Erro de download partição cheia

Olá pessoal, tudo bem com vocês ?
A um tempo venho me deparando com um erro quando tento efetuar algum download, o erro diz que a minha partição está cheia e mostra a quantidade de blocos sendo utilizados e os que são necessários para efetuar o download… porém eu não sei qual é essa tal partição cheia rs, dei uma olhada nas minhas partições e identifiquei que a minha partição / está quase 100% cheia, mas estou com medo de excluir algo que não deveria e por isso vim aqui para ver se alguém poderia me dar uma dica sobre como prosseguir (minha distro é ArchLinux, uso a pouco tempo) tentei apagar os arquivos de cache com “sudo pacman -Scc e sudo pacman -Sc” porém o erro continua eu imagino que vou ter que limpar alguns arquivos manualmente gostaria de algumas dicas sobre oq não apagar por engano rsrs.
Desde já agradeço!

Pode ser interessante usar o Disk Usage Analyzer (baobab) para identificar quais pastas e arquivos estão consumindo mais espaço em seu disco:

Pode ter alguma pasta esquecida utilizando espaço com coisas que não usa mais.

Tem de verificar se você alocou espaço suficiente para a sua partição do sistema. Abra o Gparted ou algum outro gerenciador de partições, tire uma captura de tela para vermos como está o particionamento do seu disco. Se não tiver o Gparted, você pode instalá-lo no seu Arch Linux com o comando

sudo pacman -S gparted

(Se não tiver espaço suficiente você vai ter que desinstalar alguma outra coisa antes).

Hmm interessante, posso tentar instalar para dar uma olhada.

Ah sim eu tenho o Gparted instalado, no momento não estou no pc mas assim que conseguir vou verificar e mando a captura de tela.

Olhado agora realmente acho que aloquei pouco espaço rsrs

Você alocou apenas 10 GB para a partição raiz do sistema (/), o que é pouco. Note que a partição onde está o /home tem espaço de sobra, mais de 400 GB livres.

A solução agora é você diminuir pelo menos uns 50 GB da sua partição /home, de modo a liberar esse espaço para aumentar a sua partição /.

Você deverá inserir o pendrive de instalação de uma distro no modo live, e então usar o Gparted para fazer esse procedimento.

Você alocou apenas 10 GB para a partição raiz do sistema (/), o que é pouco. Note que a partição onde está o /home tem espaço de sobra, mais de 400 GB livres.

A solução agora é você diminuir pelo menos uns 50 GB da sua partição /home, de modo a liberar esse espaço para aumentar a sua partição /.

Você deverá inserir o pendrive de instalação de uma distro no modo live, e então usar o Gparted para fazer esse procedimento. Se você já usou o gerenciador de partições do Windows antes, ou o próprio Gparted, não terá dificuldade em realizar essa tarefa.

Primeiro você clica com o botão direito na sua partição /home, depois clica na opção “redimensionar/mover”.

Use o mouse para deslizar a borda esquerda da partição, de modo a liberar o espaço necessário, ou simplesmente informe o valor em megabytes no campo “Free space preceding” (espaço livre antes).

Como você tem uma partição SWAP no meio, será necessário deslocar a partição SWAP para a direita, de modo a deixar o espaço livre bem ao lado da sua partição /. Por fim, aumente a partição /para ocupar todo o espaço livre. O processo é bem intuitivo. Ao final clique no botão com este ícone :white_check_mark: para aplicar as alterações.

Antes você precisa fazer backup dos seus arquivos para outro local, se não quiser correr o risco de perdê-los.

A é 400GB.

Olá Thiago12 entendi muito obrigado pela ajuda, já aproveitando rs eu lembro que quando eu tentava iniciar algum pendrive com uma ISO ele não aparecia na minha BIOS eu uso o GRUB e gravo a ISO com dd do linux mesmo, isso acontecia antes vou ver se ainda continua acontecendo.

Então galera rs, outro problema surgiu hahaha gravei a iso com o dd aqui mas o pendrive não aparece nem no boot option da BIOS nem no GRUB.
Vocês sabem o que pode ser ?

Tenta trocar a porta USB, resetar a BIOS… também pode ter ocorrido algum erro ao gravar a ISO no pendrive. Usa o Etcher.

Pensei em usar o Etcher também eu tinha instalado mas acho que por algum motivo desinstalei, mas vou tentar com ele sim.

Deu certo, gravei a ISO com o Etcher e funcionou, muito obrigado pela ajuda!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.