Busquei uma solução para equalizar o saída de som geral do meu notebook e descobri o equalizador do PulseAudio.
Instalei o pacote pulseaudio-equalizer normalmente (apt install pulseaudio-equalizer), só que ele não incluiu um ícone na grade de aplicativos. Tentei rodar via terminal com o comando qpaeq e recebi a mensagem
Warning: Ignoring XDG_SESSION_TYPE=wayland on Gnome. Use QT_QPA_PLATFORM=wayland to run on Wayland anyway. There was an error connecting to pulseaudio, please make sure you have the pulseaudio dbus module loaded, exiting…
Tentei também qpaeq QT_QPA_PLATFORM=wayland e recebi a mesma mensagem.
Talvez seja alguma incompatibilidade do Qt com o Wayland…
Buscando outra solução, instalei o pulseeffects normalmente (apt install pulseeffects) e tive problemas para ativar o equalizador e quando consegui ativar, não houveram mudanças no som, ou seja, não funcionou.
Quando digito pulseaudio no terminal recebo a mensagem:
Não adianta usar Flatpak, isso não vai resolver de fato seu problema, pelo contrario
Por partes:
Isso diz respeito ao protocolo que o Qt está usando, por padrão X11/XWayland, porque não usar Wayland se a sessão é Wayland?
Simples, o GNOME Wayland não suporta decoração do lado do servidor, ou seja o aplicativo fica responsável por desenhar o contorno e isso fica bem feio, com uma borda azul toda zoada, só ignore
O primeiro erro está aqui:
Basicamente ele está dizendo que alguns módulos não são carregados, e eles precisam ser carregados do lado sistema, são os módulos:
module-equalizer-sink
module-dbus-protocol
Como você tem familiaridade com o terminal, você pode carregar eles assim:
Pra garantir que tudo ocorra bem e as configurações fiquem salvas, em .config na sua home, na pasta pulse coloque as seguintes linhas no arquivo default.pa:
O problema não é nem no Qt nem com Wayland e usar Flatpak sem fazer isso vai quebrar seus arquivos de configuração do Pulse, é algo estranho isso não vir pro padrão… toda via, pelo menos os erros apresentados são corrigidos com esses passos
Fiz os procedimentos. Em um momento o equalizador abriu, mas não funcionou. Depois criei o arquivo default.pa com as configurações de inicialização… reiniciei e o Gnome começou a “travar” logo depois do login… e quando eu tentava checar se algum módulo estava carregado o terminal não dava retorno e eu precisava dar Ctrl+C para continuar… e quando eu tentava carregar um módulo, eu recebia uma mensagem de erro. Muito estranho. Desfiz as configurações e o Gnome voltou a funcionar normalmente como antes.
Fiz um post no Askubuntu com as informações reunidas neste tópico com a intenção de relatar os problemas e, talvez, contribuir para correção de alguns bugs no Ubuntu:
Eu também fiz um post no Fórum do pulseaudio no Gitlab
Meu caro, tenho o mesmo problema que o seu. Meu aúdio continua saído ruim no fone bluetooth, antes pelo Ubuntu 18.04 estava bom, acredito que sejam incompatibilidades ainda neste novo sistema. Consegue informar o que você fez para resolver? Obrigado!
Consegui utilizando a dica do @lfmoreno. O Equalizador do PulseEffects habilitou depois de instalar o lsp-plugins. Depois precisei ir em som em definições e alterar a saída para: Reprodução de Alta Fidelidade.
Tente instalar o LSP-PLUGINS
sudo apt install lsp-plugins
Apague a pasta ~/.cache/gstreamer-1.0
Depois feche o Pulseeffects (se estiver aberto) e rode o comando: dconf reset -f /com/github/wwmm/pulseeffects/
Tava com o mesmo problema mesmo instalando da mesma forma anteriormente no Linux Mint… Agora que tô com o Ubuntu instalado consegui resolver instalando o lsp plugins.