Erro ao reiniciar mac apos intalacao do linux » imac 2006

Ola. Por gentileza eu usei linux a uns 10 anos atras e nunca fui entendedora de informatica.

Porem hj morando aqui no canada meu marido encontrou um imac 2006.

Como estava cheio de coisas do antigo dono eu resetei. Tentei reintalar o lion nao abria nada direito. Fui pro linux zorin e esta acontecendo o mesmo problema com o linux mint.

Apos toda instalacao ele pede para reiniciar e retirar o pen drive, eu retiro reinicio e ele ou aparece uma pasta com uma interrogacao ou ele fica girando milhoes de vezes squashfs error failed to read block 0x589c8e5f

POr favor alguem pode me ajudar
Eu fiz pelo balena fiz pelo rufus fiz pelo ventoy da sempre a mesma coisa.

Obsº tb em nenhum teste antes de instalar ele reconheceu o wifi como poderia fazer apos resolver o problema da reinicializacao-

Muito obg

texto realçado

Isso deve ajudar

muito obg pela sua resposta.

Eu nao sei se tenho capacidade para fazer isso, sou leiga do tipo q ate 1 horas atras nao sabia nem o que era ssd.

Li o link que enviou e todos os subsequentes que aparecem e nao sei se consigo.

Pelo que entendi eu preciso de um linux que eh para fazer os comandos pro pen drive funcionar. E eu nao tenho. so windows e nao queria por linux nesse meu unico notebook que tb eh velho e super fraco ) asus) e dar um pau nele.
Segundo que para conseguir fazer eu vou precisar ficar pesquisando palavrinha por palavrinha pois nao entendo absolutamente nada mesmo.
Tem como fazer esses comandos pelo macbook_ Pq posso tentar pedir pra dona da minha casa emprestado o dela.
O rapaz esta falando que eh o metodo mais complicado…

Acho que ele vai voltar pro lixo pq nao sei se consigo.

Tente recriar o pendrive utilizando o ventoy no modo de partição mbr e desmarca a caixa suporte ao boot seguro ambas as opções você encontra no campo opção ou utilizar o rufus(outro programa para fazer pendrive bootavel) no esquema de partição mbr