Erro ao tentar montar partição ntfs, Linux Mint

Até ontem antes da atualização funcionava, hoje porém, tive problemas quanto a isso. Me ajudem pois senão perderei arquivos de extrema importância

De repente ele parou de funcionar apresentando o seguinte erro:

Olá :wave:

Dê esse comando:

cat /etc/fstab

Ele irá listar como as partições do seu sistema foram montadas, e aí quem sabe podemos modificar algo.

Outra coisa, se você usa dual boot, desative a suspensão/hibernação e a inicialização rápida do Windows.

sudo ntfsfix --clear-dirty /dev/sdb1

Gente, o NTFS foi bom na época de seu lançamento, já que as alternativas eram equivalentes, mas isso é passado, enquanto os outros desenvolvedores de filesystem de sistemas operacionais continuaram desenvolvendo filesystem mais seguros e hoje o Linux está correndo atras de desenvolver o bcachefs não faz sentido nenhum usar NTFS, é totalmente obsoleto e inseguro para os tempos atuais, esse filesystem já tem mais de 30 anos, é tempo suficiente para uma pessoa que estava no ventre de uma mulher a 30 anos atrás o embrião já ter atingido a fase adulta e ainda ter seus próprios filhos e casa, o NTFS já deveria ter sido substituído a 20 anos atrás.

Usar o NTFS é arrumar dor de cabeça.
A mas eu preciso por causa do Windows, então não use para armazenar arquivos, use apenas para transferência de arquivos, transfira o que precisar e não delete da fonte original.

Eu fico repetindo isso dia após dia, mas eu sou uma pessoa só, ai acontece essas coisas e ai fica quebrando a cabeça com um problema que a desenvolvedora do Windows está a 20 anos tentando arrumar.

Ninguém no mundo inteiro usa NTFS em servidor, mas o pessoal do desktop parece que não larga o osso, que nem o EXT4, ate hoje essa coisa.

Éh rapaz, eu cai na sua armadilha em trocar o ext4 por zfs e com isso minha distro ficou mais potente, veloz e mais eficiente.

1 curtida
1 curtida

Vc está usando ZFS no Ubuntu? mas o ZFS no Ubuntu ainda não é experimental?
O núcleo Linux não da suporte ao OpenZFS por padrão, vc compilo e instalo os módulos do ZFS no Linux na unha?

Caramba foi em 2016 que a Canonical implemento o ZFS no Ubuntu, o tempo voo. Já deve estar bem estável.

Não rapaz, eu me enganei, não é “zfs” mas sim “xfs” na minha distro peppermintOS

1 curtida

A partição que contém o Windows em si precisa ser em NTFS; mas por que não usar exFAT para as destinadas só a guardar arquivos?

Aliás, há distros de Linux que já vem com os pacotes para formatar em exFAT devidamente instalados (caso do Mint), e a outras em que é preciso baixá-los e pô-los para funcionar (caso do Lubuntu).

partições FAT são inseguras, o extFat é mesma coisa do FAT12 em segurançã, tem nenhuma melhoria, o extFAT só existe para fazer transferencia entre MAC, Windows, Linux, mas não para armazenar, essa coisa é tão incompetente para fazer armazenamento que nem são mais usadas em sistemas operacionais, e também parando para pensar os FAT são inúteis se tiver internet, porque é só fazer a transferência por um serviço de nuvem, a mais eu uso internet móvel, pois bem, use o seu celular para transferir por wifi pela rede wifi que vc esta localmente, a mas não tem nenhuma alternativa, ai sim usa FAT, mas não para armazenar e sim para transferir, armazenar vc vai armazenar é no seu computador que tem um filesystem decente de verdade.

Nunca recomendei XFS, obsoleto em segurança, cair a energia já era. Eu a uns tempo eu estava falando do ZFS, mas não tem porque implementar ZFS para usuário comum no Linux por motivo de segurança para desktop sendo que o BTRFS tem os mesmos recursos de segurança, o que falta no BTFS é recursos não relacionado a segurança, mas que podem ser implementados por software de terceiro, se da para fazer com software de terceiro então em segurança não tem nada que seja extraordinário para adicionar.
Mas em segurança do ZFS e os posteriores para os FS anteriores o salto de segurança é extraordinário.

1 curtida

Se eu quiser ter partições de dados que sejam acessadas tanto pelo Windows quanto por distros de Linux, as opções de sistema de arquivos são poucas, não? NTFS, FAT e ExFAT são o que o Windows reconhece por padrão. Há programas que façam o Windows ler adequadamente Ext4, Btrfs e outros formatos?

É o que eu falei, esses filesystens não serve para armazenamento apenas para transferencia, armazenamento de arquivo no Windows não é seguro mas isso é problema para os clientes da Microsoft, agente tem opção de filesystem mais seguro agente não precisa passar raiva, transferência é extFAT, armazenar é os modernos.

Só para acrescentar o exFAT é FAT de 64bits ou FAT64, só mudaram um pouco o padrão de nomenclatura.

1 curtida