Entre EndeavourOS e Lubuntu, qual você me recomendaria?

Eu tenho um Samsung RV415 com um AMD E-300 e 2GB de RAM(bem fraquinho).

E quero usar o Lubuntu ou o EndeavourOS com a interface lxqt, eu gosto de jogar alguns jogos mais leves que eu já rodei neste computador como: Hollow Knight, Stardew Valley e Brawlhala e tbm fazer alguns trabalhos escolares, atualmente estou usando o Linux Mint 20.2 e nenhum dos jogos que eu jogava rodou nele(não sei qual o motivo) antigamente eu usava o lubuntu, mas eu queria testar uma distro RR, entre essas duas qual você me recomendaria?

PS: pode me dar outra dica de distro

1 curtida

EndeavourOS, so pra tirar melhor proveito

Eu uso Lubuntu 20.04.3 ele esta redondinho aqui, Steam instalada e jogos compatíveis com Linux também estão redondo.
Eu não tenho me deparado com bugs.

Como o EndeavourOS é uma distro Rolling Release, tenho medo de que seja comum haver incompatibilidade com o meu notebook por ele ser MUITO antigo, algo não funcionar direito, isso é possível?

1 curtida

Para o kernel Linux não dar suporte ao seu hardware, ele tem de ser antigo no nível de um Intel 486 (cujo suporte foi encerrado não muito tempo atrás). O seu modelo é de 2011, não muito longe do meu, que é de 2013. Computadores com menos de duas décadas de idade não devem ter dificuldades com compatibilidade (a não ser em casos específicos como placas SiS). O próprio kernel Linux dá suporte a eles nativamente. No seu caso, a preocupação não seria com compatibilidade, mas com usabilidade. Porém, vendo que escolhestes um ambiente leve como o LXQt, não devem haver problemas quanto a isso.

Mas lembre-se, ¨rolling release" não significa tudo sempre mais recente, significa apenas que não existem versões pontuais com grandes mudanças (como no caso do Windows e do macOS, onde cada grande mudança recebe um nome e número de versão novo). Ou seja, quando há alguma grande atualização, ela é disponibilizada como qualquer outra atualização corriqueira.

O modelo de distribuição onde tudo é sempre mais recente é chamado de bleeding edge, que, embora muitas vezes ande junto com o rolling release (como no Arch e seus derivados como o Manjaro e o Endeavour), não é regra, existem distros rolling release que não entregam sempre os pacotes mais recentes (como o Solus e o Void).

Quanto à escolha, eu ficaria com o Lubuntu não por compatibilidade de hardware, mas sim porque os derivados do Debian possuem uma comunidade mais ativa em português e mais suporte a programas em geral. Mas ambas são ótimas opções, sugiro que teste-as e veja qual lhe agrada mais.

4 curtidas

A explicação do @Kobreq responde tudo e mais um pouco, mas eu boto um voto no Endeavour

1 curtida

Com essa configuração eu iria de Lubuntu, provavelmente as otimizações nativas do sistema vão fazer a máquinas render mais, mas, elas podem ser replicadas no EndeavourOS também (que me parece mais bonito nativamente).

Eu recomendo vc testar ambas as distros e chegar a sua própria conclusão.

Como foi pedida também sugestão de outras distros, a minha é o SparkyLinux, que, inclusive, conta com uma versão para jogos, a Game Over. O Sparky pode ser instalado em versão plenamente estável, baseada no Debian 11, ou na que seus desenvolvedores chamam de semi-rolling e tem base no Debian Testing (contando, assim, com atualizações dos programas, sem ser bleeding edge).

Esse sistema é frequentemente elogiado pela leveza e velocidade e indicado para computadores mais modestos.

2 curtidas

Entre as duas ficaria com o Lubuntu. Se estiver disposto a testar outras interfaces tem o Bodhi Linux, ele é leve, já instalei ele em alguns netbooks bemm francos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.