Erro do Kernel durante a instalação do windows 10 na Virtualbox (Kernel não carregado)

Kernel driver not installed (rc=-1908)

The VirtualBox Linux kernel driver is either not loaded or not set up correctly. Please try setting it up again by executing

'/sbin/vboxconfig'

as root.

If your system has EFI Secure Boot enabled you may also need to sign the kernel modules (vboxdrv, vboxnetflt, vboxnetadp, vboxpci) before you can load them. Please see your Linux system's documentation for more information.

where: suplibOsInit what: 3 VERR_VM_DRIVER_NOT_INSTALLED (-1908) - The support driver is not installed. On linux, open returned ENOENT. 

Como sou inexperiente em Linux preciso de ajuda

VirtualBox é sempre um trabalho, recomendo usar o Gnome Boxes pelo flathub.

O virtualbox não consegue carregar módulos no kernel porque o secure boot está ativado e o módulo em questão não está assinado, aí ele não carrega. Tens basicamente duas opções: ou desativar o secureboot ou assinar o módulo e incluir a cadeia de certificação no banco de dados da UEFI da tua máquina.

1 curtida

Se o secureboot já estiver desativado, o problema provavelmente ocorreu na instalação do virtualbox.

@Robert_Keleti qual é a distribuição que tu usas?

Virtualbox é um porre no Linux, tentei instalar no Fedora e não consegui. Gnome Boxes pra mim sempre foi de boas

Eu gosto do gnome-boxes, acho que ele usa o qemu para virtualizar.

Eu consegui instalá-lo no Debian Sid e funcionou de boa, só tive qve desativar o secureboot para conseguir carregar o módulo do kernel para o virtualbox. Mas por questão de segurança mesmo resolvi desinstalar e reativar o secureboot. Quanto menos brechas de segurança, no meu caso, melhor.

Boa noite,
Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro que sou principiante no mundo “Linux”.
Eu não instalei nenhuma distribuição, pelo que entendi o Chrome OS já vem com a distribuição DEB.
Se a minha percepção estiver errada, desculpe.

1 curtida

Não estou conseguindo desativar o securboot!
Acredito que tenho que acessar a BIOS e não estou conseguindo, o meu SO é o Chrome OS.

Bem, acontece que o Chrome OS dos Chromebooks é feito a partir de uma distro chamada Gentoo. Contudo, para rodar programas linux ele meio que emula uma outra distribuição linux chamada Debian. Acrecito que é por isso que você está enfrentando problemas com a virtualização, porque seria uma virtualização em cima de outra virtualização.
Com o virtualbox eu creio ser inviável a sua utilização, porque ele carrega um módulo no kernel do sistema hospedeiro, mas no seu caso ele tenta carregar esse módulo no kernel do Debian virtualizado e não do ChromeOS.

Eu sugiro quevocê tente usar outro software para ver se é viável, eu sugiro o gnome-boxes. Não estou certo que vá funcionar mas é mais provável que o virtualbox em si.

O comando é
sudo apt install gnome-boxes

Nesse caso eu não creio que isso funcionaria, assim mesmo.
Até então eu estava pensando que você estava usando uma distro linux “comum”, não me atentei às informações do seu perfil. Peço desculpas pela desatenção.
O secure boot não está nem chegando a ser o problema, nesse caso.

Esse Linux do ChromeOS já é uma virtualização, bem limitada, então acho que nem tem como instalar maquina virtual não.

1 curtida

A última atualização do Spice Tools para Windows é datada de dois anos atrás, no mínimo. Não acho uma boa…