Erro amdgpu ( possible missing firmware) AMD Ryzen 5 3400g. Pop OS

Opa pessoal, venho tendo problemas de compatibilidade com apu do Ryzen 3400g em distros linux, até agora a distro que consegui estabilizar bem foi o pop os e mint, atualmente uso o Pop OS, porém quando estava a instalar o pop, tirei foto da linha de terminal que da um possível erro de firmware na amd-gpu, parece que está faltando alguma lib ou algo do tipo, não entendo muito de linguagem de programação e terminal, alguém poderia me ajudar? SEGUE AS FOTOS DO ERRO ABAIXO!!

NÃO AGUENTO MAIS USAR WINDOWS E QUERO UTILIZAR LINUX MAS ESSA APU DO RYZEN 5 3400G JÁ ESTÁ ME TIRANDO DO SÉRIO.


ERRO (ATUALIZANDO O POP OS: SUDO APT UPGRADE)


ERRO (INSTALANDO O POP OS)

Boas vindas ao fórum :wave:
Isso não é erro algum, apenas informando que não será instalado trocentos drivers e firmwares de todas as APUS e placas gráficas para ti, apenas o correto para você. Pode instalar de boa o Pop!_OS (20.04) e ser feliz…

1 curtida

Estou utilizando 21.10, antes estava com o Linux Mint, porém antes estava acusando um erro no log do sistema, o erro era mais ou menos assim: ACPI error, amd gpu “não sei oq la”. Não consigo ver o log no Pop OS, como posso ver se aqui tem esse erro também?

O Mint usa um Kernel LTS antigo (5.4), o Pop!_OS está no 5.15, o que oferece uma maior compatibilidade com gráficos “novos”. Você pode verificar o log através do diretório /var/log/syslog ou via GUI usando o gnome logs.
Instalação: sudo apt install gnome-logs
Dica: use a versão LTS do Pop!_OS, pois a versão 21.10 está dando dores de cabeça, basta olhar os tópicos do fórum a respeito desta versão de testes.

1 curtida


Esses são os erros no log do sistema, tem erros de sistema e de hardware… :frowning:

@JG22

Manda o output do seguinte comando, por favor: inxi -f
(caso o inxi não esteja instalado, sudo apt install inxi)
Você usou qual programa para criar o pendrive de boot? Desativou na bios o secure e o fast boot?


Usei o programa no Linux Mint para criar o pendrive bootavel do pop os, disco em GPT e o pendrive em GPT também, bios com tudo desligado e UEFI ligado…

@JG22

Todo mundo que começa uma hora vai perguntar sobre esse problema e descobre que não é um problema! Vc subiu um nível!

Qual a sua placa mãe?

Asrock B450M Stell Legend

Você tá conseguindo usar o computador e, talvez, jogar alguma coisa leve? Se sim, eu sugiro não se estressar tanto com isso. Como o @Deleterium falou, não é um problema, apenas warning que o Pop!_OS mostra, assim como os logs de possível falta de firmware para gráficos AMD