Olá, pessoal
Estou enfrentando sérios problemas para instalar qualquer distribuição Linux no meu notebook Samsung RF511 (Core i5, 2ª geração, com GPU NVIDIA Optimus e HDD Patriot Burst 120GB SSD). Já tentei diversas abordagens e versões, mas sempre esbarro em algum erro crítico durante o processo de instalação ou no primeiro boot.
O que já tentei:
Distribuições testadas:
Linux Mint 22.1 Xia Cinnamon
Ubuntu 22.04.5 e 24.04.1 LTS
Ferramentas utilizadas para criar o pendrive bootável:
Rufus (com MBR, BIOS/UEFI)
Balena Etcher (retorna erro h.requestMetadata is not a function)
Vários downloads diferentes dos arquivos ISO (inclusive via torrent direto do site oficial)
Configurações da BIOS:
AHCI ativado
Testei com Legacy USB Support ativado e desativado
UEFI ativado e desativado (inclusive tentei CSM)
Secure Boot não existe nessa BIOS (modelo de 2011)
Principais erros encontrados:
Ao iniciar a instalação:
“Checksum error” para arquivos como filesystem.squashfs, libnvidia, ou video_colors.mod
Avisos como [WARN] Early AMI UEFI firmware detected e “keyboard input issues”
Ao terminar a instalação:
A tela trava em “Please remove the installation medium, then press ENTER”, e o ENTER não funciona
Após reiniciar, surge “Reboot and select proper Boot device or Insert Boot Media”
Tentei reinstalar o GRUB via LiveUSB, montando manualmente as partições com chroot, mas continuo com o erro de boot após reiniciar.
Outras observações:
O pendrive foi novo (aberto agora), mas mesmo com verificações e nova formatação, os erros persistem
O sistema Live até funciona às vezes, mas a instalação final nunca dá boot corretamente
Testei tanto imagens LTS quanto mais recentes
Minha dúvida:
Será que esse modelo de notebook (Samsung RF511) tem alguma limitação grave de firmware/BIOS com distribuições Linux modernas?
Alguém já conseguiu instalar o Mint ou o Ubuntu nessa máquina com sucesso?
Existe alguma configuração específica que preciso fazer ou versão que funcione melhor?
Agradeço muito se alguém puder me orientar. Já perdi muitas horas tentando resolver isso sozinho.