Erro de autenticação no Zorin os lite(16)

Boa noite pessoal, hoje venho compartilhar um ocorrido que aconteceu comigo hj de noite, eu ligo meu pc e o sistema me pede para atualizar alguns apps, até aí tudo bem, porém o problema começa quando eu vou atualizar, sempre aparece está “coisa” na foto a seguir:

perdão caso não esteja em boa qualidade, não consigui tirar uma foto mlehor pois é muito rápido

O que acontece se atualizar pelo terminal?

Pq vc não loga no Fórum pelo navegador e manda um print do erro?

Decifra da foto:

Um aplicativo está tentando executar uma ação que requer privilégios. É necessaria autenticação para executar esta ação.
Sua tentativa de autenticação falhou. Por favor, tente novamente.

Tente atualizar através do terminal.

$ sudo apt update

explicação está no post mas respondendo novamente, é muito rapido por isso tive que gravar em camera lenta pelo meu celular e tirar uma parte do video

Bom, faz pelo terminal e veja se há algum erro - sudo apt update && sudo apt upgrade

Ah, sim - a loja pede a senha ao vc pedir pra atualizar algum programa?

não, porem dá o mesmo erro ao eu baixar qualquer app em .deb

A loja não pede senha? Quando vc fala:

vc quer dizer tentar instalar pela loja?

Houve algum erro ao tentar atualizar pelo terminal?

aparece isso no final
Captura de tela_2022-04-06_16-05-39

Tá, tem um arquivo aí com erro que me parece que é o que diz ao sistema o que deve ser atualizado - pode ser algum problema com os servidores da Canonical ou algo com teu sistema… aí precisamos da ajuda de quem manje de distros baseadas em Ubuntu - eu esqueci tudo, faz 2 anos que fui pro Manjaro. Mas tá temos algo pra investigar…

Tenta fazer o que o rodrigo falou, mas antes rode: sudo apt autoclean && sudo apt update && sudo apt auto-remove
Isso:
1- “Limpará” o cache do apt;
2- Fará um refresh na base de dados do pacotes;
3- Removerá pacotes não necessários, o que pode acabar com o conflito que você está tendo.

1 curtida

no meu aparece a mesma mensagem quando tento instalar o chrome, e mesmo digitando os comandos mencionados no terminal ele requisita senha por lá tbm a qual tbm não tenho acesso alguém sabe o que fazer