Erro de inicialização do dual Boot Windows 10 e Ubuntu 18.04

Não sei o que está acontecendo , fiz o dual boot e não aparece a tela de grub entrado direto no windows 10 . Já reinstalei o Ubuntu com atualizações e tudo , mas dá no mesmo . O que fazer por gentiliza ?

Essa não é a primeira vez que faço o boot no meu PC , nas outras vezes esse problema não ocorreu . Meu disco já está particionado no linux em ext4 etc… . caso precise de comados quais seria para arrumar esse problema ? Já fiz esse e nada : bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Estou na mesma, mas com outra versão do Ubuntu. Tentei dual W10 com Ubuntu 19.04. Fiz o que manda o figurino (acho) e nada de GRUB. W10 instalado em SSD com uma partição (ext4) para o Ubuntu. HD com partição de dados para o Windows e outra para os dados do Ubuntu. Aparentemente tudo certo mas não aparece o GRUB. Alerto que não sou da área e posso ter me embananado com algo trivial (UEFI ou Legacy, por exemplo).

1 curtida

Eu consegui corrigir esse erro reparando o boot via live CD , mas caso tenha um pendriver butável também dá certo. O link que vai ajuda-lo a fazer o processo :
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

2 curtidas

Obrigado klsio21. Chegando em casa à noite, vou testar essa solução e informarei o resultado.

1 curtida

Esse foi o retorno da execução do boot repair:
A sessão atual está em modo Legacy. Por favor, reinicie o computador e use esse programa em uma sessão EFI. Esta funcionalidade será ativada. Por exemplo, use um live-USB do Boot-Repair-Disk-64bit (boot-repair-disk download | SourceForge.net), depois de estar certo que sua BIOS está preparada para fazer o boot USB no modo EFI.
Acabei resolvendo sem resolver: acesso o Ubuntu através de gestor de inicialização do note em que escolho a unidade de arranque. Sem o GRUB, mas, pra minha necessidade, basta.

2 curtidas

Ok , tudo está certo , muito bom ! :smirk::call_me_hand:

2 curtidas

Olá, boa tarde. <Não consigo mais colocar dual boot>

Estou com um problema parecido. Eu tinha windows 10, coloquei o ubuntu 18.04, até ai maravilha! funcionava o dual boot entrando na tela roxa do grub.

Reinstalei o windows 10 e não aparecia mais o grub para escolher, inicializava direto no windows. Executei este comando no CMD como admin: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Não funcionou, então segui este tutorial: Como recuperar boot do linux (grub) após reinstalação do windows 10 , 7, 8 etc - YouTube

Que ensina através de um pen drive botavel, entrar na versão teste do ubuntu e criar uma pasta para inicializar atraves do terminal:

sudo mount dev/sdd4(nome) /mnt

sudo grub-instal --root-directory=/mnt /dev/(nome do ssd)

Só que agora só inicializa o ubuntu… como eu resolvo para ter meu dual boot novamente?

O Processo de Dual Boot funciona da seguinte forma , Primeiro Você instala o Windows depois você instala o linux caso ele não reconheça o windows no dual boot ai você entra pela iso do linux e aplica esse comados abaixo :

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

e utilizar o programa do boot repair para reparar o boot

https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair