Vou entrar no mundo Linux em breve (esperando só chegar uns upgrades pro PC) depois de uma vida inteira usando Windows, desde o 95.
Minha dúvida para os mais experientes é: entrar no mundo via dual boot (SOs em SSDs separados, com um terceiro disco formatado em exFAT, ficando de arquivo pra compartilhar entre os dois SOs), pra ter aquele backup conhecido de Windows ou instala só o Linux pra “forçar” a mudança de vez?
Uso do PC é só pessoal, internet, youtube, streamings, jogar (nada competitivo ou com anticheat. Pelo que já vi, o que eu jogo roda de boas no Linux).
Se você quer uma transição suave, vai de dualboot. Daí você usa a distro linux como SO principal e só usa o windows em último caso.
Olha… Experiência própria kkkkk em fevereiro dps do meu windows quebrar pela segunda vez no mês dps de atualização, reinstalei o windows e fiz dual boot com Zorim OS, em resumo nunca mais bootei o windows, e já passei por diversas distros dps, hj tô com o big linux
Eu gosto do TigerOs, Zorin, Mint, POPOS, e estou no bazzite
Minha experiência. Estou com dualboot.
Windows 11 e Kubuntu 24.04 LTS. Instalei Arch tb para conhecer, aprender e me divertir, mas isso é outra história rsrsrs.
Uso o Linux a maior parte do tempo para navegação na internet. Muito seguro e fluido. O sistema não te enche o saco com popups toda hora, não trabalha em segundo plano sem que vc decida isso, pode ser extremamente privado e com navegadores extremamente silenciosos. O Windows vai te perguntar o resto da sua vida se vc quer usar o edge, não importa quantos milhares de vezes vc diga que não kkkkkk
Recorro ao Windows para trabalho e estudo (uso as ferramentas da Microsoft e não acho fácil implementar elas no Linux). Compatibilidade, rapidez, confiabilidade e integração com o mundo é muito importante quando se está trabalhando. Eu preciso de adobe e Microsoft para realizar meu trabalho, pq o outro lado (quem recebe as tarefas) só irá usar isso. Não quero mudar o mundo, só viver nele rsrsrs.
Tenho um notebook híbrido (duas placas de video, uma integrada e uma dedicada). Para assistir videos (aulas ou filmes), uso o Windows. No Linux, já tentei de muitas formas que a Nvidia descarregasse a CPU e ficasse toda com essa parte, mas não consegui (segui tutoriais, usei IA… nada). Melhora mas não funciona como no Windows. O Windows faz isso no momento certo e sem percebermos, e simplesmente você não precisa se preocupar com isso.
Para pesquisa, Linux full. Não tem como usar o software científico que preciso no Windows. O suporte é muito limitado e muitas vezes indisponível. Já no Linux, a parte acadêmica é forte e disponível. Nem cogitei a possibilidade de tentar a instalação em Windows, a começar pela quantidade de OBS:* que tinha no manual de instalação rsrsrs.
Para desenvolvimento, nem se compara, Linux mil vezes. Entender como o Linux funciona e se integra a ferramenta de interesse torna a vida do desenvolvedor muito mais tranquila. Os terminais integram muito facilmente seja lá com o que vc está executando. O Linux trata a produção em primeiro plano. O Windows trata o usuário “padrão” em primeiro plano. Já até quebrei o Windows tentando fazer certas coisas que o ele não foi pensado para fazer rsrsrsrs. Perca de tempo.
Se vai usar navegador, steam e coisas básicas o linux vai te servir sem nem notar que migrou.
Faça Dual bot somente se precisa de algo que só tenha no Windows.
Jogo no linux e sinceramente não notei nenhuma diferença entre ele e l Windows usando a steam
Meus computadores todos vieram com Windows licenciado. Já paguei pela licença, por que a dispensaria? Além disso, é bom estar atualizado quanto ao Windows, pois, gostemos disso ou não, é a referência de sistema operacional. Por isso mantenho dual boot em quase todas as minhas máquinas, exceção feita ao notebook muito modesto que não tem como funcionar sob o Win11 mesmo com gambiarras.
Vou contar o meu caso e como eu fiz, talvez te ajude a esclarer as ideias…
Eu tenho um ssd e um hd (notebook).
Para deixar o boot rápido, separei o ssd em 3 partes.
Na primeira parte deixei o Windows como estava, infelizmente, por questões de trabalho, necessito de usar dois sistemas que não rodam no Linux nem com Wine.
Na segunda parte, instalei o Ubuntu normal com Gnome, uso sempre, gosto muito.
Na terceira parte, instalei o Kubuntu (Ubuntu com interface KDE Plasma) que tem sido o meu sistema operacional diário.
Detalhe… Entre o Ubuntu e Kubuntu, deixei o /home compartihado, então é aí que entra o HD.
Esse HD eu dividi em 2 partes. A primeira parte fica destinada ao /home que é usado pelos Linux. Já a segunda parte, formatei como NTFS, para ser lido tanto no Windows, quanto no Linux. Uso essa partição como Backup e deixo também arquivos que vou usar em ambos os sistemas.
Tem funcionado muito bem pra mim, as vantagens que vejo é que se eu quiser instalar outra distribuição, eu consigo instalar no /root da que quero tirar e meus arquivos e configurações de programas estão tranquilamente a salvos no hd /home e meu backup também.
Dessa maneira tenho um tri-boot e consigo escolher no grub o que rodar.
Detalhe: o Windows é licenciado, fica registrado na bios, se eu quiser retirar totalmente o Windows e voltar ele depois, posso fazê-lo sem perder a licença.
Só uso Linux há muitos anos e o Windows não me faz falta.
Não jogo, mas recentemente senti vontade de rodar dois jogos que gostava bastante: Diablo III e Starcraft 2. Tentei por meia hora e não consegui instalar no Linux. Sei que não irei jogar por muito tempo, só matar um pouco da saudade/vontade de jogá-los, então não justifica ter o Windows instalado.
Penso que a melhor forma de você realmente aprender Linux, de forma rápida, é abandonar o Windows. Mas aí é com você e vai depender essencialmente da necessidade que você tem de usar Windows.
Bem vindo ao mundo Linux e boa sorte nessa jornada. ![]()
Oi, @gui.melo !!
Eu sugeriria começar definindo um período para manter o dual boot, mas já estabelecer uma data final para mergulhar de cabeça no Linux. Às vezes a gente acaba recorrendo ao que é mais confortável, como andar de bicicleta com rodinhas. Então faz sentido ir mudando aos poucos, mas com um prazo certo para concluir a transição (claro, depois que se sentir seguro). ![]()
Caso contrário, pode ser difícil largar o Windows, especialmente quando você perceber que certos programas que usa no Windows (talvez no trabalho, talvez em casa) não têm boas alternativas no Linux. O importante é ir se acostumando aos poucos e se sentir seguro no novo ambiente.
Eu uso Linux há mais de 15 anos, tanto em casa quanto no trabalho. Fiz essa escolha porque, para o que faço e trabalho, é mais prático e produtivo do que outro sistema. E também porque depende exclusivamente do Linux.
Usei Windows por muitos anos também, e a transição completa não foi fácil, principalmente no meu primeiro trabalho, quando eu precisava de softwares especiais que só existiam e funcionavam para Windows.
Boa sorte na sua jornada e muito sucesso nessa mudança! ![]()