Erro após atualização CentOS7

Boa tarde.

Antes do almoço, vi que uma máquina (CentOS7) onde salvamos um wordpress com uma base de conhecimento interna estava precisando de atualização.

Pelo terminal executei um yum update -y e em seguida um yum autoremove.

Pelo ambiente gráfico apareceu uma mensagem que era necessário reiniciar o computador, então coloquei para fazer e fui almoçar.

Ao voltar do almoço, notei que não estava exibindo a tela de login, então conectei por ssh e reiniciei.

Após o reinício não voltou e então via ssh tentei executar um yum update ‘só pra ver’ se tinha faltado algo haha.

Exibiu a mensagem abaixo:

Já tentei procurar em alguns fóruns e até agora não achei solução.

Eu não sei se ocorreu algum problema durante a atualização ou se foi o meu ‘autoremove’ que apagou algo que não deveria.

Alguém conseguiria me auxiliar, por gentileza?

Você está com um belo de um problema em mãos se o yum estiver realmente quebrado fica mais complicado para saber o que realmente aconteceu pois você não tem acesso ao histórico de transações, talvez na própria operação que você realizou tivesse um enorme aviso dizendo o que seria feito no sistema mas você o executou com um (-y e provavelmente não viu) enfim você teria que verificar se houve atualização tanto no yum como no python (me parece problema com python) mas não posso afirmar com certeza sem as informações do histórico de transação.

yum history info last

Iria mostrar o que foi feito durante a última transação, como você efetuou outros comandos após a transação problemática, você pode obter o número das transações com yum history | more sem acesso ao history na pior das hipoteses você provavelmente tera que reinstalar (com rpm, não sei se o CentOS vem com Packagekit instalado por padrão) as versões do yum ou do python anteriores ao upgrade (isso não é recomendável pois você não tem acesso a quais pacotes seriam atingidos por essa operação).
No mais a princípior seria interessante saber qual versão do python está em uso (python --version) muitas vezes pode ter havido algum problema nos scripts de pós instalação do pacotes e os links não foram criados e o yum não está encontrado a versão do python.

Isso é válido tanto para o yum (que foi substituido pelo dnf) quanto para o dnf, lembrando que essa substituição foi em 2013 no “fedora” devido a vários problemas de transação que erram corriqueiros no yum, hoje em versões mais atuais do CentOS e do RHEL o yum é só um wrapper para o dnf.

Obrigado pela resposta.
Eu acabei conseguindo instalar novamente o Python 2.7 (se não me engano) e desabilitei o Python3.
O yum voltou a funcionar, mas infezlimente o computador não voltou à vida como esperado.
Eu acessava uma pasta pelo samba, que não voltou a funcionar e também não está dando vídeo.
No fim das contas eu estou tentando migrar a base de conhecimento wordpress pra outra máquina pra ter certeza que não vai quebrar nada pra poder formatar este computador e começar tudo do zero novamente.

Eu fiz o comando que você mencionou, gerou este retorno, não sei se vai ajudar em algo, porém fica o registro e caso tenha algo que consiga saber a partir da imagem, agradeço sua colaboração.

image

Ok espero que você consiga resolver tudo, mas você pode obter informações detalhadas da transação com yum history info (numero_da_operação) ex: yum history info 31 (que foi a sua última alteração complexa 228 pacotes), existe a opção de desfazer a operação (mas devido a quantidade de pacotes não creio que vá funcionar corretamente).
A saida da informação detalhada talvez mostre aonde houveram erros e geralmente fica localizada ao final do histórico como na captura abaixo;

Mas caso vá tentar opções de recuperação primeiro salve os dados que precisa.
Boa sorte!!!