Olá, na maioria das vezes dá esse erro após tentar abrir pela segunda vez no Terminal. Spotify, Zoom não funciona, só se eu dar reboot. Não é um problema extremo, mas incomoda um pouco.
Alguém sabe como resolver?
PS: Eu até consigo forçar a inicialização com o --nozygote aṕos várias tentativas, mas se tiver outro jeito melhor pra não encher de abas(me da nervoso isso), seria excelente.
Você está utilizando algum recurso ou cliente que seja obrigatório iniciar estes programas via terminal? Mudou o tema ou customizou algo no sistema operacional?
Sim, cada programa que você abre via terminal fica com seu processo atrelado ao processo do terminal, se encerrar o terminal todos os processos filhos “morrem”.
Apenas a título de informação, uma maneira de abrir programas gráficos via terminal sem eles serem encerrados quando o terminal fecha, é utilizar o comando nohup.
nohup gedit &
Mas estou curioso pelo motivo pelo qual você está usando terminal para lançar aplicações em um ambiente com interface gráfica. Esse forma é bem menos prática em ambientes modernos.
Tudo bem @eddiecsilva , e com você? obrigado pelo retorno.
Não é obrigatório, pra ser sincero eu gosto bastante de iniciar os programas via terminal, mesmo que pode ser rápido pela interface gráfica, é um vicio haha.
Mas de qualquer forma, se eu abro pela interface gráfica, por exemplo o Spotify. Inicio pelo programa gráfico está funcionando, após ter ouvido sei lá, 30 minutos, 1 hora de música, eu fecho ele. E pra abrir de novo as vezes eu não consigo de jeito nenhum, só se usar o --nozygote que foi um comando que eu peguei no site ask-ubuntu, eu realmente pesquisei em alguns fóruns mas não consegui resolver.
Um dos problemas em comum que eu tinha entre eles, é que eles usavam o dual boot com o Windows, e esse foi o motivo que eu tirei o Windows e deixei apenas o Ubuntu. Mas… o problema continuou.
Primeiro gostaria de dizer que infelizmente não é um problema no tema, em algumas circunstâncias o electron (a tecnologia que é usada para desenvolver esses apps) e o próprio Chrome não conseguem renderizar a interface porque a sandbox do Chromium empaca, a solução geralmente é simples, basta passar o parâmetro --disable-gpu-sandbox que esse problema é resolvido, por exemplo:
Boa noite @JG22 , tinha instado pelo .deb. Agora instalei pelo flatpak como sugeriu, infelizmente não funcionou. Pelo programa gráfico também não funcionou.
Não sabia, desculpa kk. Apareceu uns erros novos além do persistente gtk
Sou leigo, mas sempre cita o gpu, talvez tenha a ver com minha placa de video que não suporta direito o sistema operacional?..
Eita, tá bem problemático, por aqui funcionou normalmente. Você teria mais algum flatpak instalado? Envie um print do comando flatpak list, quem sabe não podemos fazer algumas modificações nos repositórios do Flathub.
E tá mesmo! No momento desinstalei o Spotify, tentei por outros repositórios, mas sem sucesso.
Edit: Eu desinstalei esse Yaru Gtk, realmente achei que o erro iria parar kkk mas continuou infelizmente.
Como faz pra ignorar? Eu uso o --nozygote pra forçar a inicialização, mas as vezes não funciona do mesmo jeito, e é chato ter que reiniciar toda vez que eu quero abrir…
No gentoo o egerenciador de pacotes avisa que em alguns casos o cache fica defeituoso após a atualizaçãdo do programa.
ewarn "If Spotify crashes after an upgrade its cache may be corrupt."
ewarn "To remove the cache:"
ewarn "rm -rf ~/.cache/spotify"
A solução é remover o cache do spotify que existe na sua pasta de usuário. Use o comando como seu usuário normal e remova o diretório de caches dele:
rm -rf ~/.cache/spotify
Veja se ajuda a carregar o programa.
Aliás aqui também dá esse problema de GPU as vezes, mas é quando tem algum programa usando o openCL. Mas geralmente eu tento umas 5x e daí ele inicia. Obrigado pela dica do disable-gpu-sandbox, vou tentar quando der problema.
Bom dia! Fiz o procedimento e continua os erros, acho que vai ter que ser desse jeito mesmo, toda vez que eu fechar o Spotify, Zoom, Slack… se eu quiser abrir de novo vou ter que dar um reboot kk.