O UUID é um Identificador Único Universal com números de 128 bits, que têm a probabilidade de ter duplicatas próximas o suficiente de zero, mas não zero no sistema local. Foi originalmente usado no Networking Computing System e, posteriormente, padronizado pela Open Software Foundation.
O UUID é dividido em cinco grupos separados por hífens (-) consistindo em 8-4-4-4-12 caracteres em cada grupo. No total, é composto por 36 caracteres:
b32ba4a8-ff7a-4dad-99ab-6ae78906008a
No Linux, o UUID é usado para identificar exclusivamente as partições do disco, o que ajuda a montá-las corretamente, mesmo com vários no sistema. Cada vez que você instala o dispositivo de armazenamento em outro pinguim, não precisa se preocupar em atualizar o UUID da partição, pois ele permanece inalterado.
Localizar UUID da partição
Usando blkid
O blkid é o utilitário de linha de comando que exibe os atributos dos dispositivos de bloco disponíveis. Está pré-instalado na maioria das distribuições Linux. Você pode usar o seguinte comando para visualizar o UUID e outros atributos de todas as partições disponíveis.
$ sudo blkid
Usando ls
Você pode encontrar todas as partições e seus UUID em arquivos no sistema Linux, pois o Linux representa todos os dispositivos junto com os dispositivos de armazenamento como arquivos. Assim, você pode listar todas as partições e seus UUID usando o seguinte comando.
$ sudo ls -l /dev/disk/by-uuid
Usando lsblk
O comando lsblk também é usado para exibir detalhes sobre os dispositivos de bloco, exceto ram. Você pode usar o seguinte comando para visualizar o UUID da partição.
$ sudo lsblk -o NAME, PATH, TYPE, UUID
Gerando UUID usando o comando uuidgen
Você pode encontrar o comando uuidgen já instalado na maioria das distribuições Linux. Você pode gerar um único UUID usando o comando uuidgen. Para gerar o UUID execute o seguinte comando.
$ uuidgen
Também gera mais UUID de uma vez usando scripts de shell. Para gerar o UUID, execute o seguinte script de shell no shell.
$ for i in {1…5}; do uuidgen; done
Conclusão
Os Identificadores Universalmente Exclusivos são eficientes e confiáveis para a identificação exclusiva do sistema e seus arquivos.
FONTE: aqui