Erro ao reiniciar mac apos intalacao do linux » imac 2006

Ola. Por gentileza eu usei linux a uns 10 anos atras e nunca fui entendedora de informatica.

Porem hj morando aqui no canada meu marido encontrou um imac 2006.

Como estava cheio de coisas do antigo dono eu resetei. Tentei reintalar o lion nao abria nada direito. Fui pro linux zorin e esta acontecendo o mesmo problema com o linux mint.

Apos toda instalacao ele pede para reiniciar e retirar o pen drive, eu retiro reinicio e ele ou aparece uma pasta com uma interrogacao ou ele fica girando milhoes de vezes squashfs error failed to read block 0x589c8e5f

POr favor alguem pode me ajudar
Eu fiz pelo balena fiz pelo rufus fiz pelo ventoy da sempre a mesma coisa.

Obsº tb em nenhum teste antes de instalar ele reconheceu o wifi como poderia fazer apos resolver o problema da reinicializacao-

Muito obg

texto realçado

Isso deve ajudar

muito obg pela sua resposta.

Eu nao sei se tenho capacidade para fazer isso, sou leiga do tipo q ate 1 horas atras nao sabia nem o que era ssd.

Li o link que enviou e todos os subsequentes que aparecem e nao sei se consigo.

Pelo que entendi eu preciso de um linux que eh para fazer os comandos pro pen drive funcionar. E eu nao tenho. so windows e nao queria por linux nesse meu unico notebook que tb eh velho e super fraco ) asus) e dar um pau nele.
Segundo que para conseguir fazer eu vou precisar ficar pesquisando palavrinha por palavrinha pois nao entendo absolutamente nada mesmo.
Tem como fazer esses comandos pelo macbook_ Pq posso tentar pedir pra dona da minha casa emprestado o dela.
O rapaz esta falando que eh o metodo mais complicado…

Acho que ele vai voltar pro lixo pq nao sei se consigo.

Tente recriar o pendrive utilizando o ventoy no modo de partição mbr e desmarca a caixa suporte ao boot seguro ambas as opções você encontra no campo opção ou utilizar o rufus(outro programa para fazer pendrive bootavel) no esquema de partição mbr

Seria essa opcao Opcoes de compatibilidade com bios antigo?

1 curtida

Apareceu isso, esta certo? dou espaco?

Não será que esse Mac é 32 bite e vc esta tentando instalar um sistema 64bits?

1 curtida

O kra do vídeo aí falou q o modelo 64bits usa UEFI 32 bits daí tem que patchear a uefi

Essas versões já são patcheadas

Muito obg pela ajuda. Eu vi esse video a uma semana atras quando comecei esse processo. Mandei mensagem ele respondeu. So que nessa altura eu nao queria linux.
Mas enfim o segundo link que ele passa » ubuntu mate» Nenhum link subsequente funciona. Alguem ate comentou que todos estao mortos.

Vou tentar por esse do video o POP ja que eh muito mais facil seguir o passo a passo de alguem, no meu caso.

So poderiam por gentileza confirmar pra mim pois esta diferente do video dele. Seria essa opcao que eu escolho? ou tem que ser a de baixo?

Muito obg

O link do Linux mint funcionou aqui
linuxmint-21-cinnamon-64bit-mac-mattgadient.com.iso

Faz um pendrive no Rufus com ele em mbr e tenta dar boot.
Popos so pacheando manualmente o bootloader, não sei se esse Mac tem placa de vídeo Nvidia se não o que vc apontou é o correto

Fiz tudo como o rapaz ensina no video
Ai no final vi que precisa de cd…
vou comprar um dvd e quando chegar continuo.
Pq pelo pen drive nao vou conseguir sem um passo a passo.

Levei meia hora pra descobrir que os comandos nao poderiam estar juntos tinha que ser separados…

Mas blz assim que se aprende.
obg e nao encerra por favor a conversa, pois provavelmente vou precisar de ajuda depois.

Obg

Ola Turo bem?
Primeiro muito obrigado novamente a todos pela ajuda. Chegou o dvd e eu segui todos os passos a risca do video e deu certo!!!

A unica diferenca que fiz foi instalar o linux mint cinnamon.

Ele identificou tudo de primeira , estava um pouco devagar porem eu fiz uns ajustes de swappineess pra 20 e algumas configuracoes de aparencia e ficou otimo!
Agora estou com dificuldade em identificar um mac pro 2008 (?) que tb estava no lixo com esse Imac 2006.

Comprei os cabos para tentar ligar porem nao estou conseguindo fazer ele identificar e ser reconhecido para eu ter acesso .

Estou usando um cabo mini dvi para hdmi ( na tv …digo imac kkkk) e um Dvi male to hdmi bi direcional.

Alguem poderia me ajudar? Muito obg