Erro EFI (DELL)

Bom dia pessoal!

Tenho um notebook DELL Latitude 3480, gravei a imagem do Zorin OS em um pendrive e fui dá boot, quando foi inicializar apresentou o erro EFI (Failed to open \EFI\BOOT\ - Invalid Parameter), vou posta a foto que fiz da tela abaixo:

Imagem do erro

Informação da BIOS

Fiz o teste com outras distribuições, e apresentou o mesmo erro no KDE Neon, Kubuntu e Zorin, fiz um teste com o Debian 11 e iniciou normalmente. Obrigado pela a ajuda!

Desativou o secure boot e, caso possua, o fast boot?
Usou qual programa para criar a imagem de boot?

2 curtidas

Opa parceiro, sim desativei secure boot, vou ver a questão do fast boot. O pendrive gravei com três para ver se era problema no software de gravação, usei: fedora media write, etcher e rufus no Windows, ambos ficam igual.

1 curtida

Abre a BIOS com F2, selecione a opção “restore settings”:

Fonte: SempreUpdate
Marque a opção “BIOS Defaults” e selecione OK ou APPLY. Caso ele faça algumas perguntas como: “você vai resetar as configurações” ou “ordem de boot será alterada/apagada” só mandar bala e ignorar.
Depois saia e pressione F12. Selecione o pendrive na ordem de boot e nos mostre se o erro persiste :slight_smile:

1 curtida

pelo o erro me parece que a iso esta corrompida
mas tenta resetar a bios, dizem que a bios da dell que é chata pra essas coisas.

2 curtidas

Opa mano, fiz exatamente o que sugeriu, mas continuar com o mesmo erro:

Como pode ver ainda continua igual.

Atualizei a versão da BIOS para a ultima que a DELL disponibilizou, mesmo assim nada!

Obrigado por tentar ajudar!

1 curtida

Fala mano!

Tô baixando uma nova img do Zorin para ver se pode ser isso.

TMJ

1 curtida

Blz. Tenta usar um outro Pendrive/CD para gravar a ISO :wink:

1 curtida

Já fiz isso mano! Mas não adiantou nada o erro persistiu.

Agora estou baixando outra iso para gravar e ver como vai ficar.

1 curtida

Se restaurar a BIOS para “padrão”, vai ativar o Secure Boot de novo.
Precisa entrar e desativar outra vez.

1 curtida

Estranho, no meu (Inspiron 15-3567) ele deixou o secure boot como estava (disabled), só limpou as entradas EFI e desativou o PTT (que não uso mesmo)

1 curtida

Tem outro SO nesse notebook?
Como esta a ordem do boot na Bios?

Se esta tentado dar boot via pen drive é necessário selecionar a mesma como primeira opção na bios.

Se o Zorin OS for o único SO no PC recomendo deixar o UEFI ativo, se quiser fazer dual boot futuramente ai você pode desativá-lo.

1 curtida

Veja se tem informação útil no link da Dell

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000131655/como-instalar-ubuntu-linux-no-seu-pc-dell

Boa sorte…

Caso de certo, adicione a solução no tópico

2 curtidas

Opa fiz exatamente isso, mas o erro persistia aí resolvi seguir a sugestão do @anon76731478, baixei a versão atualizada do Zorin e funcionou.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.