Erro ao reiniciar Ubuntu

Boa noite, venho pedir ajuda de vcs mais uma vez, sou iniciante, já tenho o mint em uma máquina aqui, fui instalar o Ubuntu 18.04 em um notebook e aconteceu isso…


Aí dou esc

Tem como arrumar isso? Obrigado a todos que puderem ajudar.

Ele ta iniciando com o boot manager do windows :thinking:
Vc tem windows instalado?

Ele tinha o windows, fiz o pendrive de boot e quando instalei escolhi a opção apagar disco

Cara, qual programa você ta usando pra fazer o pendrive bootavel? Eu tive um problema semelhante, formatei de novo e deu certo, da primeira vez usei o Yumi e ficou todo bugado por algum motivo, dai usei o Rufus da segunda vez e deu certo…

2 curtidas

Desabilitou a UEFI? HP normalmente tem que deixar em Legacy ela funcionar os boots de outros sistemas.

1 curtida

A UEFI está abilitada, estranho na outra máquina que tenho tbm estava com windows instalei o mint e ficou normal, já vi vários tutoriais e não deram certo

1 curtida

Troca a ordem. Coloca o Ubuntu para cima lá no Boot Manager.
Como faz isso depende do modelo. Você vai ter que seguir o que está exemplificado na parte superior da tela. Depois salva, sai e reinicia.

2 curtidas

Isso é problema de UEFI e Secure Boot. Joga no Google o modelo do note + desabilitar Secure Boot, é coisa simples de fazer.

Vc precisa entrar na bios do notebook e alterar a inicialização, pois deve estar como iniciar c/ Windows e vc deve alterar para outro OS.

2 curtidas

Como falaram anteriormente, altere a ordem de boot, deixando o Ubuntu na primeira opção, isso vai resolver esse problema. (Porém o Windows Boot Manager continuará instalado)

2 curtidas

Obrigado a todos, deu certo mudei a ordem de boot, agora ele vai direto pro Ubuntu, obrigado, bom dia a todos.

2 curtidas

O meu note tem isso tbm, mas e facil resolver, voce pode remover o windows boot manager na bios ou mudar a ordem de boot. Desabilitar uefi como o @Roldon disse nao rola e é desnecessário.

2 curtidas

Legal consegui mudar a ordem de boot, mas retirar o windows do boot seria uma boa, mas não achei essa opção dentro da BIOS, como poderia ser feito?

2 curtidas

Isso, meu amigo, também é algo que eu amaria saber.

2 curtidas

Oi eu uso o etcher, é só pesquisar no Google vai ser o primeiro etcher-balena.

2 curtidas

Na minha bios tem como remover, na sua teria que pesquisar para ver se é possível.

2 curtidas

obrigado, vou dar umas pesquisadas ver se acho algo sobre.

1 curtida

Basta utilizar o efibootmgr

Ex:

Uma coisa interessante que quero descobrir ainda é se os pendrives que usam o dd não suportam secure boot, agora que o Debian Buster suporta Secure boot, gerei um pendrive com o dd e o mesmo não foi reconhecido pelo firmware EFI, desativei o Secure boot e reconheceu, fiz a instalação do Debian, reativei o Secure boot e ao tentar o boot parou na mensagem de erro do init (load kernel first), depois fiz um novo teste gerando o pendrive com o fedora media writer com Secure boot ativo e fastboot, fiz uma nova instalação e tanto o pendrive quanto o Debian iniciaram normalmente, agora estou querendo descobrir o porquê, assim eliminariamos esse negócio de desativa fastboot e Secure boot, já que com a chegada do Debian a maioria das distros “grandes” já suportam Secure Boot.

1 curtida

Interessante essa parada do efibootmgr.
Eu sempre desabilito. Secure Boot, Fast Boot e UEFI para ter a certeza total de que a instalação não terá problemas.
No caso, o -b foi usado para remover a entrada do EFI 2002 ali?
@anon58028541

1 curtida

Exato a opção -B é para deletar e a opção -b passa a numeração a ser deletada.

1 curtida