Erro grave no windows 10

Olá pessoal, meu amigo está tendo um problema com relação ao diagnóstico do windows 10. Ele foi ligar o pc e apareceu a tela do ‘‘Diagnosticando PC’’, logo em seguida apareceu um erro de diagnóstico:
image

Ele tentou a reinstalação do sistema, foi concluída com êxito, porém continuou no mesmo problema, ele foi tentar entrar na BIOS do sistema porém não conseguiu, e apareceu uma tela azul:

O que ele deve fazer?

Conteúdo sinalizado escondido.

2 Curtidas

Na tela de reparo mostra que está tentando verificar o sistema pela unidade D, acredito que o reparo esteja apontando para um HD secundário e com drivers de outra máquina, daí a tela azul.

Recomendo dar uma conferida nesse caso do sistema ser de outra máquina, pode tirar algum HD que esteja sobressalente para fazer um teste.

1 Curtida

Boa cara, vou avisa-lo, valeu ai

1 Curtida

Ele disse, que só tem 1 hd conectado no computador, será que se ele tirar e colocar de novo pode ser que resolva?

Resolve não, acaba dando no mesmo.

Subir com uma unidade diferente da C: pode interferir em aplicações, mas não impediria de subir o sistema (caso seja o mesmo sistema que funcionava antes). Aí vem a pergunta, esse HD era utilizado em outra máquina? Se sim, por quetões de drivers, pode ser necessário iniciar em modo de segurarão para instalar um a um, mas o win10 é meio chato para habilitar o modo seguro. Outra opção seria fazer um backup e formatar, corrigindo isso aí.

Um outro ponto, que já aconteceu comigo, é mudar o a configuração de bios, na parte SATA mudar entre ATA, AHCI ou RAID, isso tbm provoca tela azul.

Ok, ele disse agora que não utilizava em outra máquina, na questão da formatação ele disse que tentou reinstalar para um dia anterior, o erro aconteceu dia 18, ele reinstalou para o dia 13, mas não funcionou. O modo seguro adiantaria isso? Valeu pelo suporte cara!

Nesse caso seria uma restauração do sistema, a formatação seria colocar a imagem do Win10 em um pendrive e formatar, instalando tudo do zero.

No modo seguro o sistema sobe com o mínimo de drivers funcionais e serviços, seria uma boa forma de iniciar o sistema e verificar o que está causando o problema. Pode ser um drive, uma aplicação, um serviço… com acesso ao sistema teríamos a certeza.

Será que ele lembra o que fez por ultimo e que possa dar uma dica do que pode ter causado? Seria interessante saber para vermos o que causou.

1 Curtida

Olha, ele disse que pelo que lembra, ele deixou algumas abas do chrome abertas e desligou o monitor, sem desligar o pc. Aí ele deu uma saida, e quando voltou ele disse que lembra do pc já estava desligado. No dia seguinte ele tentou ligar o pc e deu naquela tela de diagnóstico.

Muito provavelmente foi uma atualização de drive de vídeo, mas pode ser outro drive ou apenas um KB que não serviu para o caso dele.

Acredito que habilitando a possibilidade de acessar com modo seguro, vamos conseguir restaurar.

1 Curtida

Tem cara de que o boot está quebrado. Recomendo reparar o BCD (Boot Configuration Data):

1 Curtida

Hmm, isto está cheirando a parada abrupta de fornecimento de energia. Pode ser que enquanto ele dormia a energia caiu, com o disco ainda rodando. Isto pode corromper o HD, e já aconteceu comigo. Consegue verificar a integridade da fonte do PC e/ou já tentou iniciar por outro disco?

Será que se ele ativar o modo seguro vai ajudar a dizer algo? Porque ele fica na tela de erro de diagnóstico. Eu recomendei ele fazer isso mesmo. Uma windows bootável.

Se não quiser reinstalar o Windows, podes criar um penboot com Windows PE, como se fosse um LiveCD que pode servir para ler os logs e corrigir eventuais problemas. O pendrive hospedeiro deve ter ao menos 32GB.

1 Curtida

Vou pedir para ele fazer isso.

BAD SYSTEM CONFIG INFO, se não me engano, é quando vc muda de hardware (trocou de placa-mãe, talvez?)
https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update-winpc/erro-no-windows-10-tela-azul-bad-system-config/dc83b3e6-02cf-49e9-812a-9ea89343dc68?auth=1
entrar no modo de segurança resolveria isso, em teoria, só de entrar já resolveria

Eu tinha pedido para ele entra, numa chamada de vídeo, quando ele entrou no modo de segurança deu tela azul. Mas agora falei pra ele fazer o reparo com o windows bootável.

1 Curtida

Hello! :wave:t2:
Oque poderia ter acontecido foi problemas no BCD(Boot Configuration Data), atualizando e queda de energia por exemplo. Se ele conseguir usar estas telas:

Então no CMD, “terminal do Windows” ele poderia tentar reconstruir o BCD digitando este comando:
bootrec /rebuildbcd
E então nos mostrar os resultados antes de ir apertando o Y(yes) se o sistema pedir.

4 Curtidas

Eu pedi pra ele fazer isto e aguardo resposta dele, o que na seria esse comando?

1 Curtida

O comando citado por nosso amigo “RuKsu” está correto! , confira no link abaixo todo procedimento :point_down:

=>Bad system config info’ no Windows 10: como resolver o erro<=

1 Curtida