Erro - grub - desistalando windows - Gparted

A um ano atrás instalei o Xubuntu 18.04 ao lando do Windows 10.

Hj já uso Linux para 100% do que faço e não preciso do Windows mais.

Bom, fiz o backup de todos os arquivos dos dois SO e ontem usei o Gparted para remover o Windows e ficar apenas com o Xubuntu (nao fiz isso no modo live).

Deletei o windows e quando reiniciei deparei com a mensagem

“All boot option are tried.
Press F4 key to recovert with factory imagem using Recovery
or any other keys for next boot loop iteration”

Pressionei varias teclas e nada aconteceu, pressionei F4 e retornou para a mesma mensagem acima.

Peguei um pednrive, dei boot no modo live ao Xubunto 18.04, instalei o boot-repair disponivel em Boot-Repair - Community Help Wiki
e recebi a mensagem

“GPT detected. Please create a BIOS-Boot Partition
[1MB, unformatted filesystem, bios_grub flag]. This
can be performed via tools such as Gparted. Then try again”

Gerei um relatorio pelo boot-repair, disponivel aqui http://paste.ubuntu.com/p/f8vtBzZ5zF/

Continuei pesquisando… e me deparei com o artigo do Diolinux Como recuperar o GRUB do Ubuntu com 3 comandos - Diolinux

Seguindo os passos do artigo e usei o comando sudo fdisk -l para identificar onde o linux estava instaldo.

Depois usei o comando sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt

Na sequencia fiz o comando sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda e o sistema respondeu com a mensagem

“grub-install: error: More than one install device?.”

Pesquisei ainda mais e tentei corrigir o problema usando o Gparted. Reiniciei o sistema e me deparei novamente com a mensagem

“All boot option are tried.
Press F4 key to recovert with factory imagem using Recovery
or any other keys for next boot loop iteration”

Acontece que agora estou perdido e nao sei como continuar.

Tudo que fiz foi utilizando tutoriais na net (sou iniciante) e agora nao consigo acessar o Xubuntu que tenho instalado.

Poderia reinstalar novamente o SO, mas realmente não queria fazer isso, pois ele está todo configurado com varios programas que uso.

Segue print do Gparted que ilustra como meu SSD está alocado.

Alguém consegue me ajudar?

Grande abraço e obrigado

Nota: teclado no modo live, desculpe os erros.

1 curtida

Você já tentou ver se o Xubuntu não aparece entre as opções de boot na sua BIOS? Talvez ele esteja abaixo do bootloader do Windows que estava instalado antes nas prioridades de boot. No meu notebook Acer tem um botão específico pra ver isso sem entrar na BIOS (é o que preciso fazer pra rodar um live CD por exemplo), no meu caso é F12; apertando ele assim que o sistema inicia, eu tenho uma lista de possíveis entradas de boot, dentre elas o Linux, o Windows e outras de recuperação. Veja se não aparece aí também.

2 curtidas

Seu disco está como GPT ou MBR? se estiver como MBR você pode tentar instalar o grub na partição /dev/sda5 e depois tentar instalar no MBR.
se estiver como GPT você vai ter que criar uma partição /boot ou /boot/efi com as flags BOOT e ESP pelo gparted de preferência no início do disco, o tamanho da partição vai depender do sistema de arquivos que você utiliza, normalmente uns 200 são suficientes para sistemas de arquivo que não criam snapshots como o EXT4.

Editado:
Você consegue iniciar o sistema instalado pelo pendrive? muitos pendrives possuem essa opção.

2 curtidas

Usei o comando sudo parted -l e descobri que o disco está como GPT.

Bom, são muitos passos e não encontrei um tutorial pra isso. Será que poderia descrever de uma forma mais simples pra um iniciante? Desculpe, é que realmente está complicado pra mim.

Consigo iniciar o sistema instalado no pendrive no modo live, o sistema que esta instalado no PC eu não consigo iniciar.

Obrigado até agora Xterminator

1 curtida

O Xubuntu não aparece nas opções da BIOS, também não aparece a opção de Windows.

