Olá pessoal,
Depois de muita pesquisa, achei por bem vir até vocês…
A anos eu uso linux, mas não me considero um usuário avançado.
Adquiri um hd externo wd elements de 4T para backup dos dados, e ao espetar em meu mint, ele simplesmente não montou. Então decidi formatá-lo usando o Gparted, e depois de muitas tentativas frustradas, achei por bem tentar no Windows.
Seguindo as orientações e fazendo a formatação padrão pelo Windows (ntfs), o hd acabou montando normalmente como unidade F: do sistema.
Ao retornar para o meu mint, eu simplesmente não consigo montar, e pior, também não consigo formatá-lo, pensando em colocar outro tipo de formato de arquivos, que não seja o ntfs.
Alguém consegue me dar uma luz, do que e como fazer (em detalhes, se conseguir) se existe esperança de usar esse hd em linux. Agradeço muita a comunidade, desde já.
Pela imagem tu esta tentando verificar um HD em NTFS pelo fsck. Isso não funciona, pois o fsck funciona apenas para sistemas de arquivos nativos do Linux. Mas pela ferramenta discos tu pode verificar e reparar NTFS.
Tente isso aqui porem tenha certeza q seu hdd é /dev/sdb ou troque para o correto
so coloquei pq vi no exemplo na foto acima.
Como root ou sudo:
> # Desmonta todas as partições do dispositivo /dev/sdb, ou ignora o erro se não houver nenhuma.
> umount /dev/sdb* || :
>
> # Remove todas as assinaturas de sistema de arquivos do dispositivo /dev/sdb.
> wipefs -af /dev/sdb
>
> # Cria uma nova tabela de partições no dispositivo /dev/sdb, define a primeira partição como tipo 8300 (Linux filesystem) e atualiza a tabela de partições.
> sgdisk -e /dev/sdb --new=0:0: -t 0:8300 && partprobe
>
> # Aguarda 3 segundos.
> sleep 3s
>
> # Desmonta novamente todas as partições do dispositivo /dev/sdb, ou ignora o erro se não houver nenhuma.
> umount /dev/sdb* || :
>
> # Formata a primeira partição (/dev/sdb1) com o sistema de arquivos ext4 e rotula como "Meu_HDD".
> mkfs.ext4 -L Meu_HDD /dev/sdb1
>
> # Define o ponto de montagem para o HDD em /run/media/myhdd/.
> hdd_mount_point="/run/media/myhdd/"
>
> # Cria o diretório do ponto de montagem, se não existir.
> mkdir -p "$hdd_mount_point"
>
> # Monta a primeira partição (/dev/sdb1) no ponto de montagem especificado.
> mount /dev/sdb1 "$hdd_mount_point"
> # Cria uma nova tabela de partições no dispositivo /dev/sdb, define a primeira partição como tipo 8300 (Linux filesystem) e atualiza a tabela de partições.
> sgdisk -e /dev/sdb --new=0:0: -t 0:8300 && partprobe
>
Retornou o seguinte texto:
Warning! Read error 5; strange behavior now likely!
Found invalid GPT and valid MBR; converting MBR to GPT format
in memory.
Warning! Secondary partition table overlaps the last partition by
5 blocks!
You will need to delete this partition or resize it in another utility.
Non-GPT disk; not saving changes. Use -g to override.
> # Aguarda 3 segundos.
> sleep 3s
>
> # Desmonta novamente todas as partições do dispositivo /dev/sdb, ou ignora o erro se não houver nenhuma.
> umount /dev/sdb* || :
>
> # Formata a primeira partição (/dev/sdb1) com o sistema de arquivos ext4 e rotula como "Meu_HDD".
> mkfs.ext4 -L Meu_HDD /dev/sdb1
Retornou o seguinte (na tentativa de seguir com a formatação):
mke2fs 1.46.5 (30-Dec-2021)
A criar sistema de ficheiros com 1023999744 4k blocos e 256000000 inodes
UUID do sistema de ficheiros: 39c871ee-ed1e-4f96-8125-caaef9e8f1f2
Cópias de segurança de superblocos gravadas em blocos:
32768, 98304, 163840, 229376, 294912, 819200, 884736, 1605632, 2654208,
4096000, 7962624, 11239424, 20480000, 23887872, 71663616, 78675968,
102400000, 214990848, 512000000, 550731776, 644972544
A alocar tabelas de grupo: pronto
Gravando tabelas inode: pronto
A criar diário (262144 blocos): concluído
Escrevendo superblocos e informações de contabilidade de sistema de arquivos: mkfs.ext4: Erro de entrada/saída ao escrever e fechar o sistema de ficheiros
So por curiosidade ja fez um teste no Windows com o cristaldiskinfo pra ver se o nome do disco e mostrado corretamente? Digo isso pq no Gnome-Disks o nome do distro esta incorreto mostrando outro nome aleatorio, o certo se for original e mostrar WD Elements *(local do modelo mostrado) onde esta o “AL SSD”