Entrar na UEFI bios pelo mint

Bom dia, estou com um problema, não consigo acessar a bios apertando as teclas padrões, então queria saber se há alguma forma de entrar na UEFI bios pelo mint, assim como o Windows 10 faz, obrigado!

Você preisa identificar qual tecla - do modelo de seu computador, que aciona a BIOS.

Tem modelos aonde a tecla é a F2, F10, F12, Del e até o ESC.

1 curtida

Acho que você estar confudindo o UEFI/BIOS só vem antes do boot (não importando qual S.O você usa)

Entendo o que você quer dizer, no Windows, segurando Shift e clicando reiniciar surge a opção de ir diretamente ao UEFI, porém no Mint creio que não há essa opção (infelizmente :slightly_frowning_face: ) Qual a marca do seu PC?

1 curtida

positivos e derivados só resetando a bios, pelo menos alguns modelos, no momento que inicia a maquina depois de resetar a bios ela entra no setup.

1 curtida

Consegui resolver obrigado a todos pela atenção!

1 curtida

Obrigado RP.Serejo …vou fazer isso entao…

1 curtida

Olá.
Procurando resposta a essa pergunta cheguei nesse tópico e não contente com a resposta final (resetar a BIOS) resolvi pesquisar um pouco mais.
Cheguei a conclusão que, sim é possível. Existem duas formas (ou até mais) e uma delas é pelo comando via terminal root: systemctl reboot --firmware-setup e a outra opção é adicionar uma entrada de boot ao GRUB (que é interessante pois não é preciso acessar o sistema operacional), basta editar o arquivo **/ect/grub.d/40_custom** como root por exemplo: sudo gedit /ect/grub.d/40_custom (gedit é um editor de texto, pode-se utilizar outro) e acrescentar o seguinte código ao final do arquivo (após as linhas comentadas com #):

if [ ${grub_platform} == "efi" ]; then
	menuentry "Configuração do firmware" {
		fwsetup
	}
fi

após salvar as alterações, executar os comandos: sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e sudo grub-install para gerar um novo arquivo de configurações para o GRUB e atualizar as alterações. Feito isso basta reiniciar o sistema e testar a nova entrada de boot do GRUB.

Fiz o procedimento numa máquina virtual com o OpenSUSE 15.1(KDE) instalado em dual boot com Windows 10 sistema com a função EFI ativada nas configurações da VM.
Na minha instalação tenho o GRUB2 então os comandos foram um pouco diferentes: grub2-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e grub2-install .

É isso. Espero ter ajudado.

Fontes da minha busca:

https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB_(Português)#Gerar_o_arquivo_de_configuração_principal

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.