Erro em atualizar pacotes (Arch) assinatura PGP "marginal trust" e/ou pacotes corrompidos

DISTRO: ArchCraft

Então, este é um problema que teria uma solução simples, entretanto testei todas que consegui encontrar e nenhuma funcionou. Elas incluem:

Apagar o diretório gnupg do /etc/pacman.d e rodar
sudo pacman-key --init e pacman-key --populate.

pacman -Sy archlinux-keyring
pacman-key --refresh-keys

pacman -Scc
sudo pacman -Syyu

Entretanto nenhuma solucionou o problema.
Observação, esses pacotes, como o Brave e o Amberol eu utilizo.
Portanto, se possível, gostaria de não precisar excluí-los, mas suspeito que o problema é na chave pois somente esta apresentou problemas.

É possível apagar somente esta chave? Terei que excluir esses pacotes? Excluir esses pacotes pode quebrar minha distro?

2 curtidas

Você tem que fazer o procedimento de reinstalação não para o archlinux-keyring (que autentica os pacotes do repositório oficial do Arch), mas sim para o pacote que contém as chaves do repositório de terceiros de onde você baixa o brave e o amberol.

Suponho que é o chaotic-aur devido a assinatura de um dos desenvolvedores do Garuda Linux. Seria:

pacman -Sy chaotic-keyring
pacman-key --refresh-keys
pacman -Su
3 curtidas

Ainda persiste o problema, verifiquei aqui o Amberol e ele realmente não está abrindo. Estou pensando em apagar todos esses pacotes. Há algum deles que pode quebrar minha distro se excluído?

Edit: Só atualizou os pacotes que estavam dando problema então acredito que você está certo sobre o chaotic-aur.

Ja tinha ouvido falar neste repositório, e cheguei a cogitar a usar ele. Mas nunca tinha pensado neste “problema” de chave de autenticação.

São dois pacotes que precisam ser atualizados na verdade. Esse do chaotic e o do próprio arch.

sudo pacman -Sy archlinux-keyring chaotic-keyring

Acho que precisa apagar o cache do pacman também, mas não tenho certeza então roda esse comando antes.

sudo paccache -r

Compensa bastante, eu gostava. É bem mais organizado do que ficar instalando aur-helper e as instalações/atualizações ficam mais rápidas.

Ainda não funcionou.
O comando sudo paccache -r retornou “no candidates found for pruning”,
e após a execução do sudo pacman -Sy archlinux-keyring chaotic-keyring o problema ainda é o mesmo.

Estou cogitando apagar esses pacotes, e depois instalo novamente.
Algum desses quando apagado pode prejudicar meu sistema?

Limpa o cache, talvez os pacotes estejam realmente corrompidos, ou seja, não tem haver com a assinatura em si.

sudo pacman -Scc

Oi, obrigado pela resposta.

Eu já tinha tentado isso, tentei de novo e não funcionou.
Até usei um mirror diferente, mais rápido, e mesmo assim essa chave continua dando problema.

Será que isso tem alguma relação com o arch ter mesclado o repositório community com o extra? Eu acredito que não, mas vai que!

Novamente, eu poderia remover esses pacotes sem prejudicar a distro?

• sudo pacman-key --recv-key D6C9442437365605 --keyserver keyserver.ubuntu.com
  • sudo pacman-key --lsign-key D6C9442437365605
  • sudo pacman -U 'https://cdn-mirror.chaotic.cx/chaotic-aur/chaotic-keyring.pkg.tar.zst' 'https://cdn-mirror.chaotic.cx/chaotic-aur/chaotic-mirrorlist.pkg.tar.zst'

Esses três comandos resolveram a questão desta chave em específico.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.