Erro 5 input/output error ao instalar o Ubuntu

Bom, há alguns dias instalei o Ubuntu MATE 19.10 usando ZFS, e até aí parecia tudo normal.
Uns dias depois resolvi testar o Ubuntu 19.10, baixei a ISO, o Etcher e até aí, de novo, tudo normal.
Quando fui colocar a ISO no pendrive pelo Etcher ele dava um erro e dizia “permissão negada.” Além disso, depois que fui olhar no Caja, tinham 3 discos: um chamado zpool e 2 chamados rpool. Não conseguia acessar nenhum deles. Quando tentava, aparecia uma caixa de diálogo que dizia apenas “Erro ao acessar o disco selecionado”. Resolvi gravar a ISO pelo Terminal, usando o DD. Funcionou.
Mas, agora, quando tento instalar o Ubuntu aparece isso no meio da configuração inicial:

Pensei que era porque ele também não conseguia acessar os tais 3 discos, daí pelo Live CD mesmo fui no GParted e apaguei todas as partições, criando uma em ext4 usando todo o espaço (≈120GB).

Continua esse erro. O que pode ser? Como posso resolver? Lembrando que o MATE também já era.

1 curtida

Confere se a sua imagem de instalação não tá corrompida, apaga tudo e usa o particionamento automático.

Já chequei e refiz o pendrive bootável, apaguei todas as partições e coloquei a automática, já tentei instalar em ZFS também, instalar em uma partição pré-criada e nada. Continua assim.

1 curtida

O ideal é usar o particionamento automático, sem criar nada previamente, o instalador já faz tudo que é necessário, mas se nem assim funcionou, estou sem ideias.

1 curtida

Acho que pode ser uma ou mais dessas quatro alternativas:

  1. Erro no download da ISO, ela está corrompida. Solução: Confirmar o hash do arquivo de download com o arquivo digest.asc também disponível no endereço onde você baixou a iso
  2. Erro durante a gravação no pendrive. Muito díficil de ser esse caso. Solução: regravar a iso no pendrive.
  3. Pendrive defeituoso. Pode acontecer do seu pendrive estar no fim da vida útil e com problemas de leitura/escrita. Solução: Use o DD para copiar o mesmo número de bytes do pendrive para o hd, e compare as hashes se estão iguais. Se derem diferentes então instale com outro pendrive.
  4. Disco rígido defeituoso. Não sei se é HD ou SSD, mas se for HD é possível que esteja no fim da vida útil e começando a dar badblocks. Solução: execute a verificação de disco completa ou então a formatação lenta. Se começar a dar erro ou então demorar muuuuuuiiitooo será necessário trocar seu HD/SSD. Outra dica é usar o smartctl (pacote smartmontools) para verificar a saúde do disco.
2 curtidas

É bem possível, o mesmo já tem mais de 12 anos

1 curtida

Sendo um HD muito velho, mas que ainda é reconhecido sem nenhum erro, tenta formatar em BTRFS, geralmente dá uma sobrevida.

1 curtida

Aconteceu o mesmo comigo, no meu caso o problema estava no pendrive que utilizei para fazer a instalação. Depois de substituí-lo o problema resolveu.

Comigo o esquema foi diferente…
Testei uns 5 pendrives que tinha guardados aqui, todos deram o mesmo erro. Acabou que desisti de instalar o Ubuntu, e deixei este mesmo notebook em repouso por uns dias.
Alguns dias depois fui me aventurar a instalar o Arch e percebi uma coisa no particionamento: a tal instalação em ZFS havia criado um sistema LVM que não conseguia desfazer. Acredito já ter um tópico aqui no fórum sobre isto.


No fim um dd if=/dev/zero of=/dev/sda removeu o LVM (não me pergunte como)


Aviso: Não use este comando que citei em seu computador a não ser que esteja passando pelo mesmo problema e não ligue para os dados contidos em seu HD. Este comando escreve zeros na MBR do seu disco principal, apagando qualquer estrutura de partições no mesmo.