Erro de instalação GRUB no Arch

Olá pessoal,

Estou tentando instalar o arch numa notebook novo e por mais que durante a instalação não apareça nenhum erro, ao dar reboot na máquina, ela para na tela de boot. Primeiro tentei instalar via UEFI mas não rolou. Depois via GRUB mas nesse método ainda pedia um diretório efi. Como sei se o sistema dá suporte a UEFI?

Outra coisa que deu erro era levantar o sistema com ‘mkinitcpio -p linux’ e o comando não estava disponível. Tentando instalar com pacman -S mkinitcpio não achava o pacote. Qual o outro método para levantar o sistema? Talvez seja este o problema de iniciar somente na tela de boot?

edit: não houve erro na primeira tentativa, mas agora penso que devo ter passado por cima e não prestei atenção

Tenho um notebook de 2015 é um Acer aspire e nele tmb não funciona o arch.
Bom segue aqui o tuto do Dionatan que eu segui para instalar o arch na minha maquina princial é um desktop.
https://diolinux.com.br/linux/arch-linux/como-instalar-arch-linux-tutorial-iniciantes.html

Tenta re-instalar talvez de certo.

Achei esse video tmb.
https://www.youtube.com/watch?v=nAYJqILQHgs

A instalação desse video é sem efi.

1 curtida

eu preciso ver o erro em si para postar aqui. Eu segui esse tutorial e mais um aqui no fórum, mas como estou no trabalho não tenho o erro exato aqui.

no guia de instalação oficial do archwiki diz:


(isso foi traduzido com o recurso de tradução embutido no Chromium “Traduzir para o português” ao clicar com o botão direito na página)

Qual tela exatamente?

se o comando não existe é porque o mkinitcpio não foi instalado, vc instalou o grupo base?

o vídeo do Dio foi só pra atender à demanda do público dele, inclusive o vídeo já está defasado e alterações na instalação já foram feitas (exemplo, o kernel linux deve ser explicitamente instalado, ele não é instalado pelo grupo base mais), a melhor formar de se instalar o archlinux é sempre o guia de instalação oficial

1 curtida

Peço desculpas não sabia disso. Tmb sou iniciante no Arch.

3 curtidas

Essa tela:

Refiz o processo de instalação seguindo a Wiki e não tive nenhum aviso de erro. Fiz instalação uefi. Dessa vez rodou normalmente o ‘mkinitcpio’.

O que eu fiz:

Partições: gdisk
sda1 500M para ef00
sda2 50G para /
sda3 2G para swap
sda4 para /home

  • mount /dev/sda1 /boot/efi
  • pacman -S grub efibootmgr
  • grub-install–target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=grub
  • grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg