Erro ao tentar atualizar e instalar aplicativos no Linux Mint

Olá,

Começei a usar recentemente o Linux Mint minha primeira distro do Linux, recentemente ao tentar usar o comando “sudo apt update” o mesmo aparenta nao conseguir conectar a nenhum servidor para atualizar os aplicativos

Alem disso ao tentar usar o gerenciador de atualizações ele apresenta esse erro

desde já adianto que sou bem novo no Linux e agradeço qualquer ajuda!

2 curtidas

Não foi possível resolver 'security.ubuntu.com’, isso é erro de DNS, vc tá com internet no Pc?

Você pode testar dando um ping

ping 8.8.8.8

Vai no Gerenciador de Atualizações, depois em Editar → Fontes de Aplicativos.

Lá tem como escolher os servidores de atualização, ele até mede o mais rápido pra você.

Se vc deu uma voadora no apt quando ele tá a trabalhando, reseta o cachê.

sudo rm /var/lib/apt/lists/lock
sudo rm /var/lib/dpkg/lock-frontend
sudo dpkg --configure -a

Dá uma olhada no que o código faz antes de rodar ele. Lembre-se, permissão se dá só quanto necessário pelo período necessário e não confia em ninguém.

3 curtidas

Bom dia!

Obrigado pela resposta, estou no meu trabalho hoje a noite quando tiver acesso ao computador farei esses processos e trago jma atualização sobre!

1 curtida

Boa noite!

Fiz os testes que solicitou, ao fazer o ping ele identificou a conexão fazendo varios pings em sequencia

Sobre o gerenciador tentei alterar os servidores mas ele esta dando um erro ao atualizar o cache após a alteração

Ao tentar resetar o cache via terminal como indicado o apt segue com erro, segue prints atualizado

Vamos fazer um teste rápido, oda esse comando.

echo “nameserver 8.8.8.8” | sudo tee /etc/resolv.conf

Aí da um sudo apt upgrade e update pra ver o que ele vai falar.

Pergunta, o relógio do sistema tá com a hora certa? da uma conferida.

Vai dá certo.

Bom dia!

Rodei o comando e o update e upgrade, segue sem funcionar

Não sei se pode ter algo haver, mas isso começou após eu notar uma instabilidade na minha conexão em geral com a rede de internet, uso uma placa wifi PCE AXE3000 e ela não driver com suporte nativo para linux, eu tenho usado o que foi trazido junto da instalalção do sistema

Outro detalhe que notei, pesquisando sobre vi muita gente falando sobre verificar PPAs e Repositorios adicionais para verificar se os que nao estao sendo encontrados estao checados porem, ao acessar as paginas referentes não existe nada nelas

Maninho, o que pode se, que já aconteceu com migo foi um repositório ruim, então aí voltar resolvem.

sudo nano /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list

Você pode usar o micro em vez no nano, com ele vc consegue usar ctrl+v, ctrl+s, ctrl+q da sair…

Se eu não estiver enganado, essa é a lista correta.

deb http://packages.linuxmint.com zena main upstream import backport 

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu noble main restricted universe multiverse
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu noble-updates main restricted universe multiverse
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu noble-backports main restricted universe multiverse

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ noble-security main restricted universe multiverse

Para salvar no nano: Ctrl + O e Enter. Depois Ctrl + X pra sair.

sudo head -n 1 /etc/resolv.conf | grep -q "8.8.8.8" || echo "nameserver 8.8.8.8" | sudo tee /etc/resolv.conf && sudo apt update && sudo apt upgrade

Sobre a placa, geralmente elas usam chips Intel (AX210) ou Realtek. Se for Intel, o kernel costuma reconhecer, mas se for Realtek, vai sofrer com quedas.

Pra atualizar, se possível usa uma cabo de rede, se não tiver como, coloca o USB e ativa o tethering USB, ele fica em Hotspot portátil no Android, sabe quando vc vai compartilhar a internet, é lá.

Todos rezando:

Python nosso que estais no Shell..

Ficou no aguardo.

Fiz o processo, ele não deu o erro que estava anteriormente e aparentemente voltou a funcionar!

Mas aproveitando, ao fazer o update e upgrade ele identifica 2 casos para atualização mas nao efetua ela quando dou o upgrade, como deveria seguir nesse caso?

1 curtida

Opa, a oração nunca falha kkkkkkk

sobre esses 2 pacotes que ficam no upgrade, isso no mundo Debian/Ubuntu/Mint…………………. é muito comum, especialmente em distros novas como a Zena. É oq eu o povo chama de “Phased Updates” (Atualizações em Fases) ou pacotes que precisam de novas dependências que o upgrade comum não tem permissão para instalar sozinho.

Pra baixar, vc tem que rodar um

sudo apt full-upgrade

O full-upgrade (dist-upgrade) tem permissão para instalar novas dependências ou remover pacotes antigos que estejam travando a atualização desses dois carinhas.

Se der erro, é Phased Update. O Ubuntu (que é a base do seu Mint) segura alguns pacotes para uma porcentagem de usuários primeiro, só pra garantir que não vai quebrar nada. Se for isso, o terminal manda tipo, “The following packages have been kept back”.

Ai é só esperar uns dias que a atualização baixa.

Sobre o seu drive de rede, vc pode rodar

lspci -knn | grep -iA3 net

e mandar aqui pra gente ver se tá atualizando.

Marca a solução lá maninho.

Eu editei só um “com” que tava “c{m”, só isso.

Eu tô c{m alergia kkkkkk, desculpa erros de português.

Marquei! Kkkk tranquilo

Obrigado por toda a ajuda! Chegando em casa faço o teste para ver sobre a rede

1 curtida

Boa noite!

Atualizações, sobre os arquivos que o upgrade não estava funcionando, subiram para 43 kkk e agora esta trazendo essa mensagem

sobre o wifi segue o que o terminal traz ao rodar o comando

Opa a tua placa de rede tem suporte nativo no Linux pelo driver iwlwifi, é uma Intel Wi-Fi 6E AX210/AX1675 (Typhoon Peak).

Uma coisa que dá pra fazer, é deixar pro Linux para de tentar fazer a sua pelada de rede dormir desativado o Power Management do Wi-Fi.

sudo sed -i 's/wifi.powersave = 3/wifi.powersave = 2/' /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf

Depois é só reiniciar o serviço de rede.

sudo systemctl restart NetworkManager

Essas atualizações que não foram baixadas, só que dizer que está vindo uma boa atualização pra você, e que ela está sendo bem testada antes de cair no colo, esse “adiamento” é um sinal de que o sistema está sendo bem cuidado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.