Mo meu samsung o botão que leva a essa função é o F2, pressiono assim que liga e ele dá várias opçoes, mas não aparece Linux, windows ou outras recuperações. Isso aparecia anteriormente, antes de eu tentar deletar o windows e passar por esse problema de agora.

1 curtida

Você tem bastante espaço livre no HD depois de deletar o Windows, no gparted você vai fazer o seguinte.

Menu do gparted Partição–>Clica + para adicionar uma nova partição de 200MB mais ou menos sistema de arquivos FAT32. aplique as mudanças que será atribuido um /dev para a partição, a partição de exemplo que criei aqui ficou como /dev/sda5 pois já tenho uma partição inicializavel.

Clique com o botão direito sobre a partição após o passo anterior vá em “Gerenciar sinalizadores” marque a opção boot que a flag esp vai se selecionada.

Ela vai ficar assim após estes passos com exceção do número da partição que provavelmente será sda1.

Quando conseguir fazer isto continuamos.

1 curtida

Segui o primeiro passo e criei a partição de 172,15 (o que me restava de espaço), contudo, ao clicar com o botão direito a opcao “gerenciar sinalizadores” não esta habilitada.

litadaPra mim a opção gerenciar sinalizadores esta habilitada apenas no /dev/sda4 e /dev/sda5

Como corrigir?

Dando andamento na situação.

Abra o terminal e monte seu sistema que não inicia.

sudo mount /dev/sda5 /mnt
sudo mount -t proc /proc /mnt/proc
sudo mount -t sysfs /sys /mnt/sys
sudo mount -o bind /dev/ /mnt/dev
sudo mount -o bind /run /var/run
sudo chroot /mnt

Estando no sistema que não inicia, após estes comandos crie o ponto de montagem.

mkdir /boot/efi

Monte a partição que você criou anteriormente.

mount /dev/sd¹ /boot/efi

¹ - Verifique o número da partição sda1, sda2 etc… etc…

update-grub

Após fazer isto cole ou coloque o conteúdo do fstab aqui para adicionarmos a partição.

Você deve definir o tamanho da partição como eu postei mais acima, pode digitar manualmente 200 no local aonde digitei do print.
Depois que criar se não aparecer o sinalizador, clique com o botão direto “Formatar para ->Fat32” e aplique.

Parei aqui…

xubuntu@xubuntu:~$ sudo mount /dev/sda5 /mnt
xubuntu@xubuntu:~$ sudo mount -t proc /proc /mnt/proc
xubuntu@xubuntu:~$ sudo mount -t sysfs /sys /mnt/sys
xubuntu@xubuntu:~$ sudo mount -o bind /dev/ /mnt/dev
xubuntu@xubuntu:~$ sudo mount -o bind /run /var/run
xubuntu@xubuntu:~$ sudo chroot /mnt
root@xubuntu:/# mkdir /boot/efi
mkdir: não foi possível criar o diretório “/boot/efi”: Arquivo existe
root@xubuntu:/#

Tranquilo

mkdir /boot/efi/EFI/
mkdir /boot/efi/EFI/ubuntu

grub-mkconfig -o /boot/efi/EFI/ubuntu/grub.cfg

Se estes diretórios já exitirem EFI e xubuntu se possível coloque uma imagem do diretório EFI, talvez seja necessário reinstalar algumas coisas antes de reiniciar.

EDITADO: troquei xubuntu por ubuntu, creio que o comportamento padrão do grub vai acabar criando a pasta ubuntu.

