Tentei instalar o lol pelo lutris porém deu esse erro, alguém sabe como resolver ou alguma outra forma de baixar?
Vinicius, você está tentando instalar usando o script disponível no site do Lutris, ou executando o EXE diretamente?
Esse erro está acontecendo pois o instalador necessita que o Directx9 esteja instalado. No script isso deveria ser feito automaticamente, mas ainda assim, dá pra fazer manualmente usando o Winetricks. Só selecionar as opções “d3dcompiler_43 d3dx9” na seção de "DLL e Componentes. Faça isso e depois reexecute o instalador, usando o mesmo prefixo. Lá naquele tutorial que eu passei no outro tópico é explicado como se faz isso.
eu tentei instalar diretamente pelo site do lutris, dai deu esse erro.
eu meio que me perdi no passo 3 do tutorial “Run exe inside wine”, o arquivo de instalação seria oq exatamente?
e ao abrir o lutris aparece essa mensagem é normal?
“lutris was unable to detect vulkan support i368 architecture”
Estranho. Pelo o que diz no site o script é considerado bastante funcional. Eu mesmo testei aqui e deu certo. Você usou o script que tem uma bolinha amarela (Gold)?
Seria o arquivo que é baixado na página do LoL, na página de Download.
Você precisa instalar as bibliotecas de 32Bits do Vulkan. Você pode fazer isso com o comando:
sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386 libgl1-mesa-dri:i386
(Fonte: docs/InstallingDrivers.md at master · lutris/docs · GitHub)
eu tentei novamente instalar pelo site do lutris e deu o mesmo erro, porém dessa vez apareceu isso
e em relação as bibliotecas de 32bits de isso
E eu baixei o arquivo no site do lol e depois do " run exe inside wine prefix " e selecionar o arquivo não acontece nada

Você está usando algum PPA?
De onde que veio esse pacote wine-lol
?
Para instalar o Wine use apenas:
sudo apt install wine-installer
Não é recomendado usar os PPAs no Wine, a não ser em casos muitos específicos, pq causam mtos conflitos. E o próprio Lutris fornece um “runner” (uma compilação do wine) próprio para o LoL:
Ou seja, no máximo vai usar uma ou outra lib do Wine do sistema, mas no fim o que realmente vai será usado é o lutris-lol, e não o wine do sistema.
Acho que não, não sei o que é ppa.
esse pacote do wine lol foi de um vídeo q vi ontem no youtube ensinando a instalar…
Abra o programa “Fontes de Aplicativos” e entre na aba “PPAs”. Aparece algum item na lista?
Pois é, esse é o motivo do problema. Remova, ou desabilite, pelo menos o do Wine. Para isso é só selecionar o item e clicar em “Remover”, ou apenas desmarque a opção para desabilitar. Depois remova todos os pacotes do wine, atualize o cache do Apt e depois tente novamente:
sudo apt purge wine*
sudo apt autoremove
sudo apt update
sudo apt install wine-installer
Desabilite todos então, com exceção do Lutris. Todos os outros são feitos para o Ubuntu 16.04, e não tenho ideia de quais pacotes fornecem, mas com certeza algum fornece versões alternativas do Wine. O Mint 19.3 utiliza como base o 18.04 (bionic), e o Xenial (16.04) trazia versões bem diferentes de cada pacote. Se o pacote foi pensado para o 16.04, as dependências também serão do 16.04, o que pode conflitar com as versões do 18.04.
Além disso, usar PPAs desconhecidos traz riscos ao sistema, pois você estará instalando um pacote cujo conteúdo é desconhecido. Por exemplo, pode haver modificações mal-intencionadas nos códigos-fontes, que são bem difíceis de serem identificadas.
acho que deu certo, eu consegui instalar normal pelo site do lutris,agora aparece isso ao tentar iniciar ambos os jogos
Pode ser que, no meio dessas desinstalações, o Vulkan tenha sido removido sem querer.
Reinstale-o com o comando:
sudo apt install vulkan-utils libvulkan1 libvulkan1:i386 mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386 libgl1-mesa-dri libgl1-mesa-dri:i386 libgl1 libgl1:i386
Blz! Que bom!
Acho que sim, até porque pelo o que diz a mensagem o jogo não irá funcionar corretamente se escolher “Não”. Isso só irá alterar a configuração, pois o Lutris já traz um Runner próprio para o LoL, provavelmente já com as modificações necessárias.