Erro ao iniciar o linux mint

Oi, eu sou novo no mundo linux e não sei de nada! Eu instalei o mint mais recente no meu pc e quando ele liga aparece uma tela preta cheia de letras como se fosse um erro, vou deixar uma foto bem nítida pra vocês.

Isso é um erro? Devo me preocupar? Como resolver?

Meu hardware é:

Placa mãe: 970a-ds3p-fx - gigabyte
Processador: amd fx8300
Placa de vídeo: nvidia gtx1050 2gb 128bits
8gb de memória ram 1666mhz (dual channel)
Ssd kingston (aquele que é todo preto e barato)

Espero que possam me ajudar…

1 curtida

O PC trava ai ou continua até o login e permite o uso?

O linux inicia e funciona normalmente. Você sabe o que é esse erro? Pode prejudicar a minha segurança ou a usabilidade do sistema?

Obs: eu vim pro linux depois de muitos anos no windows e possuo experiência com computadores e até sei um pouco de bios, o que eu não sei é sobre linux kkk se você tiver uma resposta mais técnica talvez eu possa entender.

1 curtida

Qual versão do Mint em específico você instalou? Para facilitar o auxilio aqui do fórum, instale o inxi com sudo apt update && sudo apt install inxi -y e copie a saída do comando inxi -F e cole no tópico, por favor. De imediato, eu tentaria atualizar e reiniciar para ver se ficava tudo ok.

Comandos para atualizar geral (basta jogar no terminal) : sudo apt update && sudo apt full upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y && flatpak uninstall --unused -y

A versão do mint instalada é a 21.1. Com relação ao terminal, comandos e nomes de arquivos/progragas/funcões relacionados ao linux eu não entendo nada pois eu nunca usei linux antes.

Eu saí do windows 10 pois quando eu fazia algumas configuraçõs nele e quando o windows atualizava as configurações se desfaziam principalmente as de privacidade.

Vocês acham que devido à minha falta de conhecimento eu deveria voltar ao windows?

Eu acho que você deveria começar a buscar conhecimento, especialmente querendo tirar dúvidas, o pessoal do fórum está disposto a ajudar…

1 curtida

Fala galera! Eu agradeço a todos que me responderam más eu vou ter que voltar para o windows 10.

Além do problema citado no tópico eu também tive dificuldades pra instalar minha impressora.

O linux parece ser um sistema muito bom e seguro más requer uma curva de aprendizado que demanda tempo e isso eu não tenho.

Novamente agradeço a todos que me responderam.

O kernel Linux envia mensagens na tela igual nesta imagem ai ou semelhante, é normal, so seguir em frente.