Erro ao iniciar sessão Linux Mint [Resolvido]

Olá. Estou tendo um grande problema: Tudo começou quando eu fui tentar desligar o PC normalmente pelo menu. Apareceu uma mensagem de erro dizendo “arquivo ou diretório não encontrado” e mais alguma coisa que não lembro direito.
Ah, essa mensagem também apareceu quando eu tentei abrir alguns programas, como as configurações do sistema.
Então, resolvi desligar pelo terminal, com o comando sudo shutdown -h now, e liguei novamente para ver se tudo iria voltar ao normal. Só que quando ligou e apareceu a tela de login, eu digitei minha senha corretamente e apareceu “Falha ao iniciar a sessão” e agora eu não consigo entrar de jeito nenhum e não sei o que fazer, não queria formatar…
Uso Linux Mint 19.1, interface XFCE. Instalei há duas semanas, em Dual Boot com Windows 10.
Vejam a foto do que aparece pra mim:

5 curtidas

Você desinstalou alguma coisa do sistema ou apagou alguma pasta do diretório raiz (barra /)? :thinking:

Tenta apertar ctrl+alt+f7 e digitar o nome de usuário e senha, se der erro tira foto e manda aqui

1 curtida

Não desinstalei nenhum programa do sistema nem excluí nenhuma pasta importante. A última coisa que fiz foi desativar alguns serviços que iniciavam junto com o sistema, para deixar mais rápido. Não sei se foi por isso, mas creio que não pois não mexi no que eu não sabia o que era.
Ah, na primeira vez que eu tentei desligar o sistema pelo menu, apareceu aquela mensagem de erro (arquivo ou diretório inexistente…). Fui tentar remarcar os itens que eu tinha desativado, mas o aplicativo que faz isso (chamado Sessão e inicialização, eu acho) não estava mais aparecendo, o que achei estranho.r

1 curtida

Encontrei na internet um artigo sobre esse tipo de erro e uma solução. Mas no artigo isso acontece no Ubuntu, então não sei se aquela solução vai servir pro meu caso, pois o meu é Linux Mint. Se alguém puder dar uma olhada e confirmar pra mim, pois temo piorar ainda mais as coisas.
https://www.edivaldobrito.com.br/como-consertar-o-erro-failed-start-session-login-ubuntu/

Nesse tutorial ele reinstala o Unity, que era o desktop padrão do ubuntu na época. Tenta fazer a mesma coisa até o passo 2, aí coloca sudo apt install --reinstall xfce4

2 curtidas

Fiz isso. Deu certo. Muito obrigado :grinning:

1 curtida