Erro de comunicação dos drivers da placa de video com o kernel? (pelo menos assim eu entendi)

Eu baixei ArchLinux no KDEplasma, e depois baixei o HyprLand como window manager. Eu tentei baixar Prism Launcher depois de uma pesquisa rapida para saber um bom launcher de Minecraft para Linux. Acontece que o jogo não abre com um report de “não foi possivel comunicar com o OpenGL”. De maneira semelhante, ao abrir o Zeditor (leitor de arquivos), ele diz que só é suportado pelo Vulkan, e diversas vezes eu tentei instalar o vulkan e falhei miseravelmente. Quando rodo comandos relacionados a “nvidia-dkms” ou “dkms” o terminal diz que ouve um erro ao executar o comando de unificar o driver com o kernel. Atualmente estou utilizando o Kernel Linux padrão, mas acabei me perdendo em meio a tantas tentativas de solucionar o problema e é possivel que o linux-lts esteja instalado, porem tenho 90% de certeza que nao esta em uso se esse for o caso. Eu so quero jogar minecraft e rodar meu desktop de maneira otimizada e sem travamentos, por favor me ajudem.

Qual seu equipamento? Qual a sua GPU? Qual distro Arch com KDE está usando?