliz por ter conseguido ajudar! Eu sempre montava a minha ESP no boot/efi e sempre dava errado, até que descobri que podia (devia) montar no /boot. Ai acabaram os problemas.

Divirta-se usando arch, btw

Só um detalhe: não sei até onde mostrou o vídeo, mas eu me esqueci de falar pra vc editar o arquivo dos sudoers. Coloca no terminal EDITOR=nano visudo, ai procura a linha wheel = alll =all, algo assim, e tira o # da frente pra ativar. Ai todos os usuarios no grupo wheel podem usar sudo. Qualquer dúvida, de repente, manda pm. Estou voltando pro Arch depois de passar um tempinho no OpenSuse. Estou viajando, mas assim que chegar vou instalar de novo.

Edit: estou em casa e ja instalei o arch usando justamente os metodos que falei e os do video. Aqui esta o desktop:


2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.