mount: /mnt: /dev/sda5 já montado em /media/xubuntu/0bbb5a02-93cf-44f3-ab58-41883e4e749e.
root@xubuntu:/# mount /dev/sda1 /boot/efi
root@xubuntu:/# update-grub
Sourcing file `/etc/default/grub’
Generating grub configuration file …
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-99-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-99-generic
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-96-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-96-generic
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-91-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-91-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.elf
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
grub-probe: erro: não foi possível encontrar uma unidade GRUB para /dev/sdb1. Verifique o seu device.map.
concluído

mount: /mnt: /dev/sda5 já montado em /media/xubuntu/0bbb5a02-93cf-44f3-ab58-41883e4e749e.
root@xubuntu:/# mount /dev/sda1 /boot/efi
root@xubuntu:/# update-grub
Sourcing file /etc/default/grub' Generating grub configuration file ... Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-99-generic Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-99-generic Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-96-generic Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-96-generic Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-91-generic Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-91-generic Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.elf Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin grub-probe: erro: não foi possível encontrar uma unidade GRUB para /dev/sdb1. Verifique o seu device.map. concluído root@xubuntu:/# mkdir /boot/efi/EFI/ root@xubuntu:/# mkdir /boot/efi/EFI/ubuntu root@xubuntu:/# grub-mkconfig -o /boot/efi/EFI/ubuntu/grub.cfg Sourcing file /etc/default/grub’
Generating grub configuration file …
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-99-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-99-generic
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-96-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-96-generic
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-4.15.0-91-generic
Imagem initrd encontrada: /boot/initrd.img-4.15.0-91-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.elf
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
grub-probe: erro: não foi possível encontrar uma unidade GRUB para /dev/sdb1. Verifique o seu device.map.
concluído
root@xubuntu:/# ^C
root@xubuntu:/#

Deu certo essa parte. Desculpa ter demorado, mas e que o pc ta travando e precisei reiniciar o modo live outra vez.

Até aqui parece ok, preciso do conteúdo dos 2 comandos.

less /etc/fstab

e do

blkid

tanto do live, quanto do chroot, no live coloque sudo antes do comando o /etc/fstab somente do chroot.

overlay / overlay rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid,nodev 0 0
/etc/fstab (END)

xubuntu@xubuntu:~$ sudo blkid
/dev/sda1: UUID=“C63D-F312” TYPE=“vfat” PARTUUID=“c6e26dce-5076-45ee-8c56-8a43702c6b4e”
/dev/sda5: UUID=“0bbb5a02-93cf-44f3-ab58-41883e4e749e” TYPE=“ext4” PARTUUID=“8a62bd6e-6e3b-490c-a050-51543f377b0e”
/dev/loop0: TYPE=“squashfs”
/dev/sdb2: SEC_TYPE=“msdos” UUID=“044E-AC17” TYPE=“vfat” PARTUUID=“55a7867a-02”
/dev/sda4: PARTUUID=“e266a203-0dd4-4390-8ca3-699befe23342”
/dev/sdb1: UUID=“2018-04-26-18-40-26-00” LABEL=“Xubuntu 18.04 LTS amd64” TYPE=“iso9660” PTUUID=“55a7867a” PTTYPE=“dos” PARTUUID=“55a7867a-01”
xubuntu@xubuntu:~$

Posta o conteúdo do fstab do chroot.

xubuntu@xubuntu:~$ sudo chroot
chroot: falta operando
Tente “chroot --help” para mais informações.
xubuntu@xubuntu:~$ chroot --help
Uso: chroot [OPÇÃO] NOVORAIZ [COMANDO [ARGUMENTO]…]
ou: chroot OPÇÃO
Executa COMANDO com o diretório raiz modificado para NOVORAIZ.

–groups=LISTA_G especifica grupos suplementares como g1,g2,…,gN
–userspec=USUÁRIO:GRUPO
especifica usuário e grupo (ID ou nome) a ser usado
–skip-chdir não altera o diretório de trabalho para ‘/’
–help mostra esta ajuda e sai
–version informa a versão e sai

Se nenhum COMANDO for dado, executa ‘“$SHELL” -i’ (padrão: ‘/bin/sh -i’).

Página de ajuda do GNU coreutils: http://www.gnu.org/software/coreutils/
Relate erros de tradução do chroot: http://translationproject.org/team/pt_BR.html
Documentação completa em: http://www.gnu.org/software/coreutils/chroot
ou disponível localmente via: info “(coreutils) chroot invocation”
xubuntu@xubuntu:~$

Se você reiniciou o ambiente live os passos do chroot deve ser refeitos.