Estou fortemente inclinado a migrar do Windows 10 para o Linux, mas para isso acontecer, preciso saber se existe algo equivalente ao MSI Afterburner e ThrottleStop para ajustar as frequências tanto da GPU quanto da CPU (underclock para ser específico). Minha configuração atual é:
Processador Intel Core i5 6500
RAM 12 GB DDR3 (8 + 4)
GPU Nvidia GTX 1060 6GB
É um PC que, atualmente, uso para jogar e trabalhar com edição de vídeo (Premiere) , de foto (Photoshop) e gerar AI localmente (ComfyUI).
O maior impedimento aí vai ser o Photoshop e o Premiere (especialmente o último), ainda mais se você depender deles para trabalhar; é necessário mexer com camadas de compatibilidade, e enquanto o Photoshop funciona mais ou menos (as versões pré-Creative Cloud, especialmente, são menos problemáticas), o Premiere é um caos que trava bastante e falta muitos recursos, isso quando inicia.
Sugiro estudar as alternativas que funcionam nativamente no Linux (como o DaVinci Resolve, GIMP etc.) ainda no Windows para suavizar a transição.
Ao menos, sei que o ComfyUI/Ollama/outras soluções de AI local funcionam.
O Linux possui o comando cpupower para ajustar clock da CPU (a galera talvez indique interfaces gráficas).
Acredito também que nvidia-smi que vem no driver de Linux sirva para ajustar o clock/diminuir o consumo, mas minha GPU é da AMD; outro usuário vai ter que confirmar.
Pra função FPS/RAM de jogos do Afterburner, tem o MangoHUD.
Isso, eu ia passar recomendar o LACT, na minha opinião é o mais completo e simples de usar, tem até versão flatpak. Tem o CoreCtrl mas ele é bem chato de instalar em distros que não tem suporte nativo, precisa ficar compilando ou fazendo gambiarra com PPA ou repositórios de terceiros (talvez isso tenha mudado, não uso faz algum tempo).
Para monitoramento tem o gtkstresstesting, acho que é assim o nome dele, também tá lá no flathub. Muito parecido com o hwinfo do Windows, só precisa instalar e configurar o lm-sensors direitinho. Tenho duas placas mãe que usam aquele super sensor it87 (uma biostar baratinha a320 e uma asus tuf b450) e preciso pegar drivers obscuros do github que foram atualizados em 2019, mas funciona hehe.