Eu tentei começar a usar o Debian, mas dava erro quando eu ia baixar um programa .deb, eu usava o KDE, não sei se tem muito haver, alguém sabe como eu poderia arrumar isso? Pq se for para instalar um programa .deb pelo terminal é mais fácil instalar pelo apt. Fala algum negócio de atualização, não sei se tem haver pela loja ser o discover
já tentei, abre o discover e da um erro, acho que é falta de dependência
Arquivos .deb não são executáveis, são pacotes; portanto, não é necessário dar permissão de execução.
@Vital7 você poderia informar qual programa é esse que você está tentando instalar, e qual é exatamente a mensagem de erro? Tem algum print? Sem essas informações não é possível ajudar.
Sim sim, eu que viajei legal ali. Sorry, vou até retirar o que falei, pois faz muito tempo que não uso distros .deb e acabei falando groselha. ![]()
a melhor forma de instalar programas no debian é pelo terminal usando o apt-get, ou pela loja de aplicativos (depende do desktop que vc tiver usando, gnome, kde, etc)
pelo terminal é simples:
sudo apt update
sudo apt install
por exemplo, para instalar o hexchat, que é um programa de chat IRC
sudo apt install hexchat
Já testou com o gdebi (Vulgo melhor instalador de .deb do Debian)?
Olá Vital! Tudo beleza?
Cara geralmente ainda mais quando se trata do Debian você instala tudo pelo próprio repositório da distro, que é um dos mais completos que conheço.
Dificilmente há necessidade de instalar um pacote Debian assim tendo que baixar o arquivo e instalando local. Antes eu vazia dessa forma apenas com o pacote do Bitwarden pois ele não tinha um repositório para anexar. Porém até o Bitawarden depois passei a usar o Appimage e depois larguei de preconceito e passei a usar via Flatpack.
Qual pacote você está tentando instalar?
Geralmente quando acontece de faltar algum pacote e por que não foi habilitado o repositório contrib ( pt_BR/ConfiguraçãoRepositorios - Debian Wiki ).
Raramente você terá a necessidade de instalar um pacote localmente, e se por acaso acontecer de realmente precisar, sugiro usar o Flatpack, dessa forma é garantido de funcionar e você terá as devidas atualizações.
Abrass!