A um ano atrás instalei o Xubuntu 18.04 ao lando do Windows 10.
Hj já uso Linux para 100% do que faço e não preciso do Windows mais.
Bom, fiz o backup de todos os arquivos dos dois SO e ontem usei o Gparted para remover o Windows e ficar apenas com o Xubuntu (nao fiz isso no modo live).
Deletei o windows e quando reiniciei deparei com a mensagem
“All boot option are tried.
Press F4 key to recovert with factory imagem using Recovery
or any other keys for next boot loop iteration”
Pressionei varias teclas e nada aconteceu, pressionei F4 e retornou para a mesma mensagem acima.
Peguei um pednrive, dei boot no modo live ao Xubunto 18.04, instalei o boot-repair disponivel em Boot-Repair - Community Help Wiki
e recebi a mensagem
“GPT detected. Please create a BIOS-Boot Partition
[1MB, unformatted filesystem, bios_grub flag]. This
can be performed via tools such as Gparted. Then try again”
Gerei um relatorio pelo boot-repair, disponivel aqui http://paste.ubuntu.com/p/f8vtBzZ5zF/
Continuei pesquisando… e me deparei com o artigo do Diolinux Como recuperar o GRUB do Ubuntu com 3 comandos - Diolinux
Seguindo os passos do artigo e usei o comando sudo fdisk -l para identificar onde o linux estava instaldo.
Depois usei o comando sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt
Na sequencia fiz o comando sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda e o sistema respondeu com a mensagem
“grub-install: error: More than one install device?.”
Pesquisei ainda mais e tentei corrigir o problema usando o Gparted. Reiniciei o sistema e me deparei novamente com a mensagem
“All boot option are tried.
Press F4 key to recovert with factory imagem using Recovery
or any other keys for next boot loop iteration”
Acontece que agora estou perdido e nao sei como continuar.
Tudo que fiz foi utilizando tutoriais na net (sou iniciante) e agora nao consigo acessar o Xubuntu que tenho instalado.
Poderia reinstalar novamente o SO, mas realmente não queria fazer isso, pois ele está todo configurado com varios programas que uso.
Segue print do Gparted que ilustra como meu SSD está alocado.
Alguém consegue me ajudar?
Grande abraço e obrigado
Nota: teclado no modo live, desculpe os erros.