Erro ao criar pasta no segundo HD Nextcloud

Bom dia pessoal,

Eu estou criando um servidor ubuntu com nextcloud por enquanto em uma VM somente para fins de estudos, mas vou usar em um servidor semana que vem porém estou tendo um problema.

Já fiz a montagem automática de um segundo HD pelo fstab e quanto a isso esta tudo certo. Já criei a pasta pelo nextcloud web porém quando vou criar ou colocar qualquer arquivo pelo nextcloud nesse HD da " Erro ao criar pasta …"

Já dei permissão 777 mas também não deu certo, alguém tem ideia do que posso fazer?

Ola @YaziiBR

Esse 2º HD vai ser o HD principal do seu nextcloud?

Não, vou deixar como secundario. Na verdade vou adicionar mais 4 HD’s

Quando fiz o meu setup, coloquei 4 discos em RAID 5, montei e ficaram como principal para NextCloud.

Para fazer isso tive de colocar a pasta montada no grupo e user do NextCloud e adicionei o caminha da pasta no ficheiro config do NextCloud.

De momento não estou no PC, mas assim que estiver junto dele, vejo que guardei alguma nota sobre esse tema e partilho com consigo, poderá ser isso que esteja a faltar

Não pensei em fazer Raid 5 nos discos… Vou avaliar se isso vai me atender.

Sobre as anotações, ficarei muito grato.

No meu caso @YaziiBR fiz RAID 5 por segurança dos dados, se caso um dos discos avariar poderei trocar sem perder os dados que estão no RAID, no caso se usar apenas 1 disco ou vários discos separados, corre o risco de ele avariar e você perder os dados. A não ser que faça replicação de dados e etc.

Em todo o caso para colocar o RAID como default storage no NextCloud fiz o seguinte:

Montei o RAID no servidor (exemplo: /mnt/NextStorage/)

Depois coloquei a pasta montada no grupo www-data

`sudo chown -R www-data:www-data /mnt/NextStorage`

E adicionei também no config no NextCloud

sudo nano /srv/nextcloud/config/config.php

Editei a linha

'datadirectory' => '/srv/nextcloud'

Para

'datadirectory' => '/mnt/NextStorage'

Caso não queria colocar o.seu HD externo como Storage principal do seu NextCloud e apenas adicionar recomendo dar uma vista de olhos no manual oficial

NextCloud External Storage

Nunca usei, por isso, a minha experiência neste caso em particular é mínima.

Espero ter ajudado

